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Sua empresa possui um Plano de Contingência?

10 ABR 2019

10 ABR. 2019 / por adminuplexis

Para grande parte das empresas de Relações Públicas, planejar crises é praticamente uma tática padrão em seu arsenal.

Enquanto não conseguimos predizer quando as crises vão acontecer, já saber como lidar com cada uma das hipotéticas visões de crise, pode nos levar ao melhor cenário dentro de nossa empresa.

Ilustre suas crises com situações reais de seus competidores e veja como sua própria empresa reagiria a isso.

Assim você pode, rapidamente, enxergar oportunidades para seu negócio e prevenir-se, por exemplo, quando uma crise inicia em seu competidor e acaba por tornar-se viral em seu setor!

Entenda como uma crise pode se espalhar

Tem um motivo para a frase “isso viralizou” nesse mundo tão interconectado estar tão forte e tão comum de ouvir.

Esse cenário viral deve sempre ser considerado quando planejarmos um plano de contingência, um sentimento negativo quanto a uma marca do seu segmento pode rapidamente espalhar-se e tornar o seu negócio muito mais difícil por um tempo.

Aqui no Brasil, estamos enfrentando ainda muitas ações decorrentes da “Operação Lava Jato”, como por exemplo a Odebrecht enfrentando dificuldades financeiras em 2018.

É necessário então que todo o setor adeque-se e passe por uma transformação de processos, tornando-os mais eficientes, por exemplo utilizando o BIM, uma solução que traz produtividade, qualidade e transparência aos processos da construção civil.

Esteja à frente de uma potencial crise no setor

Para tentar se afastar de uma potencial crise viral são necessários vigilância e monitoramento!

Sua empresa é incapaz de se prevenir contra uma crise no competidor sem a habilidade de rapidamente identificar problemas.

A melhor maneira é utilizar ferramentas que possam automatizar inteligência competitiva e que tragam informações essenciais quando alguma notícia fora do comum, de seu competidor, apareça.

Este tipo de monitoramento pode trazer, inclusive, respostas diferentes diante de uma “mesma crise”.

E essa experiência é o que traz reações melhores e cada vez mais adequadas diante de crises virais!

Se sua empresa monitorar corretamente é possível até ter uma vantagem competitiva no momento de sua resposta diante deste problema generalizado.

Imagem com o banner do E-book 7 Benefícios da Consulta CNPJ

 

Identificar Novas Oportunidades

Monitoramento de crise não é apenas posicionar-se como um elo vigilante e planejar estratégias de defesa.

Quando realizada da forma correta é possível até criar oportunidades para que sua expertise se sobressaia e dê vantagem para sua organização.

Uma postura mais pró-ativa diante das crises varia de acordo com seu segmento, adeque-se a ele.

Porém aproveite, a oportunidade e faça com que uma fraqueza do seu competidor não seja a sua. Torne seu produto melhor diante das crises enfrentadas por seus competidores para que você não seja o próximo a sofrer por isso.

Leve em conta que gestão de crise pode ser utilizada para prevenir-se e seguir, por exemplo, seu código de conduta diante delas ou o desenvolvimento de uma vantagem competitiva extremamente forte em seu setor.


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