Solicite um teste

Módulo ESG: gere relatórios analíticos e previna riscos com o upMiner

01 JUL 2021

01 JUL. 2021 / por Rômullo Martins

É evidente que as boas práticas de ESG (environmental, social and governance), não devem se limitar apenas a empresa, mas a todas as suas relações. 

O que isso quer dizer na prática?

Bom, de nada adianta ser uma organização que se preocupa com questões ambientais, sociais e de governança e ao mesmo tempo ter em sua sua rede de relacionamentos pessoas e empresas que possuem uma conduta oposta. 

Então, verificar fornecedores e parceiros de negócios, por exemplo, é essencial para evitar associações que possam gerar problemas no futuro. 

Neste artigo, falaremos como a plataforma upMiner otimiza o processo de checagem de pessoas físicas e jurídicas através de relatórios analíticos.

Como essas checagens são feitas tradicionalmente? 

Muitas empresas – principalmente aquelas que já possuem um programa de compliance estruturado – já realizam processos de checagem como due diligence e background check.

Em ambos os casos, é fundamental coletar dados relevantes para que se possa analisar e tomar decisões mais precisas. 

Contudo, essas buscas normalmente são realizadas de forma manual, um trabalho árduo e que pode levar até dias, dependendo do risco envolvido. 

Nem sempre as organizações possuem uma equipe tão grande para poder agilizar essa atividade, mas mesmo levando muito tempo, esse processo é necessário para avaliar questões como as de ESG e avaliar oportunidades de negócio. 

A tecnologia cada vez mais presente 

Até mesmo os escritórios de advocacia, que sempre tiveram mais resistência a novas tecnologias, atualmente estão contando com ela para otimizar diversas práticas. 

No caso da coleta de dados para análise de risco, as soluções tecnológicas que utilizam mineração de dados têm sido cada vez mais requisitadas. 

Além de proporcionar mais agilidade e economia de tempo, é possível reduzir custos e ter as informações concentradas em um único local, facilitando dessa forma a análise de risco. 

A plataforma upMiner

Referência no mercado, o upMiner é um exemplo de plataforma que otimiza coleta de dados sobre pessoas e empresas.

A solução, disponível totalmente online, permite que organizações busquem informações relevantes, a partir do número de CPF ou CNPJ, e tenham em mãos relatórios organizados e estruturados. 

Com um número de usuários ilimitados, diferentes áreas em uma mesma empresa, como jurídico, compliance e compras, por exemplo, podem utilizar a plataforma para fins distintos. 

Módulo ESG 

Ao todo a plataforma conta com quase 2 mil fontes de consulta, onde o usuário pode escolher e personalizar como quer gerar o seu relatório (dossiê). 

No conjunto das fontes socioambientais, por exemplo, pode-se consultar em tempo real pessoas e empresas e identificar:

  • Embargos ANEC: lista fazendas que possuem terras embargadas pelo IBAMA;
  • Cadastro Técnico Federal – CTF (IBAMA): regularidade da pessoa jurídica junto ao órgão ambiental federal;
  • MTE – Trabalho Escravo: cadastro de empregadores, que contém infratores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas à de escravo;
  • CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo: informações de processo de licenciamento ambiental na agência estadual do meio ambiente de São Paulo;
  • Entre outras.

Otimizando, desta forma, as boas práticas de ESG.

Buscas mais abrangentes

É importante ressaltar que a plataforma upMiner traz informações a nível global como presença em listas restritivas, mídias negativas e identificação de pessoas politicamente expostas (PEPs).

Tudo vai depender da escolha do usuário. 

Sendo assim, é possível investigar e checar fornecedores e terceiros com muito mais precisão e prevenir problemas.

Conclusão

As práticas de ESG tendem a se tornar cada vez mais um diferencial para as empresas. Mas, além de aplicar estes conceitos na própria organização, também é necessário avaliar todos que estão à sua volta.

Com a plataforma upMiner é possível tornar esse processo de avaliação mais rápido e preciso, proporcionando à empresa redução de custos, otimização de tempo e mais segurança.

Você pode testar o upMiner na prática!

Gere alguns relatórios e veja como a solução pode impactar o seu negócio. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas para solicitar um teste da plataforma. 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress