Solicite um teste

Como otimizar a gestão de recursos humanos da sua empresa?

06 SET 2017

06 SET. 2017 / por adminuplexis

Realizar uma boa gestão de recursos humanos não é uma tarefa fácil, afinal estamos lidando com pessoas e isso exige dos gestores uma capacidade de compreensão enorme.

Nos dias de hoje, sabemos que muitas decisões são tomadas com base em dados fornecidos através da tecnologia para facilitar processos e funções.

Por exemplo, o departamento de recursos humanos pode fazer um melhor uso de plataformas tecnológicas que auxiliem na otimização dos processos no seu dia a dia?


Recomendamos a leitura: Como o departamento pessoal da sua empresa pode utilizar data mining?


Soluções

O que não falta no mercado são meios que possibilitam o aprimoramento da gestão de recursos humanos, no entanto, é fundamental escolher uma ferramenta que se alinhe com os objetivos da área.

Algumas alternativas para o gestor de RH:

  • Monitoramento de redes sociais;
  • Análise jurídica;
  • Levantamento de dados cadastrais.

O objetivo de utilizar essas soluções deve ser simplificar processos e tornar as decisões mais assertivas.

Com o aprimoramento da gestão do RH não haverá mais divergências ao contratar um profissional.

O que é preciso fazer para otimizar a gestão de recursos humanos da minha empresa?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a aperfeiçoar o departamento.

Objetivos e desafios da gestão de RH

Planejamento é a palavra-chave, em outras palavras, se você deseja construir uma gestão de recursos humanos eficiente, é importante que cada etapa do processo esteja bem alinhada.

Perguntas a serem feitas:

  • Qual o objetivo da minha empresa?
  • Qual o objetivo do departamento?
  • Quais são as metas do departamento?

Tendo em mente quais são os objetivos da área, o gestor de recursos humanos conseguirá entender melhor seus desafios e dessa forma, conseguirá estruturar um melhor planejamento.

E os desafios, são os mesmo para todos? Com certeza não!

É importante deixar claro que você não precisa implantar diversas plataformas na área de RH, pois geralmente elas possuem plataformas específicas.

Desafios:

  • Gestão de performance de colaboradores;
  • Processos seletivos mais eficientes;
  • Controle de custos;

Como tornar os processos seletivos data-driven?

Ser uma empresa orientada a dados é um dos principais diferenciais competitivos no mercado atual.

Sendo assim, a gestão de recursos humanos pode fazer bom uso desse conceito para otimizar os processos seletivos da sua organização e tomar as melhores decisões referentes a contratação de novos colaboradores. Portanto, os gestores podem utilizar algumas soluções que ajudarão a obterem informações extremamente importantes sobre um candidato, tais como:

  • O que ele anda publicando em seus perfis nas redes sociais;
  • Histórico trabalhista: possui processos contra ex-empregadores?;
  • Validação de dados cadastrais: ele é quem diz ser?;
  • Ligação com outras empresas e pessoas: ele trabalhou nos lugares referentes em seu currículo?.

Recomendamos a leitura: Antecedentes criminais, saiba como consultar!


Essas informações são apenas uma parte de todo o potencial que um gestor de RH pode obter com uma solução de mineração de dados, afinal, ela tem a capacidade de fornecer dados públicos e privados.

Na hora de planejar a gestão de recursos humanos, o responsável por empenhar esse processo pode atribuir pontuações a cada informação negativa sobre um determinado candidato.

Sabemos que existem determinados tipos de critérios na hora de contratar uma pessoa para cargos gerenciais e para cargos operacionais. Por isso, ser data-driven é fundamental para os gestores de recursos humanos.

A importância da análise de riscos:

Se capturar dados não é mais um desafio para os gestores, analisar e interpretar dados torna-se um ponto discutível.

Os novos gestores precisam ser próximos dos dados e possuir um perfil extremamente analítico para extrair informações de valor.

Por isso, saber a fundo quem sua empresa quer contratar torna-se uma prioridade para os profissionais de recursos humanos, é necessário ir muito além dos currículos.

Atualmente, existem muitas consultorias prestando serviços de análise de riscos para a área de recursos humanos, levantando investigações sobre os candidatos.

Como podemos chamar essas táticas utilizadas em investigações e levantamento do histórico de um candidato?

Investir recursos em consultoria nem sempre é viável para empresas menores, e é por isso que adotar soluções tecnológicas pode ser uma alternativa econômica e eficiente.

Uma plataforma alinhada com o planejamento permite acesso a todo tipo de informação relevante para tomar uma decisão, tais como:

  • Conflitos de interesse;
  • Dados cadastrais;
  • Finanças pessoais;
  • Informações sobre bens e imóveis no nome de pessoa física ou jurídica;
  • Mídia negativa;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Processos jurídicos;
  • Muito mais.

Ter acesso à informação é fundamental para a gestão de recursos humanos, por isso realizar uma análise de risco é essencial.

Plataforma de mineração de dados para RH:

upMiner

É uma solução completa bastante utilizada em processos de background check, compliance, due diligence, busca por conflitos de interesse, prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) entre outros.

Através de mais de 1900 fontes nacionais e internacionais atualizadas, o upMiner fornece relatórios analíticos completos em tempo real de acordo com a necessidade de busca do cliente, otimizando diversas práticas que envolvem a coleta e análise de dados.

No caso de áreas de RH, uma das principais vantagens deste aplicativo é a relevância das informações fornecidas por meio de fontes conhecidas, tais como: Receita Federal, Cheques sem fundo (CCF), Ocorrências nos Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Antecedente Criminal (Polícia Federal), entre outras.

Quer saber mais sobre como o upMiner pode auxiliar a sua equipe de RH a conquistar melhores resultados por meio da otimização de processos?

Solicite um teste agora mesmo com a nossa equipe do comercial!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.