Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Participações societárias: Como otimizar a checagem delas?

27 ABR 2020

27 ABR. 2020 / por Isadora Soliani

A importância de se observar as participações societárias

Atualmente, recursos e dados não faltam para a realização de um bom levantamento de informações sobre pessoa física ou jurídica. Afinal, com a tecnologia Big Data e a presença de plataformas de mineração destes dados, as empresas conseguem ter acesso à uma quantidade imensurável deles para as mais diversas pesquisas. 

Neste artigo, iremos abordar a importância de se checar ou investigar todos os relacionamentos de uma nova parceria, pois neles podem estar escondidos algum tipo de conflito de interesse ou outros tipos de atos ilícitos que podem prejudicar a empresa. 

Um problema bastante comum que ocorre na checagem de investidores, fornecedores ou parceiros é o de se esquecer de investigar sobre as suas participações societárias. Focando, dessa forma, apenas em informações não tão relevantes sobre eles. Portanto, para se realizar uma boa análise é importante que a empresa saiba que deve focar a sua energia neste tema também.

Também, é fundamental que o gestor ou analista responsável saiba quais os dados que ele deve se atentar.

Principais informações que se deve buscar:

  • Participações da organização pesquisada em outras empresas;
  • Renda presumida;
  • Envolvimento em processos judiciais;
  • Os sócios desta pessoa jurídica;
  • Qual a reputação do investigado na mídia?

Por que estes dados são tão importantes em uma checagem de investidores, parceiros ou fornecedores? 

Ao obter o conhecimento sobre eles, a organização consegue prever possíveis acontecimentos e tomar decisões mais assertivas sobre uma possível parceria, contratação ou fusão entre empresas. Garantindo, dessa maneira, a segurança e transparência em todos os seus relacionamentos.

Por exemplo, imagine que um investidor possua o interesse de aplicar uma alta quantia de dinheiro em um produto da organização em questão, mas o seu nome está envolvido em crimes de lavagem de dinheiro. Isto poderia causar um grande prejuízo à empresa, pois ela estaria sendo, mesmo que indiretamente, conivente e uma possível vítima deste investidor.

Portanto, qualquer tipo de relação que envolva dinheiro ou possa representar um risco, deve ser analisada friamente antes de processos de tomada de decisão.

Como otimizar a checagem de participações societárias?

Como dissemos anteriormente, a tecnologia Big Data e a mineração de dados é uma grande aliada em qualquer tipo de triagem, pesquisa e análise de terceiros. Sendo assim, investir em uma plataforma que seja capaz de estruturar dados e entregá-los de forma ágil e em formatos de fácil compreensão é essencial.

Plataforma upMiner

É uma solução capaz de otimizar diversos processos como: checagem de terceiros, auditorias, buscas por conflitos de interesse, práticas de compliance, inteligência de mercado, entre outros. Através da mineração de dados, o upMiner fornece relatórios completos personalizados para gestores, diretores e analistas tomarem decisões baseadas em fontes atualizadas nacionais e internacionais.

Dentro da solução, existem mais de 14 aplicativos que podem ser utilizados para diferentes necessidades.

No caso da checagem de participações societárias, iremos destacar dois deles:

  • upMap 

Esta solução é utilizada para apoiar decisões estratégicas de uma empresa.

Através de filtros avançados de hipersegmentação e a capacidade de visualização panorâmica, o aplicativo traz dados sobre organizações, sócios e funcionários de interesse de maneira ágil. 

Com a ferramenta é possível encontrar informações como:

  • Situação na receita da organização pesquisada;
  • Número estimado de empresas e seus segmentos em determinada região;
  • Quantidade de filiais;
  • Listas de contatos atualizadas. 

Dados, como os citados acima, têm um grande papel em processos de tomada de decisão que impactam o futuro do negócio. Por essa razão, o uso deste aplicativo é considerado essencial para empresas de todos setores. 

  • upLink

É uma ferramenta poderosa para visualização gráfica de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.

Através da ferramenta, é possível observar relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados, bem como identificar o beneficiário final, pessoas politicamente expostas (PEP) e pendências financeiras. 

A solução permite que o responsável tenha em mãos informações relevantes como: o quadro societário de uma empresa, pessoas físicas e jurídicas relacionadas à uma organização, acesso total à dados cadastrais, visualização via Google Maps e até mesmo um atalho para a geração de um Dossiê completo. 

Em um processo de checagem de participações societárias, este aplicativo junto com o upMap consegue suprir todas as informações necessárias de forma ágil.

Se você busca otimizá-lo, não deixe de entrar em contato com o nosso time comercial!

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.