Solicite um teste

Risco de Associação de Imagem: como pode afetar a sua empresa?

15 OUT 2021

15 OUT. 2021 / por Rômullo Martins

Construir uma marca forte é um processo demorado e que requer muita dedicação, afinal, são muitos os problemas que podem afetar o desenvolvimento de um negócio. Algumas situações são tão complicadas que além de prejudicar o crescimento da organização, ainda podem levá-la a uma crise. Um bom exemplo disso é o risco de associação de imagem.

Infelizmente nenhuma empresa está livre de passar por esse tipo de adversidade, mas, existem algumas ações que podem minimizar ou até mesmo prevenir que isso aconteça.

Neste artigo, falaremos melhor sobre esse assunto.

Qual o significado desse termo?

O risco de associação de imagem ou risco reputacional, como também é conhecido, se trata de uma nomenclatura para descrever circunstâncias que podem impactar negativamente a imagem de uma empresa.

Esse contexto pode ser tanto interno quanto externo, entretanto, em ambos os casos as consequências podem ser bem prejudiciais, como veremos a seguir.

Exemplos de fatores que contribuem para o risco de associação de imagem 

  • Corrupção

Uma das maiores preocupações quando se pensa neste assunto é em relação a casos de corrupção. Empresas que são afetadas por esse tipo de crime podem ter a sua reputação seriamente comprometida. 

Vimos no caso da Operação Lava Jato, por exemplo, empresas de grande porte perdendo valor e credibilidade no mercado. 

Às vezes a proporção do problema é tão grande que a organização é obrigada a entrar em um processo de recuperação judicial, na tentativa de retomar as suas atividades.

Logo, é perceptível o quanto essa situação é danosa.

  • Fraude

Situações fraudulentas podem acontecer em qualquer empresa e envolver colaboradores, fornecedores e até mesmo parceiros de negócios. 

Assim como a corrupção, esse crime geralmente causa enormes prejuízos financeiros. Além disso, quando essa prática vem à tona, todos em volta, de maneira geral, passam a olhar a organização com mais desconfiança. 

Como resultado, isso pode ser impeditivo para conquistar investimentos, novos parceiros e até mesmo reter bons talentos.

  • Associação

Como evidenciado anteriormente, é preciso ter bastante cautela antes de se associar a uma pessoa física ou jurídica.

Por mais que a empresa não compactue com determinadas ações, caso um de seus correlacionados se encontre em uma situação irregular, por exemplo, certamente esse problema também pode afetá-la.

Então, é preciso checar todos os elementos que envolvem uma organização. 

Como evitar estes fatores?

Sem dúvidas, o investimento em práticas de compliance é uma das melhores alternativas para prevenir o risco de associação de imagem. 

Com um programa de compliance estruturado é possível implementar normas e procedimentos para padronizar a conduta das pessoas e também de empresas envolvidas.

Além disso, a implementação de ferramentas como o canal de denúncias também contribui para a identificação e eliminação de comportamentos que vão contra os valores estabelecidos. 

Vale ressaltar que, para a sua efetividade é necessário apoio total da administração e garantia de não retaliação. Todas essas informações devem ser passadas de forma clara aos colaboradores e demais interessados.

Práticas investigativas

Ainda sobre compliance, atualmente muitas empresas já contam com processos de checagem a fim de evitarem o risco de associação de imagem. 

Através de due diligence e background check, as organizações conseguem saber de antemão se determinada pessoa física ou jurídica possui alguma informação desabonadora.

Ao consultar dados como antecedentes criminais, mídias negativas e processos judiciais, por exemplo, pode-se tomar decisões mais precisas, evitando associações que ofereçam ameaça.

Conclusão

O risco de associação de imagem é um problema que pode de fato atingir qualquer empresa. Porém, ao investir em compliance, as chances disso acontecer são reduzidas drasticamente.

As práticas investigativas permitem que as organizações coletem informações relevantes sobre pessoas físicas e jurídicas e façam uma pré-análise antes de iniciarem qualquer relação.

Saiba mais sobre este tema

Quer saber mais sobre compliance e como ele pode ser benéfico para a sua empresa? Clique no banner abaixo e receba o nosso e-book gratuitamente!

Banner E-book Desenvolva o Compliance na sua Organização


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress