Logo upLexis
search
BlogGeral

Como soluções de big data ajudam a tomar decisões?

Como soluções de big data ajudam a tomar decisões?

Atualizado em 25 de maio de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

Sejam elas simples ou complexas, é fato que diariamente tomamos decisões que podem impactar o nosso futuro. No ambiente corporativo isso não é diferente, muito pelo contrário, algumas escolhas podem mudar totalmente o rumo de um negócio. Mas como tomar boas decisões quando se há tantas opções disponíveis? É nesse sentido que vamos começar a falar sobre as soluções de big data.

Para quem ainda não está familiarizado com este termo, em resumo, big data pode ser definido como um imenso volume de informações que são geradas continuamente em nosso dia a dia, a partir de fontes internas e externas como redes sociais, dispositivos móveis, análises de mercado, entre outros.

Por se tratar de uma quantidade tão grande de dados, o big data não pode ser analisado por meio de ferramentas tradicionais.

As soluções de big data vêm justamente com a proposta de gerenciar essa imensidão de informações, encontrando padrões e tendências que podem trazer insights valiosos para as empresas.

Neste contexto, falaremos melhor sobre essas soluções, alguns casos de uso e motivos pelos quais você deve investir em uma ferramenta com essa tecnologia.

Continue a leitura!

A importância do big data

Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo, identificar novas oportunidades de negócio é essencial para se diferenciar no mercado e ser uma marca de referência.

Ao fazer o uso de big data, as organizações podem não só identificar essas novas oportunidades, mas também prever tendências, otimizar operações, gerar mais receita e também produzir insights sobre ações que podem ser executadas a curto, médio e longo prazo.

Além da possibilidade de conquistar novos clientes, o uso de dados de forma estratégica permite fidelizar aqueles que já fazem parte da carteira.

Isso acontece porque ao extrair e analisar grandes volumes de informações, padrões comportamentais, preferências e até mesmo problemas ainda não identificados podem ser localizados com antecedência. Com esses dados em mãos, as empresas podem tomar decisões mais precisas.

Evidentemente, processar esse grande volume de dados não pode ser feito apenas com a ação humana, por essa razão se faz necessário o uso de soluções de big data.

Casos de uso de big data

O big data pode ser utilizado para diversas finalidades, desde a melhoria na experiência do cliente até análises mais profundas.

Separamos alguns exemplos de sua aplicabilidade. Confira a seguir:

Desenvolvimento de novos produtos

Com a análise de redes sociais e banco de dados, por exemplo, é possível identificar preferências antes mesmo que elas se tornem populares.

De acordo com uma publicação da Oracle, empresas como Netflix e Procter & Gamble usam big data para antecipar a demanda dos clientes. Eles criam modelos preditivos para novos produtos e serviços, classificando os principais atributos de produtos ou serviços passados e atuais e modelando a relação entre esses atributos e o sucesso comercial das ofertas.

Ou seja, ao processar dados e utilizá-los de maneira inteligente, as empresas podem desenvolver produtos que atendam as necessidades do seu público-alvo.

Atendimento ao cliente

O big data também permite encontrar padrões comportamentais do público-alvo.

Um bom exemplo disso é quando acessamos um e-commerce e ele nos recomenda produtos que estamos interessados. Isso acontece porque as nossas buscas foram mapeadas e preferências identificadas.

Com essa inteligência as empresas podem oferecer uma melhor experiência aos usuários, facilitando o processo de compra e tornando-o mais eficiente.

Prevenção às fraudes

Segurança corporativa é fundamental para todas as empresas, ainda mais com os programas de compliance.

As soluções de big data proporcionam mais rapidez e facilidade na execução de práticas de prevenção à fraude, como due diligence e background check.

Ao otimizar esses processos de checagem, as organizações podem evitar a associação com pessoas e empresas inidôneas.

Além de coletar informações, as soluções de big data também conseguem organizar e estruturar esses dados de forma que facilite a leitura e análise dos documentos.

Por que utilizar soluções de big data?

Como exemplificado anteriormente, o uso dessas soluções podem ajudar empresas em diversas áreas e demandas.

Dentre os principais benefícios em utilizar essa tecnologia, podemos citar:

  • Diminuição da taxa de churn

Uma das principais métricas utilizadas pelas organizações é a taxa de churn, onde é mensurada a perda de clientes ou receita.

Com o uso de soluções de big data é possível identificar, por exemplo, a origem do problema que está causando esse churn e descobrir ações que possam diminuí-lo.

  • Detalhamento do comportamento dos clientes

O uso de dados também traz mais clareza no padrão de consumo dos clientes. Assim, é possível localizar oportunidades de vendas, incentivando a estratégia de upsell.

  • Descoberta novas demandas

Ao cruzar informações pode-se prever necessidades. Dessa forma, a empresa pode desenvolver produtos que possuem um maior potencial de aderência.

  • Maior segurança na relação com terceiros

As soluções de big data ajudam a prevenir situações de riscos e crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

upMiner: a plataforma de big data para prevenção à fraudes

O upMiner é um exemplo de solução de big data que ajuda na tomada de decisões e está presente em centenas de empresas.

Com essa solução é possível obter informações sobre pessoas e empresas em mais de 1.900 fontes de consultas nacionais e internacionais.

Apenas com o CPF ou CNPJ, o upMiner consegue identificar dados como: antecedentes criminais, pessoas politicamente expostas, embargos, mídias negativas, processos judiciais, dentre outras informações importantes para a prevenção de riscos.

Os dados são organizados e estruturados de forma que facilitam a leitura e interpretação dos resultados, trazendo ainda mais economia de tempo nos processos investigativos.

A plataforma ainda conta com a opção de monitoria. Uma vez ativada, a solução gera um novo relatório automaticamente no período definido pelo usuário.

Conheça na prática! Solicite um teste gratuito preenchendo o formulário abaixo e nosso time de especialistas entrará em contato.

Fale com um especialista