Solicite um teste

O que é background check?

16 JUL 2021

16 JUL. 2021 / por Rômullo Martins

Background check é um termo em inglês que pode ser traduzido como ‘verificação de antecedentes’. Esse processo é bastante comum em programas de compliance.

Seu objetivo é buscar informações sobre pessoas de forma simples ou aprofundada, fornecendo dados para análise e tomada de decisão mais precisa. 

Quais informações as empresas buscam neste processo?

As verificações sempre vão variar de acordo com a empresa e também com o objetivo que ela possui. 

Por exemplo, se a finalidade é contratar um colaborador para um cargo muito importante, provavelmente a checagem será mais detalhada, compilando informações como registros criminais, comerciais e também financeiros do indivíduo. 

Já se a contratação for para uma posição menos estratégica, por assim dizer, pode ser que a organização não veja necessidade de coletar tantos dados deste futuro colaborador. 

Contudo, isso não é uma regra. Em ambos os casos, o objetivo é checar se a pessoa possui alguma informação desabonadora que impeça a contratação. 

Por que o background check está se tornando cada vez mais comum?

Construir uma marca forte pode levar anos, mas, em compensação, um pequeno deslize pode colocar tudo em jogo. 

Você já deve ter visto muitas empresas que tiveram seus nomes associados a problemas como fraudes e corrupção. Muitas delas acabam nunca mais se recuperando ao que eram antes. 

Questões como essas além de causarem grandes prejuízos financeiros, muitas vezes a imagem fica tão “manchada” que se torna muito difícil recuperar a credibilidade no mercado. 

Essa é uma das razões para que o background check esteja se tornando parte da rotina de muitas empresas. Ao fazer uma checagem antes de uma contratação, por exemplo, pode-se prevenir o envolvimento com pessoas que já possuem um mau histórico como processos judiciais, pendências financeiras, entre outros.

Como esse processo é feito na prática?

Normalmente essa coleta de dados é feita manualmente através da internet. Ao acessar o site de órgãos reguladores ou o próprio site do governo, é possível obter as informações desejadas. 

Entretanto, esse processo é bastante moroso e muitas vezes levam-se dias para que a empresa consiga compilar informações o suficiente para realizar uma análise precisa. 

A tecnologia a favor do background check 

Outra forma de coletar informações de pessoas é utilizando alguma plataforma de mineração de dados. O upMiner, por exemplo, é uma solução que já está presente em mais de 1.000 empresas e otimiza essa prática. 

Plataforma upMiner

Através da plataforma é possível investigar um CPF (ou vários ao mesmo tempo) em mais de 1.900 fontes e gerar relatórios para análise e tomada de decisão. 

As buscas são feitas em tempo real e trazem os dados de acordo com o interesse do usuário, como:

  • Presença em listas restritivas;
  • Identificação de pessoas politicamente expostas (PEPs);
  • Mídias negativas;
  • Pendências financeiras;
  • Envolvimento com fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro;
  • Entre outros.

Benefícios

O upMiner conta com planos para atender diferentes necessidades. Além disso, traz diversas vantagens para a empresa, como:

  • Redução de custos, ao otimizar o tempo nas consultas;
  • Relatórios organizados e estruturados para fácil análise;
  • Usuários ilimitados (cada setor pode utilizar conforme achar melhor);
  • Alcance a nível global em com mais de 1.900 fontes;
  • Mais efetividade na prevenção de práticas ilícitas.

Vale ressaltar que com o upMiner também é possível investigar empresas a partir do CNPJ.

Conclusão

Background check é um processo muito importante para as empresas buscarem antecedentes criminais e demais informações que possam ser desabonadoras em relação à uma pessoa. 

Ao adotar medida preventiva, é possível evitar o relacionamento e associações que possam trazer problemas no futuro. 

Através de tecnologia esse processo pode ser ainda mais preciso.

Quer fazer um background check na prática?

Você pode conversar com um de nossos especialistas e solicitar um teste gratuito da plataforma upMiner. Basta clicar aqui e preencher o formulário!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress