ESG e tecnologia: tendências e o papel da inovação
Atualizado em 23 de julho de 25 | Geral por
No desafiador mercado atual, aliar ESG e tecnologia é um imperativo para que as empresas atendam aos requerimentos regulatórios com sucesso e implementem uma cultura de inovação nas suas estratégias de foco social, sustentável e de governança corporativa.
Guia rápido de leitura💡| Aqui, você vai encontrar:
- A importância da tecnologia na evolução da agenda ESG
- ESG e tecnologia: entenda as aplicações práticas
- 5 tendências do ESG em tecnologia para ficar de olho
- Sua empresa já alia ESG e tecnologia? Conte com o upMiner!
Não há dúvidas: o cenário do ESG (Environment, Social, Governance) está evoluindo rapidamente. Diante de mudanças climáticas, demandas por transparência e desigualdade social, as práticas deixaram de ser um diferencial e passaram a ser elementos essenciais para que as organizações enfrentem os desafios contemporâneos.
Vale destacar que o compromisso para cumprir esses objetivos traz retornos valiosos: além de atenderem ao compliance e às exigências do mercado, as empresas que melhoram seu desempenho no ESG têm maiores retornos dos seus acionistas (shareholders) do que as empresas que se destacam apenas em métricas financeiras, segundo relatório da McKinsey.
É aí que aliar ESG e tecnologia é um imperativo para os negócios que desejam promover o desenvolvimento sustentável de forma a otimizar sua performance e demonstrar o impacto real das suas iniciativas.
A seguir, fique por dentro do papel e das aplicações da inovação no cenário do ESG, assim como as principais tendências da área!
A importância da tecnologia na evolução da agenda ESG
Desde uma maior eficiência operacional a uma comunicação mais assertiva dos avanços, integrar tecnologia às estratégias ESG promove diversas vantagens. De fato, soluções especializadas ajudam os negócios a gerenciar, monitorar e reportar suas iniciativas sustentáveis, melhorando os resultados e a percepção geral dos stakeholders.
Uma pesquisa da Cornell University comprovou que a inovação digital traz aprimoramentos significativos para o ESG corporativo - e a IA Generativa atua como uma mecanismo de mediação essencial nessa jornada. Na prática, a tecnologia não só facilita a implementação de práticas sustentáveis, mas também impulsiona a adaptabilidade em um mercado altamente dinâmico.
É inegável que a gestão ESG é um desafio de muitas faces que requer constante monitoramento, análise de dados e a rápida adaptação às mudanças regulatórias. Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada inestimável para acompanhar o desempenho das metas, otimizar as análises e reportar os resultados de forma assertiva.
ESG e tecnologia: entenda as aplicações práticas
Hoje, as soluções especializadas em ESG possibilitam, a um só tempo, que as empresas atendam aos requerimentos regulatórios e também implementem uma cultura de inovação nas suas estratégias com foco social, sustentável e de governança corporativa.
Nesse sentido, quando o assunto é ESG e tecnologia, exemplos importantes de inovações incluem o uso de robótica, Internet das Coisas (IoT) e até drones que melhoram a eficiência, reduzem o desperdício e promovem menos consumo de carbono no gerenciamento ambiental.
No Fórum Econômico Mundial (WEF) de 2022, realizado em Davos, estiveram em pauta as diversas formas como a tecnologia digital está transformando as ações de proteção ambiental ao redor do mundo, desde o uso de blockchain até a aplicação de inteligência artificial para preservar espécies ameaçadas.
Para se ter uma ideia, conforme destacado pela PwC, o WEF acredita que as tecnologias digitais têm o poder de reduzir em 20% as emissões globais nos 3 principais setores poluentes até 2050.
