Logo upLexis
search
BlogGeral

Recuperação de crédito: a mineração de dados na...

Recuperação de crédito: a mineração de dados na busca de bens

Atualizado em 28 de janeiro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Apesar do número de inadimplentes ter diminuído ano passado, os dados ainda são alarmantes. Em uma matéria publicada pelo UOL em outubro de 2020, mostra que o número total de brasileiros inadimplentes marcou 63,5 milhões. Em relação às empresas, o número é de 5,8 milhões. Ou seja, ainda há um grande trabalho a ser executado pelas organizações especializadas em recuperação de crédito.

Devido à complexidade que essa tarefa pode envolver, na maioria dos casos esse processo é realizado por empresas especializadas nesta função, como escritórios de advocacia e consultorias. 

Isso se dá porque os advogados possuem um papel importante na recuperação de crédito tanto judicial quanto amigável, pois possuem maior conhecimento sobre leis e riscos de uma cobrança.

Ocultação de patrimônios

Muitas vezes o devedor, seja ele pessoa física ou jurídica, realmente não possui recursos para poder quitar a sua inadimplência. 

Há muitas razões para isso acontecer como por exemplo, o próprio desemprego ou de alguém da família, o que levou ao aumento das despesas e a priorização daquelas mais importantes.

Outro caso pode ser a realização de um negócio mal sucedido, o que ocasionou ao empresário ficar com as contas “no vermelho”.

Também pode-se citar a pandemia do coronavírus, responsável pelo fechamento de diversas empresas e consequentemente o aumento do número de desempregados.

Mas, há um ponto muito importante em relação aos inadimplentes. Existem aqueles também que agem de má fé e mesmo que possuam recursos financeiros para quitar suas dívidas, preferem não o fazer.

Sabendo da existência dessas empresas e especialistas em recuperação crédito, essa pessoa/empresa tenta de algumas formas esconder os seus bens para que estes não sejam utilizados como pagamento das dívidas, ou seja, ocultando seus patrimônios.

Busca por bens patrimoniais

Uma parte fundamental desse processo de recuperação é ter em mãos informações relevantes sobre o devedor. Logo, encontrar dados como localização, sociedades e a existência de veículos em nome dessa pessoa/empresa é sem dúvidas indispensável. 

No entanto, como ressaltado anteriormente, isso não é uma tarefa fácil. Por essa razão, muitas organizações já estão utilizando a mineração de dados para otimizar esta prática.

Mineração de dados

Para realizar uma investigação mais rápida e assertiva, atualmente as plataformas que utilizam mineração de dados têm sido cada vez mais requisitadas. 

Utilizando uma solução inteligente, os profissionais conseguem obter informações cruciais para análise e tomada de decisão. 

Além da economia de tempo nas buscas, os dados vêm de forma estruturada de fácil compreensão. 

A plataforma upMiner

Presente em grandes escritórios de advocacia e consultorias a nível global, a plataforma upMiner traz o que há de melhor em investigação para recuperação de crédito. 

Com mais de 2.000 fontes de consulta, é possível realizar buscas simples ou aprofundadas conforme a necessidade. 

A partir de um CPF ou CNPJ, pode-se encontrar por exemplo:

  • Dados cadastrais: nome completo, endereço, telefone, pessoas e empresas relacionadas;
  • Bens: veículos; imóveis; aeronaves; marcas e patentes;
  • Dados financeiros: protestos; cheque sem fundo;
  • Mídia negativa: envolvimento com trabalho escravo.

A solução é totalmente online e as pesquisas são realizadas em tempo real, proporcionando aos usuários as informações mais atualizadas disponíveis no mercado. 

Dessa maneira, fica claro o quanto a mineração de dados pode contribuir positivamente para as empresas realizarem a recuperação de crédito, trazendo mais produtividade as equipes e redução de custos totais.

Clique aqui e teste gratuitamente a plataforma e veja como suas funcionalidades podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa!