Solicite um teste

O que significa ESG e quais são seus benefícios para as empresas?

25 MAIO 2021

25 MAIO. 2021 / por Rômullo Martins

Foi-se o tempo em que pensar apenas em ganhos financeiros era o suficiente para sustentar um negócio. Atualmente, observar outros aspectos como econômicos e sociais tem sido cada vez mais cobrado pelo mercado. Esse é um dos motivos que faz o termo ESG ser tão comentado.

Neste artigo, falaremos o que ele significa e quais são seus benefícios para as empresas.

Afinal, o que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês que quer dizer “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança em português).

Em resumo, é um conjunto de práticas que geralmente tem por finalidade medir o índice de sustentabilidade e o impacto social de uma empresa.

  • Ambiental

Está relacionada às ações de minimização dos impactos ambientais gerados pela empresa, como por exemplo eficiência energética, redução do consumo de água, descarte correto de resíduos, entre outros.

  • Social

Diz respeito às pessoas envolvidas com a organização. Neste caso são observados o cumprimento das legislações trabalhistas, bem-estar no ambiente de trabalho e atividades que envolvem o incentivo à diversidade e o respeito. Está mais atrelado à cultura e valores da marca.

  • Governança

Incito à melhores práticas de governança corporativa, como combate à corrupção e atos ilícitos. 

Qual a sua importância?

Nos dias de hoje, consumo consciente e hábitos sustentáveis são assuntos de grandes discussões. 

A preocupação com o meio ambiente e a sua preservação aumenta à medida em que a população avança, pois é preciso pensar nas gerações futuras.

As empresas, que desempenham um papel importante na sociedade, precisam estar atentas as essas questões.

Então, não adianta apenas oferecer um serviço ou produto de qualidade, é preciso olhar tudo que está envolvido neste processo.

De onde vem a matéria prima para a essa produção? Quais impactos ambientais esse produto pode causar na sociedade? Qual o clima organizacional da empresa?  Esses são apenas alguns pontos a serem verificados.

Benefícios

São muitas as vantagens que o ESG pode proporcionar às organizações, dentre elas:

  • Mitigação de riscos

Ao ter uma visão ampla do negócio e observar todos os processos, é possível identificar pontos que necessitam de mais atenção e assim prevenir situações de riscos. 

Quem não se lembra dos desastres de Mariana e Brumadinho? Muito provavelmente, se houvesse uma melhor fiscalização e atenção ao descarte de resíduos por parte das empresas, os acidentes poderiam ter sido evitados.

Vale ressaltar que situações como essas podem causar prejuízos irreparáveis ao meio ambiente, além de atingir negativamente a marca.  

  • Criação de oportunidades

Muitas vezes, para conseguir exportar produtos para o mercado internacional, é preciso atender uma série de requisitos, dentre eles, estar em dia com questões ambientais e regulatórias. 

Então, o ESG pode ser um diferencial ou até mesmo um requisito para conseguir expandir os negócios a nível internacional.

  • Relação com consumidores

As pessoas estão muito mais preocupadas em saber de quem estão consumindo.

Uma recente pesquisa publicada pelo G1, aponta que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.

Além disso, estas são mais bem vistas pelos seus colaboradores e fornecedores.

  • Redução de custos

Ao utilizar bens mais duráveis e deixar de lado produtos descartáveis, por exemplo, pode-se obter redução de custos, assim como optar por equipamentos que consomem menos energia.

Conclusão

O conceito ESG é um importante aliado para o desenvolvido dos negócios. Além de proporcionar prevenção a riscos, contribui também para uma produção/consumo mais consciente.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress