Logo upLexis
search
BlogGeral

Como fazer uma consulta de processo judicial?

Como fazer uma consulta de processo judicial?

Atualizado em 14 de abril de 22 | Geral  por

Carolina Erreira

Desde que os sistemas judiciais eletrônicos foram implementados no Brasil, a consulta de processo tornou-se mais simples e prática. Com uma breve consulta na internet, é possível saber as principais informações processuais sem ter que se deslocar a um fórum.

A busca digital ajuda profissionais do Direito e as partes envolvidas a se informarem sobre processos judiciais rapidamente. Caso o processo seja eletrônico, o advogado precisa se deslocar até a secretaria em que está tramitando e pedir habilitação para que consiga acompanhar tudo de forma online.

Processos públicos podem ser acessados por qualquer pessoa, contudo há a exceção dos casos que correm em segredo de justiça. Outro ponto que deve ser lembrado é que cada estado possui um sistema eletrônico próprio vinculado ao judiciário da região ou tribunal.

Neste texto, você vai aprender o que é necessário para fazer uma consulta de processo e como otimizar essa busca.

O que é necessário para fazer uma consulta de processo?

Para consultar um processo judicial, é necessário saber em qual tribunal ele está tramitando: Tribunal de Justiça do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Tribunal Eleitoral ou Tribunal de Justiça Militar.

A partir dessa informação, você precisa ter em mãos:

  • Número do processo;
  • Nome completo de uma das partes envolvidas;
  • Nome do advogado ou número da OAB.

Quais informações é possível acessar? 

Ao fazer uma consulta de processo judicial pela internet, você poderá acessar informações como:

  • Em qual fase encontra-se o processo;
  • Se está correndo prazo;
  • Se está disponível para consulta de secretaria;
  • Se está concluso para julgamento ou despacho;
  • Se houve decisão;
  • Há quanto tempo está sem andamento.

Passo a passo para fazer uma consulta de processo 

1° passo:

Acesse o sistema eletrônico do tribunal da região em que o processo está tramitando.

2º passo:

Com os dados do processo em mãos, busque pelo campo “consulta processual”. Em alguns sites é necessário anexar a comarca da região.

3º passo:

Após preencher os dados, clique no botão de confirmação. Deverá aparecer o número do processo e outras informações, clique no link para acessar.

Como otimizar a consulta de processos com o upMiner?

A plataforma upMiner é uma solução de mineração de dados que otimiza a investigação de pessoas e empresas com dados de fontes públicas e privadas.

Com ela, é possível que profissionais do Direito, gestores de risco, auditores e profissionais de compliance façam a consulta de processos judiciais de forma automatizada!

Confira a seguir como um de nossos aplicativos pode ajudar na busca por processos de todo o Brasil:

upSearch

Com o aplicativo upSearch, é possível realizar a busca por termos nos Diários Oficiais de todo o país e consultar as movimentações de processos. A aba Diários Oficiais permite buscar termos e palavras-chave, como nome de rua, número de placa de veículos, nome de empresa, bairro, cidade, etc.

Você pode selecionar de uma vez todos os estados ou apenas o estado de interesse, e todos os Diários Oficiais ou apenas o Diário Oficial de interesse. É possível baixar e imprimir os resultados de busca ou as páginas do Diário Oficial, além de consultar todo o processo por inteiro, se desejado.

Já na aba Processos, você pode fazer a consulta por número do processo e por nome de pessoa física ou pessoa jurídica, escolhendo a busca por termo exato ou não. A partir dos resultados da busca, você pode visualizar todos os processos localizados e abrir detalhes de cada um, como o período, local, partes envolvidas e advogados.

Também é possível consultar cada uma das movimentações organizadas por data e ter o histórico da busca.

Saiba mais sobre compliance!

Você sabe o que é uma cultura de speak up e qual a relação com o processo de background check? Desenvolvemos o e-book Background check como mecanismo de promoção à cultura de speak up, em parceria com duas grandes especialistas, para que você entenda mais sobre esse tema. Clique no link abaixo para baixar gratuitamente!

Banner E-book sobre Background e Speak up.