Logo upLexis
search
BlogGeral

Qual o papel do advogado de compliance no mundo...

Qual o papel do advogado de compliance no mundo corporativo?

Atualizado em 17 de março de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Novas tendências exigem um profissional de direito no compliance 

Assim como, ano a ano, cresce a importância da boa governança corporativa, a fim de acabar com a corrupção, também aumenta a necessidade de termos cada vez mais especialistas no assunto. Além do compliance officer, temos o advogado de compliance como uma profissão em ascensão nos dias de hoje. 

O advogado de compliance tem a responsabilidade de ajudar empresas a se ajustar às novas leis e exigências do mercado, através de consultoria ou fazendo parte do quadro de funcionários. 

Pensando na tendência que estamos vivendo, onde os consumidores estão fazendo cada vez mais questão de consumir produtos ou contratar serviços de empresas que sejam idôneas e estejam em dia com suas obrigações em relação ao ambiente e como um todo, faz total sentido que se tenha um advogado nesta área de compliance a fim de garantir o cumprimento das leis e sustentabilidade do negócio. 

Como é o trabalho deste tipo de advogado? 

O advogado de compliance terá que definir quais são as obrigações da empresa com o intuito de alcançar um estágio de subordinação às normas legais e éticas. 

Por se tratar de uma legislação complexa e sujeita a diferentes interpretações, é fundamental que este profissional tenha conhecimento técnico e experiência em consultoria jurídica, com o propósito de viabilizar os subsídios necessários para implementação de procedimentos internos e cumprimento dos deveres legais.

Outro ponto importante neste trabalho, é a boa capacidade de comunicação e relacionamento, pois a relação com os gestores e diretores será imprescindível para garantir o sucesso do serviço. E, claro, os mesmos deverão estar aptos a ouvir quais são os caminhos e medidas sugeridas pelo advogado. 

Experiência em Due Diligence 

Grandes empresas geralmente se relacionam bastante com outras organizações.

Podendo ser elas: fornecedores, clientes, sócios, investidores ou parceiros. Isso forma um ecossistema que deve ser verificado e monitorado constantemente pelo advogado de compliance. 

Afinal, se alguma dessas empresas “parceiras” está envolvida em um caso de corrupção, por exemplo, isso pode afetar grandemente o negócio das outras. 

Assegurar o cumprimento das leis pelas personagens deste ecossistema é parte do trabalho do advogado de compliance. A prática é conhecida como Due Diligence ou diligência de terceiros. 

Nesse sentido, o serviço se revela especialmente importante em situações de: 

  • Aquisições;
  • Incorporações;
  • Fusões;
  • Grandes parcerias.

Tecnologia pode ser um grande diferencial para o advogado de compliance

Sabemos que este tipo de advogado deve acessar inúmeros documentos. Por exemplo: dôssies, processos, fichas criminais, histórico empresarial, entre outros. Como forma de garantir a assertividade e agilidade em seus processos de tomada de decisão.

O upMiner é uma ferramenta que possui grande capacidade em otimizar inúmeras atividades do universo jurídico e trazer grandes resultados para escritórios ou empresas.

A plataforma é capaz de automatizar consultas e processos de compliance, checagem de bens e imóveis, recuperação de bens, conflitos de interesse, entre outros, através de mais de 1900 fontes integradas nacionais e internacionais.

Para saber mais sobre, entre em contato com o nosso time comercial pelo site.

Separamos também um conteúdo super interessante sobre fraudes e qual o papel da tecnologia neste ambiente, não deixe de conferir o e-book.