Solicite um teste

Regtech: Você sabe o que é?

23 SET 2019

23 SET. 2019 / por Isadora Soliani

Para conseguir ouvir o nosso texto, clique abaixo!

O termo “Regtech” vem da palavra em inglês Regulatory Technology (Tecnologia Regulatória), ou seja, são empresas que estão revolucionando os programas de compliance ao redor do mundo, através de soluções tecnológicas para problemas referentes à regulamentação e a governança corporativa. 

As soluções das Regtechs costumam envolver a automação de processos, por meio da coleta, análise de dados e entendimento de plataformas para vincular pontos de conformidade. Logo, podemos compreender que esse modelo de negócio consegue apresentar os riscos ao seu cliente de maneira rápida e eficaz, diminuindo custos e garantindo a eficácia na conformidade. 

 

Como assim revolucionando? 

As Regtechs têm como diferencial garantir a agilidade e eficácia por meio de suas soluções, as quais permitem que se haja menos pessoas envolvidas, um menor tempo de ação e mais processos online. 

Outro ponto importante, é o fato de que as soluções trazidas por essas empresas, tendem a ser mais segmentadas, conseguem resolver problemas específicos em nichos bem determinados de áreas de governança corporativa, riscos e compliance

 

As Regtechs no mercado brasileiro 

Nos EUA e Inglaterra, as Regtechs já ganharam bastante notoriedade e, cada vez mais, estão conquistando novos mercados, já no Brasil conseguimos prever a mesma tendência. 

O meio financeiro é um dos setores que mais gasta com tecnologia, a fim de cumprir com as inúmeras regulamentações presentes no mercado e se proteger de fraudes, riscos e conflitos de interesse. 

No ano de 2018, segundo dados divulgados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os gastos em investimentos tecnológicos totalizaram R$ 19,5 bilhões, representando uma alta de 5% em relação a 2016. 

A Let’s Talk Payments, maior plataforma de informações relacionada a FinTechs e Payments, prevê para o próximo ano, um gasto global com RegTechs de aproximadamente US$ 54 bilhões. 

Dados como os citados acima, são bastante positivos, pois evidenciam a necessidade cada vez maior por parte das empresas em se obter soluções inovadoras e tecnológicas para problemas relacionados a compliance e governança corporativa. 

 

Por que a upLexis é uma Regtech? 

 A upLexis é considerada também uma RegTech no mercado. Visto que ela apresenta soluções tecnológicas para as empresas aplicarem em seus departamentos de compliance, análise e prevenção de riscos. 

 

Características em comum: 

  • Uso de um grande volume de dados: As soluções conseguem consultar de forma automática um alto número de fontes de dados no menor tempo possível, otimizando e padronizando buscas, minimizando eventuais riscos.
  • Automação e velocidade: As plataformas e processos automatizados permitem a redução no tempo consumido em atividades que antes eram manuais. Assim, os profissionais podem investir mais tempo em trabalhos que exijam mais de seu intelecto. 
  • Integração: A possibilidade de comunicação entre as plataformas e outros sistemas já implantados, facilita a adoção de processos e soluções eficazes. 

De acordo com o assunto, separamos este e-book que fala sobre a relevância da análise de dados nas empresas.

Impacto da análise de dados

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “Regtech: Você sabe o que é?”