Solicite um teste

QSA: Como identificar um beneficiário final utilizando o upLink?

02 MAR 2021

02 MAR. 2021 / por Rômullo Martins

Visualize de forma gráfica e identifique o beneficiário final de organizações utilizando o aplicativo upLink

Segundo a Receita Federal, é considerado um beneficiário final a pessoa natural que, em última instância, de forma direta ou indireta, possui, controla ou influencia significativamente uma organização, ou uma pessoa natural em nome da qual uma transação é conduzida.

Neste artigo será abordado a importância dessa identificação e como o aplicativo upLink pode otimizar essa busca.

Processos Investigativos

Atualmente muitas empresas já realizam práticas de compliance e atuam diariamente com processos investigativos. 

Adquirir um novo fornecedor, contratar um colaborador para um cargo de confiança ou realizar uma parceria de negócio, por exemplo, são relações comerciais que requerem uma investigação prévia por parte da organização.

Com os altos índices de fraudes e corrupção envolvendo empresas dos mais variados segmentos, a preocupação em saber com quem de fato se está relacionando e fechando negócios tem sido cada vez maior.

Ainda que nem todas as organizações tenham atingido um grau de maturidade para entender a importância de tais processos, aquelas que já o fazem vão de encontro a necessidade de obter as informações de interesse de forma rápida e assertiva.

Pesquisas manuais

A forma tradicional de se obter essas informações é através da busca na web. Atualmente existem centenas de fontes públicas que disponibilizam dados sobre pessoas e empresas na internet, mas, cada uma delas possui uma particularidade.

Para montar um relatório conciso, leva-se muito tempo para acessar todos os órgãos e compilar os dados de interesse. Depois, ainda é preciso dedicar um bom tempo para realizar as análises.

Como as informações são coletadas de diferentes fontes, não há portanto uma padronização entre elas, o que sem dúvidas dificulta ainda mais o trabalho do gestor.

QSA

A identificação dos sócios e administradores de uma empresa é quase unânime quando se fala em atividades como due diligence e background check.

Essa tarefa pode até ser simples quando se pensa em empresas de pequeno porte, que muitas vezes possuem o quadro societário mais enxuto. No entanto, ao levar essa mesma tarefa a grandes corporações, visualizar informações de todos os sócios e administradores pode ser muito trabalhoso.

Outro ponto importante e tópico deste conteúdo, é a identificação do beneficiário final. Muitas vezes, por trás do QSA, existem outras empresas e pessoas que acabam sendo o ponto de influência e principais beneficiários daquela relação. 

Logo, identificá-los é ainda mais difícil, mas imprescindível para evitar situações de riscos e conflitos de interesses.

upLink

Observando essa necessidade do mercado, o upLink foi desenvolvido e pensado para otimizar a busca de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.

 

Imagem do aplicativo upLink

 

O aplicativo, que pertence a plataforma upMiner, permite aos gestores identificar em poucos cliques as relações societárias e administrativas a partir de um CPF ou CNPJ.

Pessoas relacionadas

Utilizando os submenus, a solução permite ainda que seja feita uma busca mais detalhada sobre o critério pesquisado, gerando um dossiê ou expandindo pessoas e empresas relacionadas, chegando deste modo, ao beneficiário final.

Benefícios

O aplicativo oferece uma serie de vantagens as organizações, dentre elas pode-se destacar a:

  • Prevenção Contra Perdas e Fraudes

A solução permite a visualização e reconhecimento de possíveis relações conflitantes, garantindo a segurança da organização.

  • Tomada de decisão mais assertiva

A plataforma upMiner realiza as buscas em tempo real, trazendo, desta forma, os dados mais atuais disponíveis na web.

  • Otimização de tempo

Totalmente online, são necessários apenas alguns cliques para realizar uma busca no aplicativo upLink, otimizando o tempo e a produtividade da empresa.

  • Acessibilidade

Qualquer empresa pode ter acesso a solução. Atualmente a upLexis disponibiliza planos mensais para atender a diferentes necessidades.

Conclusão

Assim como observar o quadro societário de uma organização, identificar pessoas relacionados e o beneficiário final é fundamental para mitigar possíveis situações de riscos. Ao fazer uso do upLink, as organizações conseguem realizar investigações mais rápidas e eficientes, conseguindo dessa forma focar em ações mais estratégicas.

Clique aqui e teste gratuitamente o upLink e conheça na prática esse aplicativo!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress