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As dificuldades de uma simples contratação

As dificuldades de uma simples contratação

Atualizado em 29 de maio de 19 | Geral  por

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Redação upLexis

Encontrar o próximo talento da sua empresa já não é das tarefas mais simples e no momento em que sua equipe escolhe o talento ainda há um imenso caminho até a contratação.

Nesse texto falaremos de alguns problemas ligados a fraude e informações indevidas no processo seletivo ou em currículos.

É sempre importante ressaltar que qualquer contratação deva passar por boas qualificações de fontes para trazer segurança tanto para o contratado quanto para o contratante.

Citaremos alguns problemas mais enfrentados por profissionais de Recursos Humanos e traremos informações que tornem esse problema algo simples de resolver.

Desonestidade no currículo

Enquanto entrevista um candidato, ter o currículo em mãos é extremamente valioso e útil para entender o passado daquela pessoa, o papel que ela assumiu anteriormente nas empresas, informações quase que pessoais.

Porém é importante utilizar essas informações para realizar uma checagem da veracidade destas informações de forma a trazer à tona quaisquer falácias e prevenir sua empresa de escândalos envolvendo informações incorretas.

Isso é relevante para todas as posições existentes no quadro de uma empresa, para tornar o processo muito mais criterioso e qualificado.

Deixando em seu quadro de funcionários aqueles que foram totalmente transparentes e verdadeiros em seu currículo.

 

Fraude ou roubo

Roubo por parte dos funcionários, esquemas para roubo de dinheiro ou do estoque podem custar bilhões para uma empresa todos os anos.

E além desta despesa indevida, pode-se notar que a imagem destas empresas, quando envolvidas em casos deste tipo tornam-se muito mais frágeis, já que aparentemente não conhecem nem ao menos seus funcionários.

Fraude interna traz uma série de processos que costumam custar muito, por exemplo, reparar o relacionamento e a confiança dos membros de um conselho ou dos fornecedores, recuperar os itens furtados ou roubados.

O processo todo é desgastante, então é melhor prevenir-se dele! De forma a enxergar todo o passado dos candidatos e estar ciente de todos os atos dele.

O ponto aqui não é excluir pessoas em um processo seletivo, mas ter uma série de requisitos para funções diferentes de modo que todos os envolvidos sintam-se mais seguros ao saber que aquela pessoa foi aprovada nesses requisitos.

 

Ameaça a segurança do ambiente de trabalho

Seus funcionários passam, em média, nove horas no ambiente de trabalho, é importante que todos sintam-se seguros ali.

Qualquer ameaça que possa haver com uma nova contratação é diminuída com uma pesquisa bem feita pelo RH, uma vez que traz maiores chances de uma boa contratação já de primeira! Quando uma contratação é feita sem toda essa certeza, por vezes, vê-se que seria muito menos custoso caso todo o monitoramento tivesse sido feito.

Um background check completo passa por histórico de empregos, qualificações e experiência e teste de drogas quando há necessidade na política de conduta da empresa de um ambiente livre disto.

Um monitoramento muito bem feito provê o decisor de fontes importantes e que focam no que é vital para aquela função específica.

É essencial que todos os documentos encontrados nessas buscas sejam arquivados e estejam em compliance com as leis vigentes no país, já que seu funcionário pode sentir-se exposto em algum momento e poderá questionar em alguma ação judicial o porquê da leitura destas informações e mais ainda se isso não o onerou em algum momento de sua carreira.

 

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