Consultas nos diários oficiais: como automatizar?
02 AGO 2017

Versão em áudio do texto, abaixo!
As consultas em Diários Oficiais são as principais formas de acompanhamento para escritórios e departamentos jurídicos. Afinal, realizar essa atividade de forma manual é muito desgastante.
Para estar sempre à frente da concorrência, o advogado moderno precisa se adaptar ao novo cenário de evolução empresarial.
Recorrer a meios tecnológicos e digitais se torna uma alternativa de grande valor, principalmente na hora de realizar qualquer tipo de investigação e consultas gerais nos diários oficiais.
Recomendo a leitura: 3 dicas para consultar o diário oficial da união.
Imagine só que situação desconfortável seria perder um prazos de um processo e o cliente ter de pagar uma multa financeira elevada por desatenção do escritório?
Pois bem, é por isso que recorrer a automatização de processos pode contribuir imensamente na melhoria das ações realizadas e, consequentemente, nos resultados do escritório ou departamento.
Afinal, quem não quer tornar um serviço mais rápido e eficiente para os seus clientes?
Por que é extremamente importante acompanhar os diários oficiais?
Sabemos que os diários oficiais são jornais criados para publicar todos os atos oficiais das administrações públicas, legislativas e judiciárias.
Todas as informações pertinentes a leis, licitações, atas, processos ativos e entre outros, são publicadas nos diários.
Sabemos que um advogado pode optar por atuar em algumas frentes do direito, como:
- Ambiental;
- Comercial;
- Civil;
- Contratual;
- Empresarial;
- Tecnologia