Solicite um teste

A importância da mineração de dados em investigações!

10 DEZ 2018

10 DEZ. 2018 / por adminuplexis

Dados recentes sobre corrupção, fraudes e lavagem de dinheiro no universo corporativo e gestão pública:

Casos envolvendo corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes e outros atos ilícitos tiveram um grande aumento no Brasil nos últimos anos. Devido a este fato, a palavra “investigação” ganhou grande notoriedade tanto no universo corporativo, quanto na gestão pública.

Uma pesquisa realizada pela PwC, em 2018, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais na área de auditoria, mostra que 49% das empresas entrevistadas foram vítimas de fraudes ou crimes econômicos nos últimos dois anos, o maior resultado já registrado pela consultoria. O levantamento aponta ainda que 52% das companhias brasileiras disseram ter aumentado o comprometimento financeiro no combate aos delitos.

Segundo o site da UOL, em outubro de 2019, a 66ª Fase da Lava Jato investiga a participação de quatro então funcionários do Banco do Brasil na lavagem de cerca de R$ 200 milhões usando contas abertas no banco.   

Um levantamento da organização não-governamental Transparência Internacional, divulgado em janeiro de 2020, revela que a percepção mundial sobre a corrupção no Brasil piorou em 2019.

Qual o papel das soluções de compliance frente aos atos ilícitos?

Elas têm como objetivo garantir com que as empresas e seus colaboradores ajam de acordo com as leis, cumprindo à risca as normas legais, as políticas e as diretrizes relacionadas ao negócio e setor, incluindo todas as áreas, desde a trabalhista até a contábil. Em um mundo cada vez mais digital, a utilização dessas novas tecnologias contribui para uma melhora nas práticas de compliance e boa governança corporativa.

Auditorias, checagem de terceiros, background check e due diligence são alguns exemplos de processos de compliance que podem ser otimizados através de uma solução de mineração de dados.

As práticas citadas acima envolvem a coleta e análise de inúmeros dados com a finalidade de garantir transparência nos relacionamentos de uma empresa ou governo. Apesar de parecer algo negativo, em um primeiro momento, realizar esse tipo de investigação/verificação é importante para garantir que não existem riscos em uma parceria ou contratação, ou seja, tudo está em conformidade com a lei.

Portanto, uma plataforma de mineração de dados terá o papel de fornecer informações valiosas sobre pessoas físicas ou jurídicas para que equipes realizem investigações mais assertivas, facilitando dessa forma as tomadas de decisão.

Outra vantagens de se implementar uma solução de mineração de dados:

  • Otimização do tempo na coleta, análise e pesquisa de uma quantidade massiva de dados;
  • Prevenção contra riscos que podem ser identificados através das informações fornecidas;
  • Desenvolvimento de melhorias para controlar de maneira eficiente processos internos;
  • Inteligência de Mercado;
  • Contratações mais alinhadas aos valores e objetivos da empresa ou governo;
  • Redução de custos operacionais.

Dica importante: se atentar as fontes de dados da plataforma selecionada!

Ao iniciar uma pesquisa para escolher uma plataforma ou software de mineração de dados é fundamental observar quais são as fontes que ele utiliza para trazer essas informações. Afinal, a relevância delas que irão garantir uma maior assertividade aos processos.

upMiner: solução de mineração de dados completa

É uma plataforma de automação de coleta de dados que utiliza mais de 1900 fontes de informação atualizadas para trazer maior segurança e agilidade em processos.

O diferencial do upMiner é que além de trazer os dados de maneira estruturada, ele fornece aplicativos específicos para necessidades diversas. 

Inteligência de Mercado, busca por conflitos de interesse, segmentação de mercado, identificação de processos criminais, entre outras, são algumas das principais urgências atendidas pelos apps.

Dentro da solução, é possível encontrar também o upAcademy, local de ensino online que traz vídeos explicativos sobre as principais funcionalidades, facilitando dessa forma para o usuário.

Alguns exemplos de apps encontrados na plataforma: 
  • Balanço Patrimonial;
  • Certidões;
  • Comparador Societário;
  • Diários Oficiais;
  • Dossiês;
  • upLink;
  • upMap;
  • upFlag;
  • Validador de RG;

O principal diferencial da solução em relação aos processos investigativos é que ele permite que as análises sejam mais assertivas e baseadas em dados. 

Nos dias de hoje, o alto índice de corrupção, fraudes, roubos e outros atos ilícitos, envolvendo tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, evidencia cada vez mais a necessidade de se investir em ferramentas e capacitar equipes para realizar a checagem de cada relacionamento de uma empresa. Evitando, dessa forma, a exposição da marca em escândalos de origem ilícita.

Quer saber mais sobre o papel do upMiner no combate à corrupção?

Não deixe de solicitar um teste gratuito da plataforma.

Conteúdo novo disponível em versão de e-book sobre o compliance na área da saúde.

Compliance no setor da saúde


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress