Solicite um teste

Principais práticas investigativas e o papel do upMiner

24 NOV 2020

24 NOV. 2020 / por Isadora Soliani

Atualmente com o aumento considerável das fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes cibernéticos e outras ações ilícitas dentro do universo corporativo, as empresas tiveram a necessidade de investir em práticas investigativas, geralmente incluídas dentro de um programa estruturado de compliance, outra necessidade do momento. 

Portanto, os processos investigativos ganharam maior espaço no país por garantir uma maior eficácia na identificação e combate de ações fraudulentas por parte de colaboradores, fornecedores, parceiros e até mesmo investidores. 

Outro aspecto importante das práticas investigativas empresariais é a necessidade da implementação de soluções tecnológicas a fim de otimizar o processo e fornecer provas efetivas que comprovem ou descartem algum tipo de suspeita. 

Uma das tecnologias mais indicadas neste caso é a mineração de dados. Através de uma plataforma especializada é possível obter informações valiosas que irão auxiliar nas pesquisas, análises e ações estratégicas contra atos ilícitos. 

Dados sobre pessoas físicas, jurídicas, sócios, processos, histórico empresarial, balanço patrimonial, certidões de imóveis, veículos, entre outros podem ser extremamente fundamentais em uma investigação sobre lavagem de dinheiro ou conflito de interesse, por exemplo. 

Outra dica essencial, quando se fala em práticas investigativas dentro de um programa de compliance, é a necessidade do investimento em uma equipe estruturada para delegar as mais diversas funções. 

Alguns tipos de processos investigativos comuns em empresas:

  1. Auditorias; 
  2. Relatórios bem elaborados (geralmente são fornecidos pelas auditorias); 
  3. Background Check; 
  4. Checagem de Terceiros;
  5. Monitoria interna dos dados de um perfil suspeito, como por exemplo, um funcionário possivelmente envolvido em corrupção; 
  6. Monitoramento da comunicação interna e externa; 
  7. Cruzamento de informações (dados) sobre suspeitos;  
  8. Infiltração dentro do ambiente corporativo a fim de observar alguma irregularidade que não foi detectada pelas práticas acima; 

Dados recentes sobre o aumento de fraudes e atos corruptos no universo corporativo: 

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte no ano passado (2019), 69% das empresas identificaram ocorrências de fraudes nos últimos quatro anos

A mesma pesquisa também relata que 9 em cada 10 organizações apresenta um sistema próprio para investigação.

Globo.com divulga que a pandemia do coronavírus causou um aumento nas fraudes. 

Solução tecnológica upMiner e práticas investigativas

O upMiner é uma plataforma criada pela upLexis para otimizar processos de investigação, compliance, coleta e análise de dados, através da mineração de dados.

Através de mais de 16 aplicativos, a solução fornece informações valiosas em diversos formatos (fáceis de compreender) para que equipes consigam otimizar o tempo gasto nas atividades. Além disto, o upMiner garante uma maior assertividade nas tomadas de decisão.

Além dos aplicativos, o upMiner conta com mais de 1900 fontes relevantes nacionais e internacionais que são o ponto principal no combate e prevenção contra atos ilícitos. Afinal, a partir delas que serão extraídas as informações que são levadas em conta nos diversos processos.

Algumas delas são: 

  • Receita Federal;
  • COAF;
  • Mídia negativa;
  • Participações em Empresas Boa Vista;
  • Boa Vista – Score Fraude;
  • Cheques sem Fundo;
  • Ocorrência nos Diários Oficiais;
  • Registro na Junta Comercial (JUCESP);
  • Dow Jones – Risk & Compliance Feed;
  • Cial – D&B.

Exemplos de como algumas ações são otimizadas pela solução:

  • Contratações mais idôneas devido a verificação dos dados dos candidatos;
  • Análises feitas em tempo real;
  • Monitorias de funcionários são realizadas de forma ágil e completa, pois os apps conseguem suprir todas as necessidades de buscas;
  • Enriquecimento de dados, o que facilita a busca por informações diversas em qualquer tipo de processo interno;
  • Identificação de padrões suspeitos, possíveis riscos e atos ilícitos através da análise de dados ou cruzamento de informações;
  • Checagens mais completas e realizadas em maior quantidade, devido a melhora na produtividade;
  • Geração de insights valiosos. 

O grande diferencial de uma solução como o upMiner é a possibilidade de armazenamento, processamento e extração de um grande volume de dados (disponíveis online) a partir de diversas fontes.

A crescente disponibilidade de ferramentas como essa está auxiliando organizações públicas e privadas a gerenciar os dados em busca de riscos, falhas e até mesmo insights a fim de melhorar os processos e serviços prestados.

Neste artigo, focamos na utilidade dos dados para a identificação e prevenção de atos ilícitos como as fraudes, corrupção e conflitos de interesse, mas seus benefícios vão muito além.

Quer saber mais sobre como o upMiner pode auxiliar a sua empresa?

Entre em contato com nosso time comercial e solicite um teste gratuito!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress