Logo upLexis
search
BlogGeral

Fenalaw Digital Week: 10 palestras que você não...

Fenalaw Digital Week: 10 palestras que você não pode perder

Atualizado em 28 de julho de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Do dia 02 a 06 de agosto, acontece mais uma edição do evento Fenalaw. Há mais de 10 anos, o mesmo tem sido o ponto de encontro de profissionais da área jurídica de todo Brasil. 

Além da demonstração de produtos, serviços e tecnologias, centenas de empresas nacionais e internacionais apresentam conteúdos ricos e novidades sobre o setor. 

Neste artigo, separamos 10 palestras que você não pode deixar de assistir.

1. Integração entre Direito e Tecnologia na Adequação à LGPD

Em vigor desde setembro de 2020, as sanções previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passarão a valer a partir de 1° de agosto deste ano. Sem dúvidas este é um tema importante e que preocupa muitos empreendedores, afinal, o não cumprimento desta lei pode acarretar em multas de até 50 milhões de reais. 

Para evitar problemas como o de vazamento de dados, por exemplo, é necessário fazer uma série de mudanças a fim de se adaptar.

Além disso, todas as operações que envolvem o tratamento de dados, como o seu acesso, armazenamento, arquivamento, avaliação, coleta, classificação, entre outros, também requerem atenção. Letícia Serec, Data Protection Counsel da 99 Didi Chuxing (“DiDi”), será a palestrante deste tema.

2. Como Potencializar a Recuperação de Crédito e a busca Patrimonial através da Tecnologia 

Eventualmente, com a retomada gradual da economia e das atividades após um longo período de pandemia, é previsto que muitas empresas atuem fortemente com recuperação de crédito. 

Contudo, esse processo, assim como a busca de bens patrimoniais, pode ser bem trabalhoso quando executado de forma manual. Para falar como a tecnologia pode potenciar essas tarefas, nosso CEO Eduardo Tardelli tem presença marcada na Fenalaw Digital Week.

3. Case Transformação Digital no Jurídico do Banco Votorantim 

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e, nos bancos, isso não é diferente, muito pelo contrário, segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021, o investimento em tecnologia neste setor cresceu 8% em 2020, quando comparado a 2019. O estudo ainda mostra que inteligência artificial, segurança cibernética e trabalho remoto são prioridades.

Para comentar sobre a transformação digital no jurídico do Banco Votorantim, o Jose Roberto Salvini, Diretor de Governança e Jurídico Corporativo, apresentará um case da empresa.

4. Um Ano da Nova Lei do Agro: Quais são os Impactos Positivos? 

O agronegócio é assunto que sempre está em alta, afinal, o setor é um dos mais importantes e promissores para a economia brasileira. Mesmo diante de uma pandemia, seu PIB avançou 24,31% em 2020, quando comparado a 2019.

Já a sua participação no Produto Interno Bruto do país subiu de 20,5% para 26,6%, segundo informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Entretanto, há diversas questões que precisam ser trabalhadas para garantir esse crescimento contínuo.

Para comentar um ano da Nova Lei do Agro, a Fenalaw reunirá Felipe Reis, sócio do Reis Advogados, Rafaela Aiex Parra, do Araúz Advogados & Associados, Renato Buranello, sócio do escritório VBSO Advogados e Maria Eunice Gonzales Bruder, Advogada de Recuperação de Crédito no Santander.

5. Compliance para Escritórios de Advocacia

As práticas de compliance estão cada vez mais em evidência. Muito mais do que apenas evitar fraudes e corrupção, o compliance tem um papel fundamental como diferencial competitivo.

Uma empresa que se preocupa com a ética e a transparência em seus processos, evita riscos e também atrai potenciais investidores e clientes. 

Para falar sobre este tema direcionado aos escritórios de advocacia, a Fenalaw contará com a palestra do Gustavo Biagioli, do Trench Rossi Watanabe e a Tamara Malara, Diretora de Governança, Riscos e Conformidade na Renova.

6. Impactos do Novo Marco de Saneamento: Atualizações sobre os Avanços e Oportunidades

Aproximadamente 35 milhões de pessoas não possuem acesso à água potável no Brasil e, 100 milhões não têm serviço de coleta de esgotos, segundo matéria publicada pelo G1.

Nesse sentido, com o Novo Marco de Saneamento, o governo pretende diminuir esse número a quase zero até 2033.

Todavia, é necessário um grande investimento para essa mudança, algo que poderá beneficiar a cadeia produtiva, trazendo novas oportunidades de negócios. João Pessoa, sócio do Toledo Marchetti Advogados falará mais sobre este assunto no terceiro dia do evento Fenalaw.

7. Case Recuperação Judicial Odebrecht 

Independente da razão, todo negócio está sujeito a enfrentar problemas financeiros. Para evitar a falência, muitas organizações recorrem à Recuperação Judicial. 

Porém, esse processo não é tão simples, requer uma série de etapas e obrigações a serem cumpridas por parte da empresa. Giuliano Colombo, sócio do Pinheiro Neto, apresentará o case da Odebrecht comentando um pouco dessa ação.

8. Case Hospital Rocio: Questões Jurídicas e Adaptação em Tempos de COVID 

A pandemia causada pelo COVID-19 afetou diversos negócios e o comportamento da sociedade como um todo. 

Para falar sobre os aspectos jurídicos em meio a essa mudança, Alexandre Gallas Mariath Costa, Diretor Jurídico e Compliance, apresentará um case do Hospital Rocio no evento da Fenalaw.

9. ESG: As Bases do Conceito e os Ganhos para o Mercado 

Environmental, social and governance, ou simplesmente ESG, tem sido muito falado ultimamente.

Avaliar questões ambientais, como a eficiência energética, por exemplo, pode proporcionar à empresa redução de custos e também a melhora da sua imagem em relação aos consumidores.

Em uma recente pesquisa publicada pelo G1 aponta que, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis. Mas, esse é apenas um dos pilares. Na Fenalaw Digital Week, Juliana Gomes, sócia do Mattos Filhos, falará mais sobre as bases desse conceito e os ganhos para o mercado.

10. Tecnologia Aplicada ao Direito Penal 

Até mesmo os setores que antes eram vistos como os mais tradicionais do mercado, estão se adaptando a uma nova realidade em que a tecnologia está cada vez mais presente. 

Enfim, esta última indicação é especificamente para falar sobre tecnologia aplicada ao Direito Penal. Sócio e advogado, Gabriel Bulhões será o palestrante sobre este tema. 

Conheça mais sobre a Fenalaw Digital Week 

Essas foram as palestras que separamos para você, entretanto, o evento contará com mais de 200.  Acesse o site oficial do evento e fique por dentro.