Solicite um teste

Veja como otimizar a análise de risco socioambiental na sua empresa!

07 MAIO 2021

07 MAIO. 2021 / por Rômullo Martins

Antes de firmar um contrato com um novo cliente, fornecedor, ou parceiro de negócios, é indicado que seja realizada uma investigação prévia a fim de verificar se tudo está em conformidade. Além de compilar registros comerciais e financeiros, efetuar a análise de risco socioambiental é extremamente importante para evitar problemas no futuro. 

Neste contexto, abordaremos como a plataforma upMiner pode otimizar esse processo investigativo e trazer mais segurança para a sua empresa.

É preciso investigar!

Muitas organizações exercem atividades que podem impactar diretamente o meio ambiente.

Por essa razão, para conseguirem operar de maneira regular, elas precisam obrigatoriamente estar de acordo com uma série de normas e leis específicas, assim como possuir licenças ambientais.

É preciso seguir uma conduta rígida para evitar problemas com sanções administrativas e multas por parte dos órgãos reguladores.

No entanto, para driblar as autoridades e evitar fiscalizações, muitas empresas acabam funcionando de forma irregular, prejudicando o meio ambiente e a sociedade como um todo. 

Como essas atividades ilegais podem impactar o seu negócio?

Manter relações com empresas que não estão em conformidade com a lei nunca é uma boa opção. 

Atualmente, além de manter uma conduta ética internamente, as empresas também são responsáveis pelos seus relacionamentos comerciais, ou seja, precisam estar atentas para quem prestam serviços ou são clientes.

Em 2016, por exemplo, uma grande instituição financeira foi multada em R$ 47,5 milhões pelo Ibama, pois financiou o plantio ilegal de grãos em áreas da Amazônia que já estavam embargadas.

Por mais que não tenha sido intencional, essa ação resultou em grandes prejuízos financeiros e de imagem.

Logo, pode-se perceber que esse problema poderia ter sido evitado se a empresa tivesse feito uma análise de risco socioambiental antes de fechar o negócio e realizar este financiamento.

Como a plataforma upMiner pode otimizar a análise de risco socioambiental?

Ao invés de pesquisar manualmente as informações nos sites dos órgãos reguladores, com a plataforma upMiner essa busca é automatizada. 

Plataforma upMiner

A partir de um critério (Nome, CPF ou CNPJ), é possível escolher em quais fontes deseja-se pesquisar. Confira algumas voltadas para a análise de risco socioambiental:

  • Cadastro Técnico Federal – CTF (IBAMA): Traz como resultado a regularidade da pessoa jurídica junto ao órgão ambiental federal;
  • Embargos ANEC: A fonte lista fazendas que possuem terras embargadas pelo IBAMA;
  • Notícias de Risco Sócio Ambiental (upLexis): Consulta uma base selecionada de notícias negativas que saíram na mídia envolvendo pessoas e empresas relacionadas com desastres, crime ambiental ou qualquer outro problema envolvendo danos ao meio ambiente;
  • Certidão Negativa de Débitos (IBAMA): Certidão Negativa de Débitos junto ao Ibama, pelo SICAF (Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização);
  • IMASUL – Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul: Disponibiliza informações de licenças ambientais do Estado do Mato Grosso do Sul;
  • CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo: Informações do processo de licenciamento ambiental na agência estadual do meio ambiente de São Paulo.

Principais benefícios

  • As consultas são feitas em tempo real nas fontes de interesse;
  • Mais de um CPF e/ou CNPJ pode ser consultado ao mesmo tempo;
  • Os relatórios são organizados para fácil leitura e interpretação;
  • Case seja necessário, o documento pode ser exportado facilmente em PDF;
  • Além das fontes ambientais, é possível verificar: processos judiciais; restrições financeiras; mídias negativas; relação societária; entre outros.

Solicite um teste gratuito 

O upMiner está disponível online e conta com planos para atender todas as necessidades. Clique aqui e faça um teste gratuito!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress