Solicite um teste

Processos de compliance auxiliam no recrutamento e seleção

25 SET 2019

25 SET. 2019 / por Isadora Soliani

Recrutamento e seleção 

Os departamentos de recrutamento e seleção são os responsáveis por encontrar talentos para trabalhar em uma organização. Ou seja, são imprescindíveis para garantir o sucesso da empresa. Afinal, é necessário que se haja colaboradores qualificados para cumprir suas tarefas com maestria. 

Os processos de recrutamento e seleção, exigem dedicação e tempo dos profissionais de RH, pois encontrar o funcionário certo para a vaga não é uma simples missão. 

Nos dias de hoje, está mais do que comprovado que o comportamento dos funcionários pode afetar diretamente a reputação da empresa e sua produtividade.  

Muitos já consideram os tempos que estamos vivendo, como a Era Comportamental. Onde, o comportamento humano é a peça chave que garante o sucesso de uma organização, ou seja, a forma de tratamento às pessoas, ao meio ambiente, a sustentabilidade e o respeito às leis são grandes diferenciais nos negócios.

Como exemplo de caso, temos diversas situações de corrupção que aconteceram no Brasil. Onde, tudo começou com apenas um funcionário desonesto e acabou por arruinar toda imagem do negócio. 

Felizmente, muitas técnicas têm sido implementadas a fim de auxiliar os profissionais de recrutamento e seleção, a acertarem nas contratações. Tecnologia, big data e compliance são os meios responsáveis pela criação de processos aplicáveis relevantes. 

Neste artigo, iremos trazer um processo de compliance bastante utilizado na otimização de recrutamento e seleção. 

O Background Check 

O background check é um processo que realiza a checagem e validação simples ou aprofundada de antecedentes criminais, comerciais e financeiros. 

A checagem é realizada, através de fontes públicas e privadas que têm acesso à documentação cadastral, antecedentes criminais, processos trabalhistas, envolvimento em crimes e fraudes, entre outros. Tal verificação evita, por exemplo, que um indivíduo condenado por tráfico ou lavagem de dinheiro seja contratado como auditor de uma empresa. 

O processo de avaliação das informações coletadas pelo Background Check, é o que irá garantir uma melhor decisão em relação ao candidato que está para ser contratado.

Know Your Employee (KYE) 

Essa prática pode ser considerada um desdobramento do Background Check e, está ligada também a uma checagem dos novos potenciais colaboradores de determinada empresa. Sendo que, neste caso, existem algumas limitações devido a legislação trabalhista, por exemplo, questões financeiras não devem ser levadas em conta na decisão de contratação de um candidato.

Tecnologia nos processos

A tecnologia em ambos os processos tem um papel fundamental, pois é a partir de plataformas e softwares, que os processos são otimizados. Abaixo, algumas das ações realizadas por soluções tecnológicas:

  • Uso de um grande volume de dados: As soluções conseguem consultar de forma automática um alto número de fontes de dados no menor tempo possível, otimizando e padronizando buscas, minimizando eventuais riscos.
  • Automação e velocidade: As plataformas e processos automatizados permitem a redução no tempo consumido em atividades que antes eram manuais. Assim, os profissionais podem investir mais tempo em trabalhos que exijam mais de seu intelecto.
  • Integração: A possibilidade de comunicação entre as plataformas e outros sistemas já implantados, facilita a adoção de processos e soluções eficazes.

Separamos um e-book com o assunto de coleta de dados, para que você possa compreender o papel da tecnologia como parte do processo.

Otimize sua coleta de dados

 

 

 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress