Background Check na gestão pública
Atualizado em 1 de setembro de 20 | Geral por
O termo background check se refere a verificação de antecedentes. Geralmente, a prática é realizada antes da contratação de agentes públicos, colaboradores, fornecedores e ao firmar qualquer tipo de parceria que traga alto risco de integridade à pessoa jurídica ou o governo em questão.
Através dos dados é possível verificar se um agente público, por exemplo, possui processos em seu nome ligados à fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro ou qualquer outro ato ilícito que possa gerar prejuízos financeiros ou sujar a imagem do governo no país e internacionalmente.
Sabemos que no setor público o envolvimento de agentes e fornecedores em más condutas é comum. Por isso, se torna fundamental a estruturação de um programa de compliance com práticas eficientes como o background check a fim de diminuir o número de ocorrências e escandâlos no meio.
Um exemplo que ocorreu recentemente, em maio de 2020, é a divulgação nas mídias de um suposto esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Rio de Janeiro. A Operação Placebo, que está averiguando o caso, já inclui 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Quais antecedentes são imprescindíveis de serem verificados no Background Check para gestão pública?
- Criminais;
- Protestos;
- Processos jurídicos e administrativos;
- Saúde financeira;
- Regularidade tributária;
- Regularidade trabalhista;
- Informações societárias;
- Bens e imóveis no nome de pessoa física ou jurídica;
- Mídia negativa;
- Mapa de relacionamentos, tais como amizades e familiares para possível identificação de conflitos de interesse.
Como realizar essa checagem de forma ágil e assertiva?
Ao implementar uma plataforma ou software de mineração de dados, departamentos de compliance e gestão de riscos conseguem otimizar as checagens, ou seja, eles passam a realizar uma maior quantidade de verificações em um tempo menor. Dessa forma, é possível reduzir custos operacionais e aumentar a qualidade do processo de background check, através de informações valiosas trazidas por fontes confiáveis.
Para que isso aconteça é fundamental investir em uma solução confiável que atenda às necessidades do governo em questão.
Perguntas úteis ao iniciar a busca por uma ferramenta de mineração de dados:
- Quais são as fontes utilizadas pela plataforma?;
- Elas fazem sentido com as checagens realizadas pela área?;
- Qual a melhor forma de estruturação dos dados para que a equipe visualize de forma rápida os dados pertinentes?;
- Em quanto tempo são entregues as informações?;
- Qual o valor da solução?.
Solução otimizadora de práticas investigativas:
O upMiner é uma opção bastante conhecida tanto na gestão pública, quanto no universo corporativo por reestruturar processos de compliance, checagens, verificações, due diligence, busca por conflitos de interesse e inteligência jurídica, diminuindo o tempo gasto na coleta e análise das informações através da mineração de dados.
Através de mais de 1900 fontes de dados atualizadas (nacionais e internacionais), a solução entrega relatórios analíticos personalizados de acordo com funcionalidade de cada aplicativo. Mapas gráficos, excel e organograma são alguns tipos de modelos encontrados dentro da plataforma, que é bem intuitiva e preza pela facilidade na disposição das informações.
Dentro da solução existem mais de 16 aplicativos que atuam de formas diferentes para suprir as necessidades do usuário.
Outro diferencial do upMiner é que dentro dele existe o upAcademy, local onde os usuários podem assistir vídeos explicativos sobre os apps da plataforma e tirar suas dúvidas, favorecendo dessa forma o entendimento sobre todas as funcionalidades presentes em seu plano.
Alguns exemplos de apps presentes:
- Balanço Patrimonial;
- Certidões;
- Comparador Societário;
- Diários Oficiais;
- Dossiês;
- Ficha Cadastral;
- upLink;
- upMap;
- upFlag;
- Validador de RG;
Como é feita a reestruturação de processos através do upMiner?
Ao implementar uma plataforma de mineração de dados, analistas, gestores e diretores conseguem ter acesso à informações valiosas em segundos, o que facilita os processos de tomada de decisões, análises e atua também de forma preventiva contra riscos.
Dores como fraudes, corrupção, conflitos de interesse, lavagem de dinheiro, entre outras, podem ser facilmente identificadas por meio da checagem de alguns dados de pessoa física ou jurídica apresentados pela solução.
Um exemplo de empresa que utilizou a aplicativo na reestruturação da prática de checagem de terceiros foi a Brink’s. A empresa obteve resultados imensamente positivos, tanto na questão de redução dos custos, quanto em dados de otimização do processo.
Na gestão pública, as principais vantagens garantidas pelo upMiner são:
- Otimização de tempo em práticas de coleta, análise, pesquisa e enriquecimento de dados;
- Redução de custos operacionais;
- Maior eficiência das práticas de compliance (auditorias, due diligence, background check, checagem de terceiros e investigações no geral);
- Prevenção contra possíveis riscos;
- Aumento da transparência por parte dos agentes públicos, fornecedores e parceiros do governo;
- Decisões mais assertivas (baseadas em dados).
Nos dias de hoje, o alto índice de corrupção, fraudes, roubos e outros atos ilícitos, envolvendo tanto agentes públicos, quanto pessoas jurídicas, evidencia cada vez mais a necessidade de se analisar informações detalhadas de todos os relacionamentos de um governo.
Para saber mais sobre o papel do upMiner no setor público, não deixe de acessar nosso site e
Não deixe de acessar também nosso mais novo e-book abaixo!