Solicite um teste

Como a tecnologia está beneficiando os meios financeiros?

03 DEZ 2019

03 DEZ. 2019 / por Isadora Soliani

O novo cenário dos meios financeiros 

A mudança de cenário dos meios financeiros tradicionais para os digitais, trouxe consigo a necessidade de processos mais ágeis e inovações em questão de tecnologia e soluções. Afinal, o consumidor da Era Digital busca primeiramente um serviço personalizado, mínimas taxas e rapidez. 

Com o intuito de se obter certa vantagem competitiva e oferecer um serviço de ponta para seus clientes, os bancos e outros meios financeiros passaram a investir cada vez mais em tecnologia e infraestrutura tecnológica. 

Outras vantagens ao realizar esse tipo de investimento: 

  • Aumento da produtividade 
  • Redução de erros operacionais
  • Maior controle nos processos 
  • Aumento da segurança 
  • Contenção de custos 
  • Maior qualidade no atendimento ao cliente 

Como evidenciado acima, são inúmeros e consideráveis, os benefícios em se adotar soluções tecnológicas nas atividades de um banco ou meios financeiros. 

No ano de 2018, segundo uma pesquisa realizada pela FEBRABAN e Deloitte, os investimentos aplicados em tecnologia pelas instituições financeiros chegaram a R$19,6 bilhões. Visto que, o big data e o analytics estão no topo do ranking das tecnologias nas quais os bancos mais investem. 

Como os bancos e meios financeiros estão utilizando a tecnologia

As ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas como otimizadoras de diversas práticas de compliance e inúmeros processos gerais de gestão, controle, análise e prevenção de riscos. 

Alguns exemplos de práticas que podem ser beneficiadas: 

  • Coleta e análise de dados;
  • Background check; 
  • Checagem de terceiros (KYC, KYE, KYP); 
  • Due Diligence;
  • Conflitos de interesse; 
  • Mitigação de riscos. 

A automação e otimização de processos é feita geralmente pela implementação de um software que elimina a necessidade da realização de trabalhos manuais, como por exemplo: a coleta e análise de dados. 

A agilidade na realização das transações, no compartilhamento de informações e no fácil acesso aos dados, tendem a aumentar significativamente os índices de produtividade, fazendo com que a equipe consiga fazer mais com menos tempo.  

Utilizar soluções tecnológicas acelera o processo de análise crédito!

A análise de crédito, processo bastante crítico dentro dos meios financeiros, pode ser beneficiado com o uso de softwares especializados em Big Data, coleta e análise de dados. Afinal, esse tipo de tecnologia possibilita uma avaliação mais rápida, padronizada e assertiva do cliente, facilitando a negociação entre ambas as partes. 

Dessa forma, os meios financeiros conseguem reduzir significativamente a taxa de inadimplência, os custos com a equipe de cobrança e de quebra aumentar o número de vendas pela aprovação de crédito.

E também, pode prevenir de riscos e fraudes financeiras.

Os meios financeiros podem utilizar uma plataforma ou software especializado em mineração de dados para acelerar o processo de investigação, e descobrir se há algum conflito de interesse envolvendo fornecedores, sócios e parceiros. Consequentemente, diminuindo os riscos de fraudes financeiras, como por exemplo: lavagem de dinheiro, desvios, enriquecimento ilícito e sonegação de impostos.

Com o intuito de te ajudar a entender mais sobre algumas soluções tecnológicas presentes nos meios financeiros, separamos um  e-book sobre a coleta e análise de dados.

Impacto da análise de dados

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.