Solicite um teste

2 Práticas de compliance para viagens corporativas

16 OUT 2019

16 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Compliance gera confiança!

Você já deve ter ouvido falar que o compliance dentro de uma empresa gera confiança, né? 

Pois bem, o termo trata se de um conjunto de disciplinas e práticas, que têm como principal objetivo fiscalizar e implantar normas morais e legais dentro de uma empresa. 

Outro ponto importante, é a proteção que a prática garante aos seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores, através dos princípios e ações éticas instaurados. 

Em um país instável, onde fraudes, escândalos e corrupção estão cada dia mais presentes, o programa de compliance torna-se indispensável em qualquer tipo de empresa

Viagens corporativas e compliance 

Sabemos que as viagens corporativas fazem parte da rotina dos colaboradores de muitas empresas no Brasil. Logo, é necessário que se implemente práticas de compliance a fim de assegurar que não haja conflitos de interesse ou riscos ao negócio. 

O que está envolvido em viagens corporativas e pode ser um risco? 

  • Recursos financeiros
  • Acionamento de diferentes fornecedores
  • Relação com a cultura e as leis do local de destino 

 

Duas práticas de compliance bastante eficazes: 

  • Tenha uma política de viagens corporativas

Essa prática funciona como o código de conduta, pois ela irá definir as normas e diretrizes que os colaboradores em viagens corporativas devem seguir. 

É de extrema importância que se tenha ferramentas de controle referentes aos processos de deslocamento, política de reembolso, entre outros. 

Em geral, a política de viagens corporativas é responsável por definir normas de conduta, gastos, fornecedores, companhias aéreas e outros fatores. Dessa forma, a prática é considerada indispensável para que o compliance seja realizado. 

Com o intuito de otimizar a prática e ter uma gestão eficaz dos dados e informações sobre as diversas viagens corporativas, é necessário que a empresa invista em uma plataforma que realize essas atividades de controle e gerenciamento. 

 

  • Realize auditorias com regularidade

Auditorias servem para detectar, prevenir ou corrigir problemas. Ou seja, elas fazem com que a empresa de prioridade a todos processos realizados em viagens corporativas, através de perícias em documentos. 

A prática de auditoria permite também o aperfeiçoamento das normas e diretrizes da empresa em relação ao assunto, devido a visão externa do contador responsável. 

No caso de auditorias, é necessário que a empresa invista em tecnologias que tragam agilidade e eficiência ao processo, pois a análise de documentação e processos costuma ser maçante se for feita de forma antiquada. Dessa forma, plataformas e aplicativos conseguem entregar relatórios analíticos completos e personalizados, segundo a necessidade do auditor. 

 

Automatizar e definir regras é a fórmula de sucesso 

Ao instituir regras e controles de gestão e supervisão, a empresa consegue cumprir normas, regras e leis em todos pontos de atuação, inclusive em viagens corporativas.

Com o intuito de te ajudar a desenvolver um programa de compliance, separamos este e-book.

Desenvolva o compliance em sua organização

 

 

 

 

 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress