Logo upLexis
search
BlogGeral

Decisões baseadas em dados: a plataforma upMine...

Decisões baseadas em dados: a plataforma upMiner no combate à fraudes

Atualizado em 17 de fevereiro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Seja uma empresa de pequeno porte ou uma multinacional, todas as organizações estão sujeitas a sofrerem alguma tentativa de fraude. Por essa razão, o uso de ferramentas como a plataforma upMiner tem se tornado cada vez mais indispensável no mundo corporativo. 

Ao contrário do que se pensa, esse problema não está relacionado somente aos que trabalham diretamente com movimentações financeiras, como é o caso de bancos e corretoras de valores, por exemplo, todos os segmentos podem ser acometidos por pessoas má intencionadas e sofrer de problemas como desvios de dinheiro, corrupção, conflito de interesse, entre outras ações ilícitas.

Com o intuito de mitigar riscos e prevenir situações que possam prejudicar a imagem da marca, o investimento em programas de compliance e em soluções para investigações corporativas tem aumentado ao longo dos anos.

Episódio Lava Jato

Após a operação Lava Jato, que trouxe à tona casos de corrupção envolvendo empresas referências no Brasil, a preocupação em evitar que este tipo de problema acontecesse novamente começou a impactar todos os setores.

Logo, medidas preventivas e programas de integridade começaram a fazer parte da rotina empresarial e ganharem mais notoriedade como um todo, sendo, posteriormente, até utilizado como critério de avaliação.

Dores do mercado

De fato, identificar e prevenir situações fraudulentas não é um processo fácil. Além da cooperação de todos, é preciso ter mãos informações relevantes e dados confiáveis para análise e tomada de decisão, uma das principais dificuldades quando se deseja investigar pessoas físicas e jurídicas. 

Observando este cenário, é então que a plataforma upMiner tem entrado em ação e ajudado diversas empresas.

O upMiner

A plataforma upMiner foi desenvolvida para otimizar a busca por informações de pessoas físicas e jurídicas. Totalmente online, a ferramenta permite aos gestores pesquisar, através do CPF ou CNPJ, dados cruciais para avaliação de risco e prevenção à fraudes.

Além da otimização do tempo para a realização dessas buscas, a solução entrega diversos benefícios, como:

  • Redução de custos

Com a automatização das buscas, é possível efetuar mais análises com um menor número de colaboradores, reduzindo assim o custo homem-hora.

  • Efetividade nas buscas

Por se tratar de um processo chamado mineração de dados, as chances de erros e inconsistências diminuem drasticamente quando comparado a uma busca manual.

  • Maior alcance

São mais de 2.000 fontes nacionais e internacionais que podem ser utilizadas para pesquisar pessoas e empresas.

  • Facilidade na análise e interpretação dos resultados

 As informações vêm organizadas e estruturadas em formato de relatório, divididas em categorias, facilitando assim a leitura e a interpretação.

  • Usuários ilimitados

Diversas áreas podem utilizar a plataforma para diferentes necessidades, pois dependendo do plano escolhido o número de usuários é ilimitado.

  • Consultas em tempo real

As informações são coletadas nas fontes de interesse assim que o usuário dá o comando. Dessa maneira é possível ter os dados mais atualizados disponíveis no mercado.

  • Segurança e LGPD

A solução é extremamente segura e segue todos os protocolos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados.

Fontes

Como citado anteriormente, a plataforma upMiner conta com centenas de fontes de consulta, proporcionando aos gestores dados para conseguir analisar e tomar decisões mais rápidas e assertivas.

Dentre as diversas informações que é possível obter, pode-se citar:

  • Situação na Receita Federal;
  • Visualização do QSA (Quadro Societário);
  • Existência de processos judiciais;
  • Mídias negativas;
  • Identificação de Pessoas Politicamente Expostas (PEP);
  • Bens patrimoniais
  • Dados cadastrais e financeiros;
  • Entre outros.

Informações que podem variar conforme a necessidade e interesse de quem está operando as buscas.

Acessibilidade

Outra vantagem da solução é contar com planos que atendem a diferentes necessidades. Empresas de qualquer segmento e tamanho podem se beneficiar do upMiner e otimizarem práticas due diligence, background check e checagem de terceiros.

Conclusão

Em resumo, todas as relações comerciais precisam de uma análise para verificar se tudo está em conformidade. Seja na contratação de um novo funcionário ou a aquisição de um fornecedor, é imprescindível para as empresas investigar para evitar problemas futuros 

Além do prejuízo financeiro, a questão da imagem e credibilidade também acabam sendo atingidas. 

Dessa maneira, a utilização da plataforma upMiner é essencial para otimizar processos e reduzir as chances de fraudes.

Clique aqui e teste gratuitamente a solução e veja como ela pode ajudar no dia a dia da sua empresa!