Logo upLexis
search
BlogGeral

Histórico negativo: veja como checar pessoas e ...

Histórico negativo: veja como checar pessoas e empresas com mais rapidez e eficiência

Atualizado em 30 de dezembro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Como você faz para identificar se uma pessoa ou empresa possui um histórico negativo? Seja na hora de contratar colaboradores, fechar uma parceria ou adquirir novos fornecedores, é imprescindível fazer algumas checagens. 

Esse processo é bastante comum e tem por objetivo não só validar as informações que foram apresentadas pelo terceiro, mas também verificar algumas questões para evitar situações que possam trazer problemas a empresa.

Neste artigo, falaremos como é possível checar pessoas físicas e jurídicas com mais rapidez e eficiência.

Como tradicionalmente são feitas as checagens de pessoas e empresas

Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais, ainda há muitas empresas que possuem processos manuais em muitas atividades, como por exemplo na checagem de terceiros. Seja por uma limitação de orçamento ou até mesmo por desconhecimento de métodos mais eficientes, é fato que coletar informações sobre pessoas físicas e jurídicas manualmente é um trabalho moroso e que requer bastante atenção. 

Acessar diversos sites na web, capturar as informações, organizá-las e fazer uma análise, pode levar dias. Além disso, as chances de haver alguma inconsistência é bastante elevada, tendo em vista o grande volume de dados que é manuseado. Se esse processo é complicado quando pensamos em uma única checagem, imagine quando há muitas contratações? É difícil consultar a existência de algum histórico negativo nessas circunstâncias.

Essas são algumas razões pelas quais atualmente muitas empresas estão utilizando uma plataforma de mineração de dados para acelerar esse trabalho e torná-lo mais eficiente.

Plataforma de mineração de dados para identificar um possível histórico negativo

Em resumo, uma plataforma de mineração de dados se trata de uma ferramenta desenvolvida para capturar, estruturar e organizar um grande volume de informações. Essas informações são coletadas a partir da integração com centenas de fontes de consultas, entre elas órgãos reguladores, listas restritivas, tribunais e muitas outras.

Normalmente as consultas são realizadas por meio de critérios como CPF ou CNPJ, e as informações que são checadas variam de acordo com o interesse do usuário. Ou seja, ao utilizar uma plataforma de mineração de dados, ao invés de coletar manualmente os dados de uma pessoa ou empresa para realizar uma análise de risco, por exemplo, a ferramenta consegue fazer esse processo de forma automatizada.

Como são robôs que fazem essa coleta, é possível identificar um histórico negativo com muito mais rapidez e precisão. Logo, uma atividade que levaria dias, passa a ser feita em apenas alguns minutos. 

Outros benefícios em utilizar uma plataforma de mineração de dados no processo de checagem

O ganho de tempo por si só já é uma grande vantagem quando comparado ao processo tradicional de coleta, mas essas ferramentas ainda proporcionam diversos outros benefícios para as empresas e os profissionais que as utilizam. Mais do que apenas coletar as informações de interesse, os dados são organizados e categorizados de formas que facilitam a análise pelos profissionais.

A abrangência das consultas também é um ponto muito importante para citar, pois a conexão com muitas fontes permite que os relatórios gerados sejam muito mais detalhados, possibilitando identificar o histórico negativo de pessoas e empresas.

upMiner: a plataforma de mineração dados para as suas checagens

Não basta apenas otimizar o tempo de coleta de informações, os dados também precisam ser confiáveis, atuais e de qualidade. Essas três características podem ser encontradas na plataforma upMiner. Conectada a quase duas mil fontes de consultas, o upMiner é uma referência na otimização de processos como due diligence, background check e checagem de terceiros.

Com a ferramenta é possível identificar processos judiciais, pendências financeiras, mídias negativas, pessoas e empresas relacionadas, envolvimento com lavagem de dinheiro, trabalho escravo, crimes ambientais e muitas outras informações.

As consultas são feitas em tempo real e trazem os dados mais atuais disponíveis no mercado. Por ser totalmente online e contar com usuários ilimitados, as buscas podem ser feitas de qualquer lugar e em qualquer horário. 

Teste gratuitamente

O upMiner possui planos para atender desde pequenas e médias empresas até multinacionais. Solicite um teste gratuito e veja na prática como a plataforma pode auxiliar nos processos do seu negócio.