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Mais segurança e diminuição de custos: o compliance no setor hoteleiro

02 JUN 2021

02 JUN. 2021 / por Rômullo Martins

Já pensou ficar hospedado em um hotel e posteriormente descobrir que suas informações pessoais foram vazadas? Essa situação, além de causar uma grande frustração, sem dúvidas pode proporcionar sérios problemas para ambas as partes. Para evitar estes e outros transtornos, práticas de compliance têm sido cada vez mais adotadas por diferentes empresas.

Neste artigo, abordaremos o que é e quais são os principais benefícios do compliance direcionados ao setor hoteleiro.

Definição 

Compliance é um termo que vem do inglês “to comply” e pode ser traduzido como ‘estar em conformidade’.

Em resumo, se trata de um conjunto de ações que tem por finalidade identificar possíveis falhas nos processos da empresa e realizar avaliação dos riscos com base no segmento em que o negócio está inserido.

Assim como diversos outros empreendimentos, para funcionar de maneira regular os hotéis precisam atender a uma série de obrigações legais.

Ao fazer a contratação de colaboradores, por exemplo, é preciso estar atento às leis trabalhistas para não ter problemas no futuro. 

As práticas de compliance vêm justamente para checar a garantir que questões como essas estejam sendo feitas da maneira correta.

Mais transparência nos processos

Além de mitigar riscos no que diz respeito a leis e regulamentos em diferentes áreas como fiscal, tributária e ambiental, o compliance envolve também uma mudança de cultura na empresa. 

Ou seja, é preciso que haja a difusão desses conceitos para que todos os colaboradores, gestores, fornecedores e terceiros entendam a importância dessas práticas.

Vale ressaltar que o apoio total da alta administração é imprescindível para obter resultados efetivos. 

Principais benefícios do compliance para o setor hoteleiro

  • Aumento na confiança dos hóspedes

Um estabelecimento que demonstra ao mercado que está preocupado em agir com ética e conformidade, adotando práticas de compliance, passa mais confiança e credibilidade tanto para futuros clientes quanto para fornecedores e terceiros em geral.

  • Mais segurança no manuseio de dados pessoais

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, atualmente lidar com informações de terceiros requer bastante atenção das empresas. 

Em caso de um possível vazamento, a empresa terá que responder judicialmente por essa falha, ficando sujeita a multas e sanções administrativas. 

Só para se ter uma ideia, em 2019 uma grande rede de hotéis foi multada em 470 milhões de reais por vazamento de dados de hóspedes, segundo artigo publicado pelo Tecnoblog.

Então, adotar medidas preventivas é uma ótima maneira de evitar este tipo de acontecimento.

  • Segurança Jurídica

Ao estar em dia com as leis que incidem sobre o negócio, é possível evitar problemas com multas e processos administrativos de órgãos reguladores. Dessa forma, economiza-se também gastos extras. 

  • Prevenção à fraudes

Situações fraudulentas podem causar sérios prejuízos financeiros e de imagem à organização. 

Com práticas de compliance pode-se realizar checagens periódicas para prevenir, identificar e punir quaisquer atos que não vão de encontro aos valores da empresa.

  • Relacionamentos mais íntegros 

A ética e a idoneidade não devem limitar-se apenas ao próprio negócio, mas também as suas relações. 

No compliance é recomendado a adoção do processo de due diligence. Essa ação tem o objetivo de checar pessoas e empresas envolvidas com o negócio a fim de certificar que estes também estejam em conformidade. 

Afinal, relacionar-se com uma empresa corrupta, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial.

Conclusão 

Implementar um programa de compliance traz diversos benefícios ao setor de hotelaria. Mais do que apenas a mitigação de riscos, as práticas podem proporcionar vantagens competitivas e redução de custos. 

Contudo, além de revisar os processos internos, atentar-se às relações comerciais, como fornecedores e parceiros de negócios, também são importantes para prevenir riscos.

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