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Redução de custos e maior produtividade: o novo mercado jurídico

Atualizado em 9 de março de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Primeiramente, ainda que muito tradicional, é fato que o mercado jurídico vem passando por grandes transformações ao longo dos anos. Por muitas vezes os escritórios são passados de geração em geração, o que faz com que muitos hábitos antigos permaneçam até os dias de hoje. 

Contudo, é muito importante entender que o mundo não é mais o mesmo que há dez ou vinte anos atrás, então, mudanças acabam deixando de ser uma opção e se tornam uma “obrigatoriedade”. 

Lawtechs e Legaltechs

Observando a rotina de advogados e escritórios de advocacia, pôde-se perceber que muitas tarefas que eram realizadas no cotidiano dessas organizações poderiam ser otimizadas através de tecnologia.

Dessa forma, começaram a surgir no mercado empresas especializadas em oferecer serviços para o mercado jurídico, as chamadas lawtechs. Atualmente já existem centenas de startups atuando nessa frente, conforme evidenciado na Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).

Nesse sentido, isso demonstra uma forte mudança no mercado e uma maior maleabilidade por parte destas organizações.

Por que adotar tecnologia no mercado jurídico?

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2023 o número de advogados no país poderá estar em torno de 2 milhões. Esse número representa um crescimento em relação à concorrência e também o possível surgimento de centenas de novos escritórios advocatícios. 

Logo, investir em diferenciais pode ser a saída para se destacar dos demais e oferecer um serviço com exclusividade.

Pandemia

Outro ponto importante diz respeito a atual situação do país. Devido a pandemia do coronavírus, iniciada em meados de 2020 e que se estende até os dias atuais, diversas empresas tiveram que se readaptar para continuar em operação. 

Igualmente pode-se dizer do mercado jurídico. Com a necessidade do distanciamento social e consequentemente a adoção do home office, aqueles que já estavam mais adeptos à tecnologia, conseguiram continuar suas atividades de forma mais fácil. 

Em contrapartida, escritórios mais tradicionais tiveram que ter mais trabalho para continuar operando em meio a essa crise. Vale ressaltar que, tradicional neste caso, quer dizer à gestão mais manual, com ausência de soluções tecnológicas.

Rotina

Acompanhar processos, gerenciar contratos e realizar pagamentos, por exemplo, são apenas algumas das inúmeras tarefas que precisam ser realizadas com rapidez no mercado jurídico. 

Mas, se realizá-las presencialmente pode demandar bastante tempo, imagine essa situação em um cenário à distância? Essa é mais uma razão para a adoção de tecnologias neste setor.

Cada vez mais os escritórios de advocacia contam com soluções como o software jurídico Astrea, desenvolvido para a gestão jurídica desde o primeiro atendimento até o encerramento de casos e processos.

Em poucos segundos e com o número da OAB, o advogado pode cadastrar todos os seus processos e passar a receber atualizações de forma automática e personalizada.

O sistema, hospedado na nuvem, também permite gerenciar o escritório de forma rápida e eficiente de qualquer lugar, garantindo mobilidade e eficiência.

Big data e mineração de dados

Além dos processos judiciais, ter dados relevantes de pessoas e empresas também faz parte do trabalho dos advogados. 

Ao realizar busca de bens patrimoniais para uma causa, por exemplo, identificar rapidamente a existência de veículos, imóveis, marcas e patentes e também dados cadastrais, pode fazer total diferença. 

Plataforma referência no mercado jurídico

Por essa razão, diversas empresas do ramo advocatício têm utilizado a plataforma upMiner em seus processos investigativos. A solução conta com mineração de dados, essa tecnologia permite aos usuários buscarem informações em tempo real a partir de um CPF ou CNPJ. 

Em poucos minutos é possível ter em mãos um dossiê para análise e tomada de decisão. São mais de 2.000 fontes disponíveis que permitem gerar relatórios contendo: 

  • Dados cadastrais;
  • Relação de bens;
  • Sociedade;
  • Mídias negativas;
  • Identificação de Pessoas Politicamente Expostas (PEP);
  • Entre outras.

Dados que se forem pesquisados manualmente, demandaram muito tempo e esforço das equipes.

Conclusão

Inovar e utilizar tecnologias para otimizar o trabalho manual pode ser um diferencial para atender a crescente demanda do mercado. Além de reduzir custos e aumentar a produtividade do escritório, é possível também gerenciar melhor o tempo e focar em ações mais estratégicas.

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