search
BlogGeral

Acompanhamento de processos: 4 dicas para fazer!

Acompanhamento de processos: 4 dicas para fazer!

Atualizado em 23 de junho de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

Assim como em muitos escritórios de advocacia, fazer o acompanhamento de processos faz parte da rotina de muitas empresas.

Devido às mudanças ocorridas na sociedade, essa prática se tornou ainda mais relevante nos últimos anos. O crescimento no número de processos trabalhistas em 2021 reflete bem esse novo cenário.

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ano de 2021 recebeu 20.666 ações a mais que no ano anterior. Falando especificamente de novos processos, esse número chegou a marca de 2,88 milhões.

Segundo matéria publicada pelo portal Yahoo!, dentre os fatores que podem estar relacionados a esse crescimento estão: a pandemia, mudanças no modelo de trabalho e falta de controle nas organizações.

Seja qual for o motivo, fazer o acompanhamento de processos é importante tanto para empresas quanto para escritórios jurídicos, afinal, em ambos os casos os atos processuais possuem prazos que precisam ser cumpridos com rigorosidade.

Não estar atento a essa questão pode resultar em atrasos e consequentemente problemas ainda maiores.

Pensando nisso, neste conteúdo falaremos algumas dicas para você realizar essa prática de forma mais eficiente e também como automatizá-la.

Continue a leitura a seguir!

Como é feita a consulta de processos hoje?

Com a digitalização das informações, atualmente é possível ter acesso a diversas informações sobre pessoas e empresas através da internet.

Uma simples pesquisa em um buscador da web é capaz de trazer dados importantes para análise e tomada de decisão nas empresas.

Um bom exemplo disso são os Tribunais Eletrônicos. Com eles o acompanhamento de processos pode ser feito de forma muito mais eficiente.

Além de oferecerem praticidade aos interessados, eles também entregam redução de custos, uma vez que deixam a obrigatoriedade de ter que ir presencialmente até o local para realizar a consulta.

Embora os profissionais tenham essa facilidade, não podemos deixar de mencionar que esse procedimento ainda é manual. Se for levado em consideração um grande volume de consultas, essa atividade ainda pode ser burocrática.

Como facilitar o acompanhamento de processos?

Existem algumas maneiras de tornar essa prática mais ágil. Separamos algumas delas neste conteúdo. Confira:

1. Mapeie os principais diários

O primeiro passo para tornar o acompanhamento de processos mais prático é mapear os Diários Oficiais de interesse.

Como cada estado possui seus próprios diários, e consequentemente tribunais, é importante saber exatamente qual ou quais regiões estão ocorrendo os processos para então conseguir mapeá-los.

Se tratando de escritórios de advocacia, que normalmente atende muitos clientes ao mesmo tempo, é interessante saber onde os mesmos residem para tornar as consultas mais precisas.

2. Defina palavras-chave

Outra maneira de facilitar o acompanhamento de processos é utilizando as palavras-chave.

As ocorrências nos Diários Oficiais podem sair com algumas variações do nome da pessoa física ou jurídica no qual há o interesse de acompanhar, por exemplo.

Com o uso dessas palavras é possível encontrar os resultados de forma mais rápida, evitando retrabalho.

3. Faça recorte eletrônico das ocorrências

Com o recorte eletrônico você acompanha os relatórios de ocorrências através do seu e-mail e se manter sempre a par das principais mudanças ocorridas.

Dentre os benefícios desse processo podemos destacar:

  • Velocidade na obtenção das informações relevantes;
  • Flexibilidade para programar buscas específicas;
  • Economia em tempo e agilidade;

4. Conte com tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e empresas. 

Assim como em centenas de outras atividades, soluções tecnológicas podem auxiliar profissionais na busca e no acompanhamento de processos.

Por meio de softwares jurídicos é possível obter informações atualizadas sobre pessoas físicas e jurídicas em um só lugar. 

Além de facilitar o processo de busca, essas soluções também organizam os dados de forma que facilitam a leitura e a sua análise. Dessa maneira é possível tomar decisões importantes de forma mais ágil.

upSearch: consulte processos e facilite a pesquisa de termos do seu interesse em publicações nos Diários Oficiais 

Um bom exemplo disso é o upSearch. O aplicativo, que faz parte da plataforma upMiner, facilita a busca por termos de interesse em mais de 900 cadernos atualizados. 

Com ele é possível obter publicações por inteiro e detalhes das movimentações, além de:

  • Buscar por termos como nome, endereço e telefone;
  • Buscar por número de processo;
  • Exportar ou imprimir as publicações de interesse;
  • Filtrar os diários a nível Brasil;
  • Ter um histórico de pesquisas;
  • Entre outros.

Você pode saber mais sobre o upSearch e a plataforma upMiner clicando aqui.

Não deixe de baixar nosso e-book "Mineração de dados aplicada à área jurídica" gratuitamente para entender na prática como a nossa solução otimiza diversos processos corporativos. Clique no banner abaixo e preencha o formulário para receber o material em seu e-mail!