Solicite um teste

Por que investir em uma ferramenta para otimizar práticas compliance?

25 AGO 2021

25 AGO. 2021 / por Rômullo Martins

Atualmente a tecnologia está presente nos mais diversos processos corporativos. Seja para auxiliar a rotina da área financeira ou na gestão de benefícios no setor de recursos humanos, por exemplo, é fato que as soluções tecnológicas tornam as tarefas repetitivas menos maçantes. Quando se trata de coleta de dados para práticas de compliance, isso não é diferente. 

Contudo, muitas empresas ainda mantêm processos manuais e acabam não suprindo a demanda que esse tipo de trabalho exige.

Neste contexto, abordaremos o porquê investir em uma ferramenta para otimizar tais práticas.

A necessidade de realizar due diligence com mais rapidez e efetividade

Em recente pesquisa realizada pela KPMG, 91% dos empresários classificaram o gerenciamento de risco de terceiros como mais relevante para a empresa. 

Essa preocupação não é para menos. Hoje as organizações precisam estar atentas não só às suas atividades internas, mas também com tudo que está envolvido de forma direta ou indireta com o negócio. 

Imagine, por exemplo, contratar um fornecedor e posteriormente descobrir que ele está relacionado com trabalho análogo à escravidão? Ou, de repente, ele está ligado à corrupção?

Em ambos os casos, a associação com esse tipo de empresa pode causar prejuízos enormes, não só financeiros, mas também de imagem.

Pensando em práticas de compliance, isso quer dizer que mais do que nunca é necessário fazer um processo de due diligence. 

A morosidade e a dificuldade em encontrar as informações de interesse

É evidente que as organizações já sabem disso e muitas delas já fazem esse processo antes de fechar qualquer negócio, mas o que muitas não sabem é que esse processo pode ser otimizado.

Fazer uma verificação para análise de risco pode ser muito demorado, tendo em vista que é inevitável a coleta de dados em centenas de fontes diferentes. 

Investigar uma ou outra empresa pode até parecer simples, mas se for levar em conta uma multinacional que possui inúmeros sócios e acionistas, esse trabalho passa a ser extremamente delicado, afinal estes também precisarão passar por uma checagem. 

Entretanto, ao investir em uma ferramenta para otimizar práticas de compliance, é possível tornar essa coleta de dados automatizada, reduzindo o tempo dessa tarefa – que pode levar dias – para apenas alguns minutos.

Maior abrangência e confiabilidade dos dados

Ainda no exemplo da investigação de uma multinacional, muitas vezes é necessário coletar dados de pessoas físicas e jurídicas que são estrangeiras. Fazer esse trabalho a mão além de ser complicado, está mais sujeito a erros. 

É importante enfatizar que cada site (fonte) de consulta, disponibiliza as informações de uma maneira. Então, após a coleta, ainda tem a questão da padronização dos dados para leitura e análise. 

Todavia, dependendo da ferramenta utilizada, essas informações já podem vir organizadas e estruturadas em formato de relatório, facilitando o trabalho dos analistas como um todo. 

Múltiplas consultas e diferentes interesses em práticas de compliance

Diferentes departamentos possuem diferentes necessidades. Os critérios de avaliação utilizados pela área de gestão de fornecedores, por exemplo, podem não ser os mesmos utilizados para a contratação de colaboradores na área de recrutamento e seleção. 

Ao contar com usuários independentes, uma ferramenta inteligente pode proporcionar aos setores que cada um deles façam suas consultas separadamente e de forma simultânea. 

Com isso, os profissionais não ficam sobrecarregados e a empresa pode alocar mais tempo em ações estratégicas. 

É um investimento, não um custo

Otimizar práticas de compliance é um investimento e ele pode trazer ótimos resultados. Muitas organizações ainda acreditam que se trata de um custo, mas o problema é mesmo é ter que lidar com fraudes e conflitos de interesse que poderiam ter sido evitados caso a empresa tivesse tido um cuidado maior ao fazer as suas análises. 

Além disso, uma empresa que investe em compliance acaba refletindo uma ótima imagem no mercado, atraindo não só mais clientes mas também oportunidades de negócios como investidores e parceiros. 

Conclusão

Neste conteúdo separamos apenas alguns benefícios de se investir em uma ferramenta para otimizar as práticas de compliance, contudo existem muitos outros. 

Destacamos aqui principalmente a economia de tempo e a redução de custos, pontos importantes para qualquer negócio.

Temos um convite especial para você 

Que tal conhecer na prática uma plataforma que otimiza práticas de compliance?

O upMiner é um exemplo de solução que está presente em mais de 1.000 empresas e conta com planos que atendem diferentes necessidades. 

Clique aqui e solicite um teste gratuito!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress