Por que adotar a gestão de perdas no seu negócio?
Atualizado em 18 de fevereiro de 20 | Geral por
Você sabe o que significa gestão de perdas?
Gestão de perdas é um programa de controle que tem como objetivo diminuir o número dessas ocorrências, as quais geralmente causam um grande prejuízo para as empresas.
Em média, calcula-se que, as perdas de uma empresa podem chegar a 20%, se avaliarem todos os tipos de perda.
Tipos de perdas mais comuns:
- Administrativas: qualquer tipo de desperdício (Ex: água, papel, internet e luz)
- De estoque: furto interno, externo, quebras operacionais e fraudes de terceiros (fornecedores e terceirizados).
- Financeiras: roubos, assaltos, inadimplência, golpes, fraudes internas e externas, diferenças no valor de caixa, atrasos, juros, impostos indevidos, carência de controles internos.
- Relacionadas à baixa produtividade: ausência de controle de taxa de conversão, fila no caixa, funcionários desmotivados, etc.
- Logística: problemas na gestão de estoque, superprodução, produtos prejudicados no processo, etc.
Como implementar a gestão de perdas no seu negócio?
Primeiramente, é fundamental que o empresário ou gestor saiba quais são as principais perdas da sua empresa. Ou seja, qual área tem mais ocorrências e entender o porquê disso. Dessa maneira, será muito mais fácil criar um plano de ação para a adoção de uma gestão de perdas eficiente.
Após o diagnóstico de onde se encontram os problemas, entrará a parte do plano de ação que engloba:
- Geração de indicadores de monitoramento
Os indicadores são fundamentais em um plano de gestão de perdas, pois eles possibilitam o monitoramento dos índices. Assim, é possível controlar melhor a evolução do processo.
Dessa maneira, tendo em mãos um histórico desses dados, o gestor consegue analisar quais indicadores evoluíram, ficaram estáticos ou aumentaram o número de ocorrências.
- Implementação de uma equipe para cuidar do controle de perdas
No caso de empresas maiores é sugerido que se crie uma equipe especializada em criar processos para transformar o controle de perdas em um hábito dentro da empresa. Afinal, quanto menos perdas, maior a lucratividade
Uma dica para essa mudança na cultura da empresa em relação à perdas, é a de motivar a equipe, através de esquema de vantagens, como por exemplo: premiações e reconhecimento.
- Checklist das novas práticas adotadas
É fundamental que se informe e enumere de forma clara todas as atividades do dia a dia. Em empresas do setor varejista, essa prática é muito comum, pois são muitos processos envolvendo grande quantidade de produtos.
EX: controle de estoque e caixa.
- Escolha por soluções tecnológicas que otimizem processos
Integrar todas as informações e implementar uma plataforma de mineração de dados é outro passo importante do processo, pois permite a otimização do tempo dos gestores que poderão focar na área estratégica.
Você conhece o upMiner?
O upMiner é um exemplo de plataforma facilitadora de processos de tomada de decisão, pois ele permite a automatização de diversas consultas, através de mais de 1900 fontes nacionais e internacionais. Dessa forma, o gestor consegue acessar os mais diversos tipos de dados, como por exemplo: bureaus de crédito, dôssies, processos, histórico empresarial, imóveis, veículos, e até mesmo fazer o mapeamento de possíveis oportunidades de negócio por meio de outro aplicativo dentro do upMiner, o upMap.
Ter informações, como as citadas acima, beneficia a gestão de perdas, pois o acesso a dados relevantes permite que o gestor se previna de fraudes que também são consideradas perdas.
Sobre as fraudes, nós separamos um e-book exclusivo sobre outro papel da tecnologia no combate às mesmas.