6 estratégias para impulsionar as conversões de marketing
Impulsionar as conversões de marketing não é uma tarefa fácil. É preciso que os profissionais da área estejam em processo constante de aprendizado, tenham um vasto conhecimento sobre os usuários e as personas do negócio, além de realizar experimentos e acompanhar os resultados de perto.
Porém, existem algumas estratégias que podem ajudar a conquistar o tão sonhado desafio de aumentar a taxa de conversão. Abaixo, analisamos seis técnicas que você deve seguir se quiser melhorar os resultados já conquistados.
Estratégia de conteúdo visual
Se você deseja aumentar as conversões, é melhor começar a se concentrar na criação de recursos visuais atraentes — eles têm o poder de atrair a atenção das pessoas e motivá-las a clicar para obter mais informações.
O uso de recursos visuais em conteúdo de formato longo também é uma boa maneira de dividir o texto em seções e melhorar a escaneabilidade.
Em sites e redes sociais, recursos visuais fortes, como infográficos e gráficos, destacam seu conteúdo na vastidão de postagens compartilhadas pelos concorrentes.
Você pode usar uma ferramenta que ofereça templates gratuitos para auxiliar na criação de recursos visuais que sejam profissionais e, ao mesmo tempo, atraentes para o seu público. Dessa forma, você economiza tempo e recursos, podendo ter uma identidade visual forte e consistente para a sua marca.
No entanto, é importante lembrar que os recursos visuais que você cria e usa em seu marketing têm relevância para o seu tópico — para ver altas conversões, as imagens devem melhorar o conteúdo e não ofuscá-lo.
Link building
O link building não vai acabar — os métodos e os resultados têm evoluído nos últimos anos, mas essa é uma técnica de marketing que continua oferecendo um bom resultado.
Invista tempo na criação de guest posts ou, em alternativa, contrate escritores freelancers que possam criar postagens de convidado em nome da sua empresa.
Os guest posts são o tipo de conteúdo educacional e de valor que permitem alcançar o público, aumentar sua credibilidade, impor-se como um expert e obter links.
Mencionamos a importância do conteúdo visual, que é excelente para a troca de links — quanto melhor o recurso visual, maiores as chances de as pessoas quererem fazer uma ligação a ele.
Como resultado, seu conteúdo visual é compartilhado em toda parte, aumentando o número de pessoas que você alcança com um único conteúdo.
A otimização da sua estratégia de link building em certamente compensará seus esforços de marketing.
Marketing de influência
Ao contrário da crença popular, o marketing de influência está longe de morrer — os influenciadores continuarão a desempenhar um papel enorme na conexão das marcas com seu público.
No entanto, se você deseja obter altas conversões, investir em influenciadores com milhões de seguidores pode não ser a resposta.
O que vimos até agora é que influenciadores com menos seguidores — menos de 100 mil ou até 10 mil garantem conversões muito melhores.
Isso ocorre porque os seguidores que eles têm estão mais intimamente ligados ao público, tornando as compras mais prováveis.
A escolha desses micro-influenciadores ou nano-influenciadores facilitará a segmentação de públicos-alvo em seu nicho específico, o que melhorará suas conversões e economizará alguns custos.
Mobile Marketing
Se você ainda não está trabalhando em sua estratégia de marketing para dispositivos móveis, é essencial que você comece quanto antes a focar neste canal.
O uso de dispositivos móveis aumentou muito na última década, o que significa que o marketing precisa se centrar em um público móvel, mas sem esquecer de quem utiliza computadores.
Pense na experiência do usuário ao criar ou atualizar seu site — como o menu será exibido? Quais segmentos precisam permanecer estáticos e quais dinâmicos?
Você pode melhorar a experiência de rolagem para um usuário de celular? Isso significaria manter as imagens usadas no mínimo e controlar o tamanho dos arquivos para acelerar o carregamento do site.
Mas, como dissemos, seu plano de marketing para celular não pode excluir outros dispositivos — teste seu site em todos os dispositivos para garantir uma boa experiência para todos os usuários.
Personalização com base em dados
A personalização começa desde o início — desde a inclusão do nome do seu cliente na linha de assunto do e-mail ou na saudação, até a personalização do conteúdo de acordo com as necessidades individuais.
Isso tem um enorme impacto em suas conversões — para seus clientes, parece que você fez um esforço adicional para realmente conhecê-los.
Combine isso com conteúdo personalizado e você terá conversões garantidas.
Analise os dados que você tem sobre o seu público e os segmente em personalidades distintas para as quais você pode criar conteúdo personalizado.
Pesquisa por voz
Há outra razão pela qual você precisa alterar a maneira como trabalha com palavras-chave — pesquisa por voz.
Com o surgimento do Amazon Echo e do Google Home, além do Siri do iPhone e do Cortana da Microsoft, os usuários estão mudando a maneira como pesquisam itens e respostas online.
Isso exigirá uma mudança de orientação das empresas — em vez de focar nas palavras-chave apenas do ponto de vista do texto, você precisará analisar como suas palavras-chave funcionam no idioma falado.
Por outras palavras, chegou a hora de usar a conversação em suas táticas de marketing de conversão — como o seu conteúdo está respondendo às perguntas dos usuários que não estão digitando suas consultas, mas perguntando?
Adapte seu conteúdo a essas alterações e você poderá aparecer em pesquisas mais relevantes para seus clientes, o que levará a melhores conversões.
Defina os KPIs certos
Os profissionais de marketing precisam entender que nem todas as métricas de marketing são criadas igualmente.
Desde então, vários KPIs que têm sido o foco dos esforços de marketing mostraram ter pouco impacto nos resultados.
Geralmente, são métricas de vaidade, como curtidas e compartilhamentos, que ficam bem em um gráfico, mas fazem pouco pelas suas conversões.
Comece a analisar as taxas de cliques, taxas de retorno, taxas de conclusão — principalmente para conteúdo de texto e vídeo em formato longo — para entender melhor qual conteúdo está a ter bons resultados.
Conclusão: Marketing de conversão leva ao sucesso do cliente
As conversões não são apenas ótimas para os resultados finais; elas também podem ajudar a criar uma base fiel de clientes e melhorar o crescimento da sua empresa.
Os seis pontos acima ajudarão você a melhorar sua estratégia de marketing de conversão — atualize seu modelo de plano de marketing utilizando como base os itens acima.
Mas não pense nessas estratégias como sendo tarefas que precisam ser cumpridas em uma lista — o marketing é uma área que está em constante evolução e você deve estar sempre pronto para se adaptar.
Guest post escrito pela Venngage.