search
BlogGeral

A importância da checagem de terceiros na área ...

A importância da checagem de terceiros na área farmacêutica

Atualizado em 22 de agosto de 19 | Geral  por

Isadora Soliani

A indústria farmacêutica é um dos setores que mais vem crescendo no Brasil, o segmento tem aumentado seu faturamento anualmente e está caminhando no sentido contrário à crise econômica que afeta o país. 

O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial do mercado farmacêutico, segundo dados do Guia 2017 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), e a expectativa é que em 2021 o país atinja a marca de 5º maior mercado industrial farmacêutico do mundo. 

A ascensão no setor farmacêutico se dá por meio de diversos fatores como:

  1. Aumento da expectativa de vida da população
  2. Maior preocupação com a saúde, bem-estar e questões estéticas
  3. Avanço da biotecnologia e produção de medicamentos genéricos 
  4. Lançamento de novos produtos 

Por se tratar de um meio em ascensão que tem gerado milhares de empregos, é necessário que empresas do ramo farmacêutico invistam em práticas como a checagem de terceiros a fim de prevenir fraudes, roubos, más contratações, entre outros. 

Checagem de fornecedores

Quando falamos sobre checagem de terceiros na área farmacêutica, logo pensamos nos fornecedores. A escolha de um fornecedor idôneo é imprescindível, pois esta relação afeta diretamente o seu negócio. 

Imagine optar por um fornecedor, observando apenas os preços ofertados por ele e descobrir na prática que ele está envolvido em situações de fraude ligadas a adulteração de medicamentos. Logo, a sua empresa pode ter envolvimento, mesmo que indireto, em um crime que pode causar um grande prejuízo tanto financeiro quanto em relação a imagem da marca. 

A checagem de terceiros possibilita que a empresa tenha acesso à informações indispensáveis como dados cadastrais, dados de processos ou dados que podem demonstrar um possível conflito de interesse, e através dessa coleta fazer uma análise minuciosa do seu fornecedor antes de fechar o contrato. 

Checagem de funcionários 

Os funcionários são um dos principais pilares de qualquer empresa, por isso é muito importante que haja a checagem dos mesmos a fim de garantir boas contratações e evitar futuros problemas. 

Iremos pontuar abaixo um exemplo de problema recorrente no meio farmacêutico e que poderia diminuir drasticamente o número de incidências com o uso da prática de checagem de terceiros. 

O Brasil é um dos países onde o índice de desvio de carga está entre os maiores do mundo, sendo o Rio de Janeiro um dos principais afetados, de acordo com a notícia publicada pelo Portal G1 em junho de 2019. Só o Rio de Janeiro é responsável por 40% dos roubos e desvios de carga no país, sendo que entre janeiro e maio deste ano foram registrados 3.400 casos. 

A checagem de terceiros permite que a empresa descubra se o encarregado de levar sua carga possui ficha criminal, passagem pela polícia, envolvimento em fraudes, entre outros. 

Por que utilizar a tecnologia na checagem de terceiros? 

Imagine para a sua empresa o quão difícil é fazer a checagem de terceiros em um ambiente, onde o volume de dados estruturados e não estruturados vem crescendo exponencialmente. Logo, realizar esse processo requer bastante tempo e é bastante exaustivo para a equipe responsável. 

tecnologia permitiu que novas ferramentas fossem criadas e por meio delas o processo pode ser automatizado, garantindo agilidade, eficiência, reduzindo custos e trazendo outros inúmeros benefícios. Alguns deles: 

  1. Centralização, organização e enriquecimento de dados por meio de uma única plataforma 
  2. Controle de segurança e rastreio da base de dados 
  3. Permite a visualização de riscos advindos de terceiros

 

Em 2019, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados, ou seja, determinações para proteger dados pessoais por parte das empresas. Estas normas deverão ser seguidas por todos empreendimentos, inclusive para área da saúde, podendo haver multas para quem desrespeitá-las.

O que antes era considerado boas práticas agora passará a ser obrigação. Portanto, separamos um e-book para você com tudo que você precisa saber para estar preparado a LGPD.