Ética e transparência no setor imobiliário
Atualizado em 21 de janeiro de 20 | Geral por
Você sabe qual o melhor meio para garantir a idoneidade deste setor?
No ramo imobiliário um dos principais diferenciais que uma empresa deve ter é ética e transparência com seus clientes e parceiros de negócios. Afinal, ao buscar por um imóvel, o indivíduo quer ter garantias de que não está sendo vítima de um roubo ou uma fraude.
Outro ponto importante a ser levado em conta neste modelo de negócio é a quantidade de documentos envolvidos no processo de compra e venda de imóveis.
A boa conduta e descrição dos corretores também é uma necessidade que pode ser assegurada por um bom programa de compliance, garantindo a blindagem patrimonial.
O que é blindagem patrimonial?
A Blindagem patrimonial se refere ao conjunto de medidas que pretendem preservar e proteger o patrimônio pertencente a uma pessoa. Por meio de uma série de estratégias de compliance, jurídicas e tributárias, o termo busca garantir a segurança dos bens do interessado – como dinheiro, investimentos, aplicações, imóveis, propriedades, entre outros – ou seja, podemos entender que a blindagem funciona como um “seguro” e está diretamente ligada à ética e boas condutas da empresa do setor imobiliário responsável.
Evitar fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e ocultamento de bens são alguns dos principais objetivos em se adotar a blindagem patrimonial junto com práticas de compliance.
Tipos de fraudes que mais preocupam são as ocultas nos negócios, sendo as principais:
- Societária
- Familiar
- Processual (fiscal, tributária e civil)
Por que oculta?
Pois esse modelo de fraude não aparece facilmente. Ou seja, é necessário uma investigação que geralmente comprova que existem funcionários envolvidos.
Como adotar uma postura ética e evitar fraudes no setor imobiliário?
Agir em conformidade, saber sobre os riscos do próprio mercado, criar e seguir as regras de conduta são as principais ações para garantir o funcionamento correto do negócio. Da mesma forma, o uso da Inteligência Artificial, Big Data e mineração de dados a fim de fazer um melhor uso dos dados, podendo ter análises mais precisas e completas.
Além de facilitar pesquisas e análises, o uso de tecnologias permite que diversos processos sejam mais rápidos e confiáveis. Economizar tempo e dinheiro são os principais benefícios de se investir em soluções tecnológicas.
Quais as melhores práticas de compliance para o setor?
As práticas mais eficazes e comuns de se adotar neste setor estão ligadas à investigação e checagem de terceiros, visto que, estabelecer qualquer tipo de relação incorreta pode ser muito prejudicial para a empresa em questão.
É importante lembrar que na adoção de um programa de compliance efetivo, devem-se considerar as boas práticas disponíveis e adequá-las à dimensão da empresa, necessidade e riscos do negócio.
A seguir, algumas das práticas de compliance ligadas à investigação mais propícias:
- Auditoria interna
- Background Check
- Checagem de Terceiros (KYC, KYE, KYP)
- Due Diligence
Principais vantagens em adotá-las:
- Identificar e gerenciar os principais riscos de uma possível relação;
- Ter em mãos um histórico da pessoa física ou jurídica em questão, consequentemente, podendo ser utilizado a qualquer momento;
- Conhecer o funcionamento da empresa;
Com o intuito de complementar este artigo, elaboramos um e-book sobre checagem de terceiros para o seu conhecimento.