Compliance ambiental é mais do que necessário no mundo corporativo!
Atualizado em 4 de março de 20 | Geral por
Nova notícia atenta para a conformidade ambiental
As empresas públicas e privadas agora estão tendo mais um motivo para se preocupar com a adoção de um completo programa de compliance ambiental.
O novo projeto de Lei 5442/19 irá regulamentar os programas de conformidade ambiental para organizações que possuem atividades que exploram o meio ambiente de alguma maneira.
Pontos principais do Projeto de Lei
Proibição da concessão de fomentos estatais, como subsídios e financiamento público, à empresas que não estejam de acordo, ou seja, não tenham um programa de compliance ambiental efetivo.
Vale lembrar que o projeto não prevê a obrigatoriedade da implementação do programa, apenas cria incentivos e proibições como forma de estimular as empresas.
Tipos de incentivos:
- Imposição das sanções penais e administrativas previstas na legislação ambiental a empresas deverá levar em conta a existência de programa de conformidade ambiental;
- A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios não poderão realizar parceria público-privada com organizações que não tenham programa de compliance ambiental, e nem contratar obra, serviço ou concessão com valor superior a R$ 10 milhões;
- Os órgãos de financiamento e incentivos governamentais condicionarão a aprovação de projetos habilitados aos benefícios à existência de programa de conformidade ambiental.
Objetivo
Os deputados Rodrigo Agostinho e Luiz Flávio Gomes, responsáveis pela elaboração deste projeto, alegam que as recentes tragédias de Brumadinho e Mariana tiveram grande importância para a elaboração deste projeto, visto que, as mesmas comprovaram que o Brasil não possui leis, normas e estrutura para a preservação do meio ambiente.
Esse projeto tem o objetivo principal de incentivar a adoção de práticas de cumprimento da legislação ambiental e prevenção de ações lesivas ao meio ambiente, o que a longo prazo tendem a trazer ganhos a todos.
Como implementar o compliance ambiental?
Para a adoção de um efetivo programa de compliance ambiental é fundamental que a empresa saiba quais são as dores, normas e leis que permeiam o seu setor. Após isso, ela poderá decidir quais as melhores práticas que irão garantir o cumprimento, controle e prevenção de riscos.
É importante salientar que os processos e condutas devem ser constantemente revisados, para que eles consigam acompanhar as exigências de mercado e inovações.
A realização de auditorias para as avaliações de conformidade também é algo imprescindível em um programa de compliance ambiental, pois é por meio delas que poderá ser comprovado que a empresa está fazendo o seu papel.
Após as auditorias, deverão ser sempre elaborados relatórios que contenham:
- As conformidades e não conformidades;
- Possibilidades de melhorias;
- Construção de planos de ação;
- Execução desses planos de ação.
Vantagens do compliance ambiental:
Além de garantir uma cultura mais ética e o cumprimento de normas, um programa eficiente de compliance também é capaz de trazer uma série de benefícios para as empresas, como por exemplo:
- Fortalecimento da imagem da empresa no mercado;
- Maior credibilidade nas relações entre clientes, investidores e fornecedores;
- Mitigação de riscos;
- Prevenção e análise de fraudes;
- Redução de custos;
- Maior cumprimento dos requisitos legais;
- Garante o cumprimento de normas técnicas;
- Permite melhorias nos controles internos;
- Desenvolvimento de programas de melhoria contínua;
- Ações mais sustentáveis;
- Auditorias periódicas;
- Maior segurança de informação;
- Disseminação de uma cultura mais ética e alinhada com a preservação ambiental