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Por que adotar a gestão de perdas no seu negócio?

18 FEV 2020

18 FEV. 2020 / por Isadora Soliani

Você sabe o que significa gestão de perdas? 

Gestão de perdas é um programa de controle que tem como objetivo diminuir o número dessas ocorrências, as quais geralmente causam um grande prejuízo para as empresas. 

Em média, calcula-se que, as perdas de uma empresa podem chegar a 20%, se avaliarem todos os tipos de perda. 

Tipos de perdas mais comuns: 

  • Administrativas: qualquer tipo de desperdício (Ex: água, papel, internet e luz)  
  • De estoque: furto interno, externo, quebras operacionais e fraudes de terceiros (fornecedores e terceirizados). 
  • Financeiras: roubos, assaltos, inadimplência, golpes, fraudes internas e externas, diferenças no valor de caixa, atrasos, juros, impostos indevidos, carência de controles internos. 
  • Relacionadas à baixa produtividade: ausência de controle de taxa de conversão, fila no caixa, funcionários desmotivados, etc. 
  • Logística: problemas na gestão de estoque, superprodução, produtos prejudicados no processo, etc. 

Como implementar a gestão de perdas no seu negócio? 

Primeiramente, é fundamental que o empresário ou gestor saiba quais são as principais perdas da sua empresa. Ou seja, qual área tem mais ocorrências e entender o porquê disso. Dessa maneira, será muito mais fácil criar um plano de ação para a adoção de uma gestão de perdas eficiente. 

Após o diagnóstico de onde se encontram os problemas, entrará a parte do plano de ação que engloba: 

  • Geração de indicadores de monitoramento 

Os indicadores são fundamentais em um plano de gestão de perdas, pois eles possibilitam o monitoramento dos índices. Assim, é possível controlar melhor a evolução do processo. 

Dessa maneira, tendo em mãos um histórico desses dados, o gestor consegue analisar quais indicadores evoluíram, ficaram estáticos ou aumentaram o número de ocorrências.  

  • Implementação de uma equipe para cuidar do controle de perdas 

No caso de empresas maiores é sugerido que se crie uma equipe especializada em criar processos para transformar o controle de perdas em um hábito dentro da empresa. Afinal, quanto menos perdas, maior a lucratividade

Uma dica para essa mudança na cultura da empresa em relação à perdas, é a de motivar a equipe, através de esquema de vantagens, como por exemplo: premiações e reconhecimento.  

  • Checklist das novas práticas adotadas

É fundamental que se informe e enumere de forma clara todas as atividades do dia a dia. Em empresas do setor varejista, essa prática é muito comum, pois são muitos processos envolvendo grande quantidade de produtos. 

EX: controle de estoque e caixa. 

Integrar todas as informações e implementar uma plataforma de mineração de dados é outro passo importante do processo, pois permite a otimização do tempo dos gestores que poderão focar na área estratégica. 

Você conhece o upMiner?

O upMiner é um exemplo de plataforma facilitadora de processos de tomada de decisão, pois ele permite a automatização de diversas consultas, através de mais de 1900 fontes nacionais e internacionais. Dessa forma, o gestor consegue acessar os mais diversos tipos de dados, como por exemplo: bureaus de crédito, dôssies, processos, histórico empresarial, imóveis, veículos, e até mesmo fazer o mapeamento de possíveis oportunidades de negócio por meio de outro aplicativo dentro do upMiner, o upMap. 

Ter informações, como as citadas acima, beneficia a gestão de perdas, pois o acesso a dados relevantes permite que o gestor se previna de fraudes que também são consideradas perdas. 

Sobre as fraudes, nós separamos um e-book exclusivo sobre outro papel da tecnologia no combate às mesmas. 

O papel da tecnologia no combate à fraudes

 


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