Compliance na Logística também traz benefícios
Atualizado em 15 de abril de 19 | Geral por
O setor de logística e a necessidade do compliance
O transporte de cargas, sejam elas quais forem, é de fundamental importância no Brasil. Pelos milhares de quilômetros de estradas país afora, nossa produção escoa para as cidades, atendendo às empresas e à população em geral. Se você quiser ter uma noção da importância das transportadoras e seus serviços, é só lembrar o que aconteceu com a greve dos caminhoneiros.
Por isso, méritos à parte, uma boa gestão dos recursos e dos dados dessas empresas é essencial para manter um bom funcionamento das atividades. Nesse contexto, também é importante que as empresas adotem um eficiente programa de compliance, a fim de garantir a ética, transparência e segurança dos serviços prestados.
Antes de mais nada, é necessário entender quais são os riscos e deficiências nas atividades da empresa. Assim, ela poderá criar um planejamento estratégico certeiro em relação às práticas de compliance que devem ser adotadas.
Se fossemos dividir o processo de implementação de um programa de compliance em algumas etapas, seriam elas:
- Identificação de riscos e problemas do negócio
- Definição das práticas preventivas de compliance
- Monitoria dos processos
- Resolução de falhas
O papel do gerente de logística
A pressão de comandar uma equipe, contratar transportadoras – e profissionais -, negociar tabelas de fretes, monitorar carga, fazer o follow-up com todas as transportadores e clientes, e ainda prestar contas dos resultados à diretoria são algumas das ações que fazem parte da rotina de um gestor da área.
Ao adotar práticas de compliance eficazes, o gestor de logística poderá otimizar muitas das suas tarefas, o que fará com que o seu tempo seja poupado e destinado à parte estratégica da área.
Dessa forma, ele poderá focar a sua energia em pesquisar quais são os melhores sistemas de roteirização inteligente, rastreamento em tempo real e soluções eletrônicas para cruzar tipos de carga/capacidade dos veículos e rotas. Afinal, a tecnologia é capaz de aumentar grandemente a eficiência nas entregas e possibilitar o oferecimento de diversos recursos aos clientes, garantindo vantagem competitiva para a empresa.
Uma organização que adota práticas de compliance, monitora seus processos permanentemente, investe em novas soluções tecnológicas e realiza uma entrega de qualidade, sinaliza o seu comprometimento com os seus processos e a satisfação de seus clientes.