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O futuro dos dados

24 JUN 2019

24 JUN. 2019 / por adminuplexis

Você sabia que:

Hoje 64,7% da população brasileira já está conectada a Internet por algum dispositivo, sendo a maior parte desse acesso realizado em dispositivos móveis, como o celular? 

E com toda essa massa de conteúdo disponível e dados sendo gerados a todo momento, outra pergunta que temos a fazer é: Onde chegaremos com tudo isso?

A internet e as informações encontradas nela tem o poder de gerar conhecimento, transformar o modo como consumimos, facilitar as tomadas de decisões, mudar a forma como nos relacionamos, entre diversos outros aspectos. 

Até 2022, 60% do nosso produto interno bruto (PIB) será digital e como diferenciaremos o potencial real do digital?

Além disso, como protegeremos esses trilhões de dados de hackers e ataques de caráter cibernético?

Neste artigo, iremos focar na real importância dos dados para o universo corporativo e qual a melhor maneira de implementar a cibersegurança, a fim de evitar riscos e garantir a confiança do consumidor.

Para que servem os dados nas empresas?

Os dados representam um bem imensamente valioso para as organizações, por isso, cada vez elas investem milhões em tecnologias que facilitem a coleta, mineração, segurança e análise dessas informações. Falaremos de algumas soluções presentes no mercado mais tarde.

A sua importância para as empresas se dá principalmente no conhecimento gerado por essas informações (se forem estruturadas e analisadas da forma correta), além da otimização de processos através deles.

Atendimento ao cliente, auditorias, checagem de terceiros, controle de estoques, gestão de riscos, onboarding digital, inteligência de mercado, recrutamento e seleção, entre outros, são alguns exemplos de processos que podem ser fortalecidos em diversos aspectos pelos dados.

Um estudo importante realizado pelo Gartner (líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia) afirma que 75% das organizações já investem ou pretendem investir em Big Data nos próximos dois anos (2019 e 2020).

Principais vantagens trazidas pelo uso dos dados nas organizações:

  • Otimização de tempo;
  • Redução de custos operacionais;
  • Previsão de riscos e falhas;
  • Melhoria na produtividade;
  • Facilita a personalização de produtos, serviços e campanhas;
  • Maior conhecimento sobre o público alvo e mercado;
  • Aumenta a retenção de clientes;
  • Torna as tomadas de decisões mais assertivas;
  • Diminuição de prejuízos financeiros relacionados à fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro;
  • Vantagem competitiva.

Como utilizá-los da melhor forma?

Gestão de dados 

É normal confundirem o termo com gestão da informação. Mas, é importante entender que a combinação e estruturação dos dados é o que gera a informação. Portanto, a gestão de dados é um trabalho inicial para que a gestão da informação aconteça, otimizando diversos processos empresariais, como os que citamos no tópico acima.

A gestão de dados tem como objetivo gerir os dados por todo o seu ciclo de vida, ou seja, durante o período em que o dado é útil para a empresa em alguns dos níveis (estratégico, tático ou operacional), através de processos, profissionais, metodologias e ferramentas.

Ela compreende desde a estrutura dos componentes do dado, passando por aspectos de identificação, classificação, garantia de qualidade, armazenamento, desenvolvimento, controle de acesso, segurança e análise, até atingir a governança de dados.

Ao realizar a gestão de dados a organização consegue alcançar melhores resultados, tais como:

  • Aumentar o volume de dados disponíveis;
  • Alinhar de uma melhor  forma as ações de TI com as estratégias empresariais;
  • Obter uma maior sinergia entre as áreas que se conversam através dos dados;
  • Atingir uma maturidade e transparência em relação a qualidade das informações;
  • Otimização de processos que utilizam dados em geral;
  • Maior segurança e controle.

Plataforma de mineração de dados 

Uma solução para minerar os dados e extrair informações valiosas é essencial na otimização de tempo e processos, pois fornece às equipes o necessário para eles tomarem suas decisões de forma mais assertiva e estratégica.

Um exemplo de plataforma bastante conhecida no mercado é o upMiner. Dentro dele, os dados são estruturados e viabilizados através de relatórios analíticos personalizados de fácil compreensão para que empresas tenham em mãos informações em tempo real para realizar diversos processos de forma mais ágil.

Práticas que podem ser potencializadas com eficiência pela solução:

  • Coleta de Dados;
  • Pesquisas e Análises diversas;
  • Investigações;
  • Auditorias;
  • Background Check;
  • Busca por Conflitos de Interesses;
  • Due Diligence;
  • Gestão de Riscos;
  • Onboarding Digital;
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD);
  • Recrutamento e Seleção;
  • Entre outras.

A redução de custos operacionais ao optar pelo investimento em uma plataforma como essa é um dos pontos mais relevantes, pois trabalhar com dados de forma manual requer mais “braços” e acaba gerando mais gastos à empresa com contratações e equipes maiores.

Além disso, outro diferencial da plataforma são as mais de 1900 fontes atualizadas disponíveis (nacionais e internacionais) que garantem a assertividade e confiabilidade das informações fornecidas pelos aplicativos, os quais, somam mais de 16 e têm finalidades específicas para necessidades diversas do mundo corporativo.

Para saber mais sobre essa solução em específico é possível solicitar um teste gratuito e observar na prática todas as suas vantagens.

A importância da proteção dos dados

Atualmente, no contexto da Transformação Digital que estamos inseridos, realizar uma gestão inteligente das informações é fundamental. Afinal, com as empresas sendo cada vez mais orientadas por processos digitais, a quantidade de dados tende a acompanhar esse ciclo e crescer exponencialmente.

Nunca foi tão fácil obter dados, mas, por outro lado, nunca foi tão crucial protegê-los. Portanto, a segurança dos dados também é uma prioridade para as empresas e deve haver um investimento alto para que ela aconteça da melhor forma.

A adequação à LGPD prega exatamente isso. Uma maior responsabilidade das organizações no que se diz respeito a proteção da privacidade e dados pessoais de seus clientes e leads. Com a lei, novas regras foram criadas e multas milionárias podem ser aplicadas, caso haja o descumprimento ou alguma falha em relação às informações.

Portanto, o assunto futuro dos dados engloba desde a importância de se saber aproveitá-los da melhor maneira até a responsabilização pela privacidade dos mesmos.

Quer saber mais sobre o assunto específico “LGPD”?

Confira nossos outro artigo sobre o tema.


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