Logo upLexis
search
BlogGeral

Pesquisa patrimonial: veja como otimizar a busc...

Pesquisa patrimonial: veja como otimizar a busca por bens

Atualizado em 26 de julho de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Quem trabalha com recuperação de crédito sabe o quanto pode ser trabalhoso localizar bens em nome de pessoas e empresas. Contudo, a pesquisa patrimonial é muito importante para efeitos de penhora e o pagamento de dívidas. 

Neste artigo, falaremos como otimizar essa busca por bens e também de outras informações relevantes que podem ser úteis nesse processo de cobrança.

O número de inadimplentes no Brasil ainda é muito alto

Segundo uma recente publicação do portal G1, em abril deste ano o número de inadimplentes no Brasil fechou em 62,98 milhões. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 4,4%.

Quando olhamos somente em relação às empresas, o número chega a 5,9 milhões de devedores. Logo, é possível perceber que mesmo que tenha havido uma pequena diminuição, o número total ainda é muito expressivo. 

A agravamento com a pandemia 

A situação causada pelo COVID-19 também dificultou bastante a situação no país, o que levou muitas empresas a fecharem suas portas definitivamente.

Segunda a “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 1,3 milhão de negócios que haviam suspendido suas operações temporariamente com o início da pandemia, 39,4% não conseguiram retornar às suas atividades. 

Ou seja, mais de 500 mil empresas foram fechadas desde então. 

Ocultação de bens 

Apesar das circunstâncias, muitas vezes o devedor, seja ela pessoa física ou jurídica, tem possibilidade de quitar suas pendências financeiras, mas não o faz. Para dificultar ainda mais a situação, acaba ocultando seus bens e também outras informações relevantes. 

Recuperação de crédito e pesquisa patrimonial

Existem diversas maneiras para que uma pessoa ou empresa recupere o valor de uma dívida, entretanto, quando nenhuma forma é efetiva, às vezes a única solução é a penhora dos bens do devedor. 

Muitos escritórios de advocacia fazem esse trabalho, afinal a cobrança não pode ser feita de qualquer maneira, existem leis que devem ser respeitadas. Todavia, como citado anteriormente, esse processo de pesquisa patrimonial não é simples quando feito de forma manual. 

Como otimizar a busca de bens?

Atualmente, muitos empresas contam com soluções tecnológicas para auxiliarem nesse trabalho de investigação. Um bom exemplo disso é a utilização de plataformas que possuem a tecnologia de mineração de dados. 

Soluções como essas permitem às empresas consultarem centenas de fontes de informação em poucos minutos, trabalho que quando feito manualmente pode levar dias e até meses, dependendo do caso. 

Benefícios da mineração de dados na pesquisa patrimonial

Com a rapidez entregue por essa tecnologia, é possível alocar mais tempo em atividades estratégicas que necessitam de mais análise. 

Ao definir exatamente onde realizará as consultas, pode-se obter dados mais precisos e também reduzir as chances de erros humanos, devido ao grande volume de dados que essa pesquisa exige.

A plataforma upMiner como referência

Com mais de 500 clientes ativos, a plataforma upMiner é um exemplo de solução que usa esse tipo de tecnologia e otimiza a coleta de dados sobre pessoas e empresas. 

Com acesso a mais de 2.000 fontes, a solução busca em tempo real as informações e as retorna em formato de relatórios estruturados. 

Ilustração da Plataforma upMiner.

Esses relatórios, chamados dossiês, podem ser personalizados de acordo com interesse do usuário. Em um mesmo documento é possível consultar por exemplo:

  • Dados cadastrais que podem auxiliar na localização do devedor;
  • Pessoas e empresas relacionadas como sócios e parentes;
  • Imóveis, veículos, aeronaves, marcas e patentes;
  • Entre outros.

Buscas simultâneas

É interessante ressaltar que o upMiner possui usuários ilimitados em todos os seus planos ofertados, isso significa que diferentes áreas e pessoas de uma mesma empresa podem executar esse trabalho de forma simultânea, trazendo ainda mais produtividade. 

As consultas são privadas, ou seja, cada usuário pode ter o seu próprio acesso e realizar suas pesquisas individualmente.

Conclusão 

A pesquisa patrimonial, quando feita manualmente, pode ser bastante trabalhosa, ainda mais porque os devedores muitas vezes dificultam o encontro das informações de interesse. 

Ao utilizar uma plataforma de mineração de dados essa pesquisa pode ser otimizada e trazer diversos benefícios, entre eles rapidez, precisão e a possibilidade de fazer diversas investigações ao mesmo tempo. 

Teste o upMiner gratuitamente

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas para testar na prática como funciona essa plataforma e como ela pode auxiliar nos processos da sua empresa.