Logo upLexis
search
BlogGeral

Tudo que você precisa saber sobre o Chief Data ...

Tudo que você precisa saber sobre o Chief Data Officer (CDO)!

Atualizado em 25 de fevereiro de 19 | Geral  por

Mirella Amaral

O que é o Chief Data Officer (CDO)?

O Chief Data Officer (CDO) é um executivo sênior, responsável pela governança da organização, gestão, armazenamento e exploração das informações.

Essa gestão de dados e exploração das informações é encontrada em todos os tipos de serviços, comercializações, incluindo inteligência de negócios, mineração de dados e até inteligência artificial.

Quais são as responsabilidades do Chief Data Officer (CDO)?

Ele deve estar sempre em busca de oportunidades para e através da análise de dados, seja predizendo tendências de consumo ou buscando como gerar novas oportunidades de receita para sua empresa.

Esses dados podem prover de Mídias Sociais, Internet das Coisas, dados estruturados e não-estruturados, ou seja, toda fonte de dados é importante para o CDO.

O Chief Data Officer deve assegurar e manter os dados da melhor forma possível, o papel não responde apenas por decidir aspectos técnicos, como se ele decide manter a informação em um depósito de dados ou no próprio data lake.

O CDO deve entender que as informações trazidas por ele trazem um melhor entendimento sobre os ativos digitais, trazendo insights e vantagens competitivas.

Os dados são a “jóia” de uma empresa moderna, mas muitos negócios ainda não valorizam ou investem em suas informações.

Como os CDOs asseguram uma boa estratégia de dados para suas empresas?

Alguns especialistas sugerem que alguns elementos são chave para a transformação organizacional, tais como: laboratórios de dados, conhecimento e valorização dos mesmos por parte da diretoria.

Mesmo que os desafios enfrentados pelos CDOs sejam imensos, com auxílios destes elementos pode ser que haja maior aderência dos planos de contingência necessários graças à LGPD.

Chief Data Officers devem se beneficiar desses aliados para construir uma narrativa motivadora, auxiliando, dessa forma, todos os colaboradores a entenderem a importância de suas ações.

Por que o papel de Chief Data Officer é tão importante?

Dados estão se tornando cada vez mais uma vantagem competitiva para as empresas. Afinal, ao investir no estudo e coleta dessas informações, organizações conseguem conhecer de forma profunda o mercado e as próximas tendências, tanto em relação aos próprios serviços ou produtos ofertados, quanto o comportamento do público alvo. Assim, é possível realizar ações estratégicas mais relevantes, através de informações valiosas.

A análise e exploração de dados é extremamente importante para inúmeros setores das empresas, tais como: Marketing, Comercial, Recursos Humanos, Bussiness Inteligence, Onboarding Digital, entre outros.

Portanto, agora a segurança dos dados é a pauta da vez!

Hoje, o papel principal de um CDO é construir uma estratégia de segurança que seja compatível com a LGPD e as necessidades da empresa. Ele deve se preocupar principalmente em criar uma única versão da verdade, com dados seguros, consumidores e clientes satisfeitos, além de uma organização segura e responsável.