Solicite um teste

O que é dossiê e qual a sua importância na checagem de terceiros?

28 JUN 2021

28 JUN. 2021 / por Rômullo Martins

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre dossiê. Mas afinal, do se trata esse termo? Neste artigo, falaremos desse tema e qual a sua importância no processo de checagem de terceiros. 

A busca por mais transparência nas relações corporativas

Atualmente temas como ética, conformidade e combate à fraudes estão bastante em evidência, mas isso não começou de agora.

Após os escândalos do caso Lava Jato, lá em 2014, que acabou revelando o envolvimento de grandes empresas em corrupção, o mercado passou a se preocupar mais com as suas relações comerciais e também a olhar internamente os seus processos a fim de evitar situações irregulares.

O compliance começa a ganhar mais notoriedade

Já bastante conhecido em outros países, o compliance, que pode ser traduzido como “estar em conformidade”, começou nessa mesma época a ter mais visibilidade e fazer parte das empresas aqui no país.

Como consequência disso, diversas práticas que envolvem a coleta de dados começaram a ser realizadas, dentre elas due diligence, background check e a própria checagem de terceiros. 

O objetivo, em todos os casos, quase sempre é fazer verificações de pessoas físicas e jurídicas para se certificar que tudo está em conformidade. 

Ao observar se um fornecedor possui processos judiciais, mídias negativas ou está presente em listas restritivas antes de contratá-lo, por exemplo, é possível evitar problemas no futuro.

Mas o que o dossiê tem a ver com tudo isso?

É preciso coletar dados

Em ambos os processos citados acima, como a checagem de terceiros, é preciso coletar dados para conseguir tomar decisões mais precisas.

O dossiê pode ser descrito como um conjunto de documentos ou arquivos que contenham informações sobre determinado assunto, processo, pessoa ou empresa. 

Esse relatório, como também é conhecido, pode ter dados detalhados sobre um produto ou até mesmo procedimento a ser seguido.

Então, neste contexto, os dossiês são fundamentais para concentrar as informações de uma determinada pessoa ou empresa para posteriormente esta ser avaliada.

Checagem de terceiros: quanto mais informações, melhor

Questões financeiras, tributárias, fiscais, ambientais, entre muitas outras podem ser utilizadas como um critério de avaliação, afinal, uma empresa que não está em dia com esses pontos pode oferecer risco.

Então, quanto mais dados o dossiê tiver, melhor. 

Contudo, fazer a busca destas informações não é uma tarefa tão simples. Apesar de estarem quase sempre disponíveis através de algum site da internet, coletá-las manualmente pode ser bem moroso e levar dias.

Além disso, é preciso organizar os dados para que estes fiquem apresentáveis no dossiê, isso porque cada fonte consultada apresenta o resultado à sua maneira. 

A tecnologia para otimização de processos

Essas são algumas razões para que muitas empresas hoje utilizam uma plataforma de mineração de dados para fazer esse trabalho difícil. 

Com a solução correta, é possível não só coletar dados de pessoas e empresas rapidamente, mas também gerar relatórios estruturados automaticamente. 

Dessa maneira, pode-se dedicar mais tempo em tarefas mais estratégicas.

Conclusão

Os dossiês são essenciais para centralizar diversos tipos de informações sobre pessoas, empresas, produtos ou qualquer outro elemento que seja de interesse.

Na checagem de terceiro seu papel importantíssimo, pois permite que as empresas consigam analisar suas relações corporativas com mais rapidez e precisão. 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress