Logo upLexis
search
BlogGeral

People analytics: o que é, benefícios e como ap...

People analytics: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

Atualizado em 3 de janeiro de 24 | Geral  por

Bárbara Guido.
Bárbara Guido

Atualmente, o universo digital e cibernético conta com grande acesso, armazenamento e tráfego de dados dos mais variados tipos. Por isso, o uso aplicado de dados para análises mais assertivas e confiáveis é uma realidade no mundo dos negócios.

Essa atividade é chamada de analytics e utiliza tecnologia e estatística avançada para processamento de dados. Quando esse conhecimento é utilizado no setor de recursos humanos (RH) o chamamos de People Analytics.

Neste artigo abordaremos o que significa esse termo, quais são os benefícios do seu uso e como aplicá-lo na sua empresa. Siga a leitura e compreenda melhor o tema!

O que é o People Analytics?

Pessoas são os recursos mais importantes de uma empresa ou organização. Mesmo com toda tecnologia disponível atualmente, um negócio não se sustenta sem colaboradores.

Por isso, para compreender cada vez melhor as necessidades dos funcionários de uma empresa, tornar o ambiente mais transparente, eficiente e desenvolver a comunicação entre gerência, líderes e demais funcionários, as áreas de recursos humanos estão utilizando o conhecimento gerado por People Analytics.

People Analytics, traduzido do inglês como “análise de pessoas”, é uma área da ciência de dados e da inteligência de mercado (Business Intelligence) voltada para a gestão estratégica de pessoas.

Como o People Analytics funciona?

Por meio da utilização de tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial, a metodologia de People Analytics tem o objetivo de tornar a gestão de pessoas mais assertiva, proporcionar insights mais realistas e modernizar os processos do RH.

People Analytics é colocado em prática pelo setor de RH de empresas de diferentes segmentos por meio da análise de dados relativos aos colaboradores da organização. Com a utilização de softwares, os dados são coletados, estruturados e organizados para que o RH possa desenvolver, engajar e reter seus talentos.

Quais são as vantagens do People Analytics?

As vantagens em se utilizar a metodologia empregada em People Analytics vão desde o processo de recrutamento e seleção até a retenção de talentos.

No recrutamento e seleção, as ferramentas de People Analytics auxiliam o RH a analisar e escolher os potenciais colaboradores. Por meio delas, o recrutador pode ter acesso a banco de dados com informações como antecedentes criminais, situação cadastral e pendências financeiras de candidatos.

Além disso, o conhecimento gerado por softwares de People Analytics auxilia o RH a planejar e executar treinamentos personalizados, engajar a liderança e os colaboradores, na medida em que ajuda o RH a identificar motivos que prejudicam a organização, pontos de melhoria no ambiente de trabalho e insatisfações dos funcionários.

Dessa forma, People Analytics pode contribuir para diminuir o turnover de colaboradores, reduzir e evitar custos nos negócios, melhorar o rendimento do RH e gerar decisões estratégicas mais alinhadas com a cultura da empresa.

Como aplicar o People Analytics no seu RH?

Para aplicar o método do People Analytics, o RH deve conhecer as dores e os gargalos da empresa, bem como estudar a fundo os seus processos internos. Além de ser indispensável ter à disposição duas ferramentas, o Big Data e o Business Intelligence.

Atualmente, no mercado, há diversas startups especializadas em desenvolvimento de softwares voltados para People Analytics.

Para além da tecnologia, é necessário ter uma equipe treinada e capacitada para identificar as deficiências da organização e alimentar o software de People Analytics com os dados corretos. É primordial que os setores de RH, marketing, T.I, compliance, alta administração e outros trabalhem em conjunto para implementar a metodologia de People Analytics.

Afinal, por trás de toda tecnologia é necessário ter profissionais eficientes e capazes de avaliar a qualidade dos dados e colocar em prática as análises realizadas pela metodologia de People Analytics.

Como utilizar o Analytics nos processos de recrutamento e seleção?

O mercado de trabalho exige cada vez mais dos candidatos. As empresas, a cada dia, precisam de mais objetividade nos processos seletivos, até mesmo para evitar gastos financeiros desnecessários. Aliado a isso, o mercado de RH tem se transformado e, atualmente, há diversas plataformas de recrutamento com o objetivo de facilitar e acelerar os processos seletivos.

Muitas vezes, esses processos geram um número enorme de dados, o que pode dificultar o dia a dia de headhunters, techs recruiters e demais profissionais de RH. Por isso, a metodologia de People Analytics é importante desde o início do processo de recrutamento e seleção.

Com softwares apropriados, o setor de RH pode integrá-los às plataformas de intermediação entre candidato e empresa e obter informações mais detalhadas sobre eles. Para facilitar a triagem e avaliação de candidatos é necessário fazer a coleta, análise e modelagem dos dados.

Como as soluções da upLexis podem ajudar na aplicação do People Analytics?

Somos especializados em coletar e estruturar informações sobre pessoas e empresas. Com a plataforma upMiner, o seu RH tem mais velocidade nos processos de background check e KYE, com total transparência para dar ainda mais integridade ao seu negócio.

Identifique rapidamente dados importantes sobre potenciais candidatos para análise e tomada de decisão, tais como processos judiciais, mídias negativas, antecedentes criminais, pendências financeiras, envolvimento com Pessoas Politicamente Expostas, e muito mais.

Com a nossa solução, você pode gerar relatórios personalizados com indicadores e score de risco, tornando o seu recrutamento mais rápido, seguro e assertivo. Conheça na prática o upMiner! Clique aqui, preencha o formulário e solicite um teste gratuito. Você poderá realizar suas próprias pesquisas e verificar na prática todos os seus benefícios.

Gostou de saber mais sobre o tema? Assine a nossa news e fique por dentro de assuntos relacionados.



Bárbara Guido é mineira, advogada pela UFJF e estudante de Jornalismo na UFOP. Apaixonada por comunicação, atua como analista de governança corporativa e redatora de conteúdo jurídico e técnico para sites e blogs.