Confira algumas das principais aplicações de softwares, soluções e ferramentas inovadoras na área:
- Monitoramento e análise de dados em tempo real: altamente vantajosas para as empresas, essas soluções permitem analisar grandes volumes de dados com agilidade e precisão, rastreando indicadores-chave de performance (KPIs) relativos a questões ambientais, sociais e de governança. Além de facilitar a coleta dos dados, esse tipo de tecnologia fornece análises preditivas para antecipar tendências e ajustar as estratégias de maneira proativa;
- Comunicação e relatórios aprimorados: é de conhecimento geral que uma comunicação efetiva das conquistas em ESG é fundamental para ganhar a confiança dos stakeholders e garantir a conformidade com os órgãos regulatórios. A tecnologia facilita a elaboração de relatórios de sustentabilidade detalhados e atrativos, prontos para serem compartilhados com investidores, clientes e demais partes interessadas;
- Gestão de projetos em ESG: essas ferramentas podem ser cruciais para uma efetiva execução das iniciativas da área. Aqui, entre os principais recursos, estão a definição de prazos, o gerenciamento de recursos e o rastreamento do progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade.
- Redução do impacto ambiental: como mencionamos, ao promover a mudança na prática, tecnologias como IA para otimizar o consumo de energia e IoT para monitorar o uso de recursos naturais/emissões maximizam a eficiência na implementação de práticas “verdes”.
Leia também 👉ESG na cadeia de suprimentos: monitoramento para mitigar riscos ambientais
5 tendências do ESG em tecnologia para ficar de olho
Quando falamos de sustentabilidade corporativa e do compromisso das empresas com uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva, acompanhar as tendências no setor faz toda a diferença para iniciativas realmente transformadoras.
De acordo com o relatório DIO ESG Impact Report, em sua 5ª edição, estas são as 5 top tendências de ESG e tecnologia que os negócios devem acompanhar:
1. Ética no trabalho com IA
O crescimento na adesão a ferramentas de IA no meio corporativo - e em todas as esferas da vida humana -, mais do que nunca, suscita a importância de um debate profundo sobre a ética e responsabilidade no uso da tecnologia, assim como um (muito) necessário marco regulatório.
2. Trabalho remoto e democratização da tecnologia
O avanço da inovação habilita profissionais de quaisquer locais do globo a competir com outros profissionais. Nesse mesmo sentido, negócios de pequeno porte e startups também têm acesso a recursos que antes ficavam restritos às grandes corporações.
Tudo isso aponta para o desenvolvimento de novas habilidades, incluindo a orquestração de múltiplos agentes de IA.
3. O novo papel dos líderes em tempos de IA
Em plena era da inteligência artificial, os líderes devem saber balancear inovação e humanização. Muito além de aderir às tecnologias, as lideranças precisam gerenciá-las de forma a potencializar a capacidade da equipe com ética e responsabilidade.
4. Propósito e reconhecimento em TI
Muito mais do que altos salários, os profissionais de tecnologia desejam promover impactos reais e serem valorizados por conquistas individuais e coletivas. Segundo a DIO, esse reconhecimento aumenta o nível de produtividade e reduz a rotatividade nas empresas.
5. A sustentabilidade como motor da inovação
O comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está mais em alta do que nunca com a realização da COP30 (conferência da ONU sobre mudanças climáticas) no Brasil em 2025. Essa grande responsabilidade, cada vez mais, tende a ser encarada como propulsora da inovação em todos os segmentos de mercado.
Sua empresa já alia ESG e tecnologia? Conte com o upMiner!
A coleta e a análise manuais de dados de ESG é um processo exaustivo, longo e muitas vezes impreciso, não refletindo o real desempenho da empresa nessas práticas.
Atuando diretamente nos 3 pilares ESG, a plataforma upMiner da upLexis auxilia os negócios a identificar riscos ambientais, monitorar a conformidade com as legislações e verificar o envolvimento de terceiros em processos trabalhistas, sanções ambientais, denúncias ligadas a trabalho escravo e muito mais, garantindo a integridade nas checagens de due diligence, background check e análises de stakeholders.
Clique no banner abaixo para solicitar um tour + teste gratuitos do upMiner, experimentando o poder de combinar ESG e tecnologia na prática! 👇
Imagem de destaque: Freepik