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Verificação de colaboradores: como aprimorar esse processo?

Atualizado em 21 de outubro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

À medida em que uma empresa vai crescendo, novos desafios vão surgindo. Apesar de ser um ótimo indicativo, neste momento é necessário ter cuidados redobrados. Uma das preocupações nessa fase é em relação a verificação de colaboradores. 

Evidentemente, bons profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio. Contudo, selecioná-los é um trabalho árduo quando realizado de forma manual. 

Neste contexto, abordaremos como aprimorar o processo de verificação de colaboradores e quais são os benefícios em se fazer isso. Continue a leitura a seguir!

Precisamos falar sobre turnover 

Existem muitas razões que justificam a necessidade de aprimorar a verificação de colaboradores nas empresas, mas, uma das principais diz respeito a atual taxa de rotatividade de funcionários.

De acordo com uma recente matéria publicada pelo Jornal Tribuna, o turnover (como é chamado essa movimentação) aumentou 82% desde o ano de 2010. Isso quer dizer que as pessoas estão trocando de emprego com muita rapidez.

Independente do motivo, esse comportamento acaba causando prejuízos financeiros às empresas, pois ao deixar um cargo, o profissional faz com que a organização tenha que iniciar outro processo de recrutamento e seleção. Além disso, a saída também impacta diretamente nos resultados esperados. 

Entretanto, ao otimizar a verificação de colaboradores, é possível repor as vagas com muito mais rapidez e segurança.

A preocupação com fraudes e conflito de interesses

Iniciar uma relação comercial é sempre um desafio, pois é necessário observar diversos aspectos para que esse vínculo não traga problemas no futuro. O mesmo acontece no processo de recrutamento.

A área responsável precisa fazer algumas checagens para prevenir riscos e más associações. Essas verificações vão depender dos critérios definidos por cada organização, porém em todos os casos uma coleta de dados será exigida.

Ao consultar o futuro colaborador em órgãos reguladores, por exemplo, pode-se obter informações relevantes para análise e tomada de decisão. Contudo, fazer essas consultas manualmente leva-se muito tempo. Dependendo do número de novas contratações, esse processo pode ainda se tornar maçante.

Como aprimorar a verificação de colaboradores?

A melhor opção, sem dúvidas, é investir em tecnologia. Atualmente diversas tarefas podem ser automatizadas com o uso de uma ferramenta, da mesma forma, o processo de checagem. 

Por exemplo, com o uso de uma plataforma de mineração de dados, é possível investigar pessoas físicas e jurídicas com muito mais precisão. Isso acontece porque essa tecnologia permite que a solução acesse diversas fontes de consulta em poucos minutos, algo que é humanamente impossível.

Além disso, as informações encontradas são automaticamente organizadas e categorizadas em formato de relatório, tornando o trabalho de análise muito mais prático.

Principais benefícios de investir em tecnologia para verificação de colaboradores

Dentre as vantagens desse investimento, pode-se destacar:

  • Economia de tempo: a coleta de informações é reduzida a poucos minutos;
  • Menores chances de inconsistências: por se tratar de um processo de mineração de dados, a possibilidade de erros é bem menor;
  • Redução de custos: ao utilizar uma plataforma, diversas consultas podem ser realizadas simultaneamente, aumentando a produtividade da empresa e eliminando a necessidade de mais contratações para essa tarefa.

Plataforma para verificação de colaboradores referência no mercado

Presente no cotidiano de centenas de empresas, a plataforma upMiner é um exemplo de solução de mineração de dados. Com acesso a quase 2.000 fontes de consulta e planos com usuários ilimitados, a solução otimiza a coleta de dados sobre pessoas e empresas. 

A plataforma traz rapidamente dados como antecedentes criminais, processos judiciais, sanções administrativas, pendências financeiras, embargos, mídias negativas, identificação de pessoas politicamente expostas, entre outros.

Conclusão 

A verificação de colaboradores é um trabalho que tem um papel muito importante, assegurar a idoneidade das relações e evitar más associações para a empresa. Com a adoção de tecnologia, esse processo pode ser realizado de forma muito rápida e minuciosa, oferecendo ganho de produtividade e redução de custos a organização.

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