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Sua empresa utiliza ferramentas tecnológicas para conhecer os clientes?

10 SET 2019
10 SET. 2019 / por Isadora Soliani

Conhecer o cliente permite acertar seus desejos e necessidades do momento! 

 

Marcas fortes criam conexão com seus clientes e hoje, mais do que nunca, as pessoas também estão interessadas em saber com quem elas vão trabalhar. Logo, grandes gestores, empreendedores e profissionais de RH devem investir na tecnologia a fim de coletar dados estruturados que permitam a análise e checagem dos seus consumidores e colaboradores. 

Como estudo de caso, temos a Amazon, empresa que se tornou recentemente, a mais valiosa do mundo, segundo pesquisa realizada pela Brand Finance em 2019. A estratégia da marca consiste basicamente em conhecer a fundo seu cliente, através de dados estruturados e um grande departamento de análise e pesquisa. 

Por conhecer bem o seu público consumidor, a empresa consegue elaborar estratégias e oferecer produtos de acordo com a necessidade e desejo do momento. 

 

Conhecer o cliente pode prevenir a sua empresa de fraudes 

Outro fator importante, quando se fala em conhecer o seu cliente, é o de prevenir a organização de fraudes e possíveis conflitos de interesse. Afinal, o aumento do uso da tecnologia vem facilitando a incidência de crimes desse tipo, especialmente em operações bancárias. 

 

Meios financeiros investem milhões em ferramentas tecnológicas a fim de conhecer seus clientes 

Segundo pesquisa realizada pela Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Computação), uma das maiores fraudes que assolam a sociedade, está ligada ao fácil acesso à computadores e a utilização de cartões de crédito. O problema é que, com fácil acesso ao computador e mais cartões sendo usados diariamente, os criminosos conseguem se passar pelas vítimas, fazer compras no nome delas e até mesmo solicitar novos cartões de crédito. 

Podemos apostar que você ou alguém próximo, já teve que cancelar algum cartão por uso indevido rastreado em conta. Situações como essa atingem os consumidores e também os bancos, que, têm como grande desafio desenvolver formas de identificação de fraudes sem dificultar o acesso aos serviços.  

Por conta de impasses, como os citados acima, os meios financeiros passaram a investir cada vez mais em tecnologia a fim de conhecer os seus clientes e evitar fraudes. 

Curiosidade: A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, afirma que em 2018 R$ 19,6 bilhões foram investidos em tecnologia da informação. No valor está incluso ferramentas destinadas a checagem de seus clientes. 

 

Conhecer o seu cliente pode ser simples 

Os procedimentos para conhecer o seu cliente, irão depender da necessidade da empresa, mas geralmente eles irão buscar por informações de dados cadastrais, ações judiciais, cheques sem fundo, quadro societário e também algumas pesquisas menos complexas, como fontes de mídias negativas com a busca pelo nome da pessoa física ou jurídica associados a palavras de risco como: corrupção, desvio, lavagem de dinheiro, apreensão, CPI, entre outras. 

Checar todas essas informações vai garantir que se obtenha uma avaliação mais crítica e extensa do seu cliente. Você poderá utilizá-la como material para análises diversas, desde padrões comportamentais até uma investigação completa relacionada a crimes e fraudes. 

Para otimizar os procedimentos de conhecer o seu cliente, nós sugerimos que se tenha uma equipe treinada, com o intuito de definir os processos que serão aplicados de acordo com as necessidades da empresa. 

Nesse momento, o time especializado deve se perguntar “o que gostaríamos de saber do nosso cliente” e “para que utilizaremos essas informações”?

Escolher a plataforma correta também é um ponto importante. Afinal, ela permitirá que o processo seja automatizado e se beneficie de inteligência artificial.

Um bom exemplo de automação de dados, é fazer o enriquecimentos dos mesmos através de uma base, onde você conseguirá atualizar e ter acesso fácil à grandes volumes de informações e dados internos dos seus clientes. 

Nos dias de hoje, com o auxílio da tecnologia e a disposição dos dados pela internet, as empresas conseguem criar um modelo eficaz e com custo reduzido, através de softwares e plataformas que automatizam processos e garantem agilidade e eficácia. 

 


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