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ISAE: compreenda o que é qual a sua relevância para as empresas

Atualizado em 20 de agosto de 24 | Geral  por

Bárbara Guido.
Bárbara Guido

Imagem de pessoas analisando relatório com o tema ISAE.

As certificações, os selos e as declarações de garantia são fundamentais para empresas de diferentes portes e segmentos. Por meio desses mecanismos, é possível comprovar a aderência a padrões internacionais de qualidade, segurança, tecnologia, gestão, entre outros.

Para isso, existem algumas organizações responsáveis por editar normas, definir padrões e estabelecer os mais altos níveis de exigência para as empresas. Possuir a certificação ou selo garante a confiabilidade, construindo confiança de clientes, consumidores e fornecedores.

Nesse meio, uma das organizações mais famosas é a ISO (International Organization for Standardization). Ela possui algumas normas importantes como a ISO 9001 (Sistemas de gestão da qualidade), ISO 27001 (Sistemas de gestão da segurança da informação), entre outras.

Além dessas, há também as ISAE desenvolvidas e recomendadas pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), que faz parte da Internacional Federation of Accountants (IFAC).

Neste artigo, falaremos sobre a ISAE, normas relevantes para empresas, sobretudo de tecnologia. Acompanhe!

O que é uma ISAE?

Ao contrário do que se imagina, a ISAE não é uma norma e sim uma declaração de garantia. As ISAE (International Standard on Assurance Engagements) são editadas e recomendadas pelo IAASB (International Auditing and Assurance Standards Board). Essa organização não governamental e independente é responsável por definir padrões internacionais de alta qualidade.

O IAASB é referência em projetos com ênfase em fraude e continuidade operacional. Por isso, a organização atua nas seguintes frentes: tecnologia, gestão da qualidade, auditoria, identificação e avaliação de riscos e garantia de sustentabilidade.

Nesse sentido, uma empresa que possui o selo ISAE comprova, perante seus clientes e fornecedores, a sólida eficácia dos processos e controles internos. 

Conhecendo as principais ISAEs

  • ISAE 3000

A ISAE 3000 é um selo internacional sobre trabalhos de garantia de fiabilidade, incluindo trabalhos de certificação. Ou seja, a norma é destinada a aumentar o grau de confiança do público de determinada organização.

Geralmente, é aplicada para auditorias de controle interno, sustentabilidade e conformidade com leis e regulamentos.

  • ISAE 3402

Emitida em 2009 pelo IAASB, a ISAE 3402 é um dos selos mais conhecidos e requisitados do mercado. Ela é a sucessora do SAS 70 – criado pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA).

Essa é uma norma essencial para relatórios de controle em empresa prestadoras de serviços e fornece garantia ao cliente de uma organização de que a empresa de serviços possui controles internos adequados.

Os procedimentos da ISAE 3402 devem ser feitos por um contador, profissional habilitado para fornecer o relatório a ser utilizado pelas empresas.  

A ISAE 3402 define dois tipos de relatórios:

  • Tipo I : documentar o momento atual, com a análise de um período menor, dos controles da organização;
  • Tipo II : documentação ao longo de um período (normalmente 12 meses) mostrando que os controles foram gerenciados ao longo do tempo. Avalia a veracidade e a eficiência de informações como o nível de confidencialidade estabelecido na empresa; integridade de processamento de dados; níveis e eficiência da segurança e disponibilidade e privacidade de informações.

Benefícios em se obter o selo ISAE

As organizações de serviços distinguem-se no mercado quando realizam a auditoria da ISAE 3402. O Relatório do Auditor de Serviços, emitido por um contador ou empresa de Contabilidade Independente, ajuda as organizações a obterem a confiança de seus clientes e parceiros.

Além disso, a obtenção dessa certificação pode auxiliar na redução de custos e otimização de tempo das empresas. Isso porque, a empresa que não possui o selo pode estar sujeita a atender solicitações de auditoria de seus clientes e seus respectivos auditores. Sendo assim, o Relatório do Auditor de Serviço garante que todas as organizações e seus auditores tenham acesso às mesmas informações.

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Bárbara Guido é mineira, advogada pela UFJF e estudante de Jornalismo na UFOP. Apaixonada por comunicação, atua como analista de governança corporativa e redatora de conteúdo jurídico e técnico para sites e blogs.