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Checagem de terceiros: relacionamentos corporativos mais seguros e transparentes

Atualizado em 17 de junho de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Recentemente, notícias envolvendo a extração ilegal de madeira ganharam a manchete de diversos veículos de comunicação. Esse crime, que persiste há anos, além de prejudicar o meio ambiente também é um grande problema para as empresas que dependem dessa matéria prima. 

Afinal, como saber se o insumo comprado é de origem legal? 

Assim como a madeira, diversas outras matérias-primas só podem ser extraídas da natureza por empresas especializadas e que estão em dia com as leis e regulamentações do setor em questão. 

Mas como garantir que o que o fornecedor está em situação regular? Neste artigo, falaremos como a checagem de terceiros pode auxiliar neste processo e contribuir para relacionamentos corporativos mais seguros e transparentes.

É preciso tomar decisões baseadas em dados 

Desde uma pequena organização até uma multinacional, a contratação de fornecedores e terceiros é praticamente certa. Seja para instalação de um sistema de telefonia ou o abastecimento de produtos, é necessário fazer essa gestão. 

Contudo, escolher uma ou outra empresa apenas pelo seu custo-benefício, por exemplo, não é mais o suficiente para um bom negócio. Diversos outros aspectos como situação fiscal, tributária e até mesmo ambiental devem ser levados em consideração na hora de optar por um fornecedor. 

Mas, para fazer isso é preciso buscar dados relevantes.

Checagem de terceiros

Para fazer a checagem de pessoas e empresas e realizar uma avaliação de risco, deve-se fazer uma coleta de dados. 

Através dos sites de órgãos reguladores, como por exemplo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), é possível verificar se uma empresa possui alguma autuação ou embargo. 

Já ao consultar a Receita Federal, pode-se checar se uma empresa está ativa ou inapta. Estes são só alguns exemplos, entretanto existem centenas de fontes e questões que podem ser investigadas a fim de mitigar riscos. 

Todavia, quanto mais informações a empresa tiver em mãos, melhor será a análise.

Automatize as consultas de checagem de terceiros

Coletar dados de forma manual pode ser um trabalho moroso e exigir da empresa até mesmo uma equipe para essa tarefa.

Se são muitas pessoas físicas e jurídicas a serem checadas, esse problema se torna ainda maior. Porém, é um processo importante para não envolver-se com organizações inidôneas, por exemplo.

Pensando nisso, hoje muitas empresas utilizam soluções tecnológicas para tornar este processo investigativo mais rápido e eficiente.

O exemplo da plataforma upMiner

A ferramenta está presente no dia a dia de centenas de negócios, otimizando práticas que envolvem a coleta de dados como a checagem de terceiros. 

Com a plataforma é possível buscar informações de pessoas e empresas em tempo real a partir do CPF ou CNPJ, além de gerar relatórios simplificados para análise e tomada de decisão. Estão presentes quase 2.000 fontes de consulta na solução, sendo que estas podem ser escolhidas de acordo com a necessidade do usuário. 

Mídias negativas, identificação de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e presença em listas restritivas, por exemplo, são algumas informações que o upMiner identifica rapidamente. 

Benefícios da plataforma upMiner para checagem de terceiros

Ao investir em uma ferramenta para automatizar a coleta de informações, a organização consegue dedicar mais tempo em ações estratégicas, além de prevenir fraudes, reduzir custos e tomar decisões com maior embasamento.

Conclusão

A checagem de terceiros é um processo importante para identificar situações de risco e prevenir o relacionamento com pessoas e empresas inidôneas. Ao coletar informações relevantes, é possível tomar decisões mais precisas e evitar problemas no futuro. 

Ao utilizar uma plataforma para otimizar esta prática, pode-se ainda reduzir custos e obter dados de forma mais rápida e precisa. 

Conheça o upMiner na prática

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