search
BlogNovidades

Fusões e aquisições em alta: veja como tornar e...

Fusões e aquisições em alta: veja como tornar esses processos mais seguros

Atualizado em 12 de agosto de 21 | Novidades  por

Rômullo Martins

Recentemente a varejista Americanas comprou a rede de hortifruti Natural da Terra por 2,1 bilhões de reais. Esse foi apenas um dos processos de fusões e aquisições importantes que aconteceram desde o início do ano.

Apesar da pandemia, que ainda se estende até os dias atuais, muitas empresas estão adquirindo outras como parte de um plano de expansão e ganho de mercado. De acordo com matéria publicada pelo SpaceMoney, somente na região sudeste do país, por exemplo, o aumento nessas operações foi de 34% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020.

Decerto, realizar transações como essas requerem muitos estudos e principalmente análise de risco, tendo em vista o grande valor envolvido.

Neste conteúdo, abordaremos como otimizar essas análises e tornar os processos de fusões e aquisições mais seguros.

O processo tradicional para checagens em fusões e aquisições

Antes de realizar a compra de outra empresa é necessário observar diversos aspectos para definir se aquele negócio realmente vale a pena ou não.

Checar a saúde financeira, situação em relação ao pagamento de tributos e a existência de processos judiciais, por exemplo, são algumas informações que não podem faltar.

Em razão disso, os processos de fusões e aquisições envolvem uma grande coleta de dados.

Entretanto, essa busca de informações, muitas vezes é realizada de forma manual. Além de ser um trabalho moroso, requer o envolvimento de muitos profissionais, o que, consequentemente, gera um alto custo para a organização.

A dificuldade de coletar as informações para análise

Diversos sites, principalmente de órgãos governamentais, conseguem fornecer informações para análise e tomada de decisão.

Contudo, dependendo da quantidade de aspectos que deseja-se checar sobre uma empresa, ou até mesmo sobre uma pessoa, é preciso acessar centenas de sites e coletar essas informações manualmente.

Após essas consultas, as informações ainda precisam ser organizadas e estruturadas para que então possam ser analisadas pelos interessados.

Ou seja, é um processo maçante e que está sujeito a muitos erros humanos. Entretanto, é necessário para análise de risco.

Como otimizar a coleta de dados

O investimento em tecnologia é a alternativa para fazer a diferença em processos que necessitam buscar informações sobre pessoas e empresas.

Práticas como due diligence, background check e checagem de terceiros, por exemplo, hoje podem ser otimizadas através de plataformas que utilizam mineração de dados.

Dependendo da solução tecnológica utilizada, é possível consultar de uma única vez centenas de fontes de informação e gerar relatórios em poucos minutos.

Além de ser muito mais rápido, as chances de erro são bem menores, levando em conta que são robôs que fazem essas buscas.

Organização e objetividade

A tecnologia também auxilia na organização e apresentação dos resultados, isso significa que, apesar de serem coletadas de diferentes fontes, as informações vêm padronizadas e facilitam ainda mais o processo de análise de risco.

Outro ponto importante que vale a pena citar, ainda mais nos processos de fusões e aquisições, é o alcance que uma plataforma pode proporcionar.

Muitas vezes, os envolvidos nessas operações são pessoas e empresas de outras nacionalidades. Verificar se possuem alguma informação desabonadora manualmente pode ser muito complicado. Ao contar com uma plataforma de mineração de dados, é possível buscar dados a nível global de forma rápida e objetiva.

Conclusão

Em resumo, fusões e aquisições são processos que requerem muita atenção e uma análise de risco detalhada. Checar as informações necessárias de forma manual pode levar dias e exigir da empresa até mesmo uma grande equipe para realização dessa tarefa.

Ao investir em tecnologia, é possível otimizar a busca de informações sobre pessoas físicas e jurídicas e tornar essa operação mais rápida, segura e eficiente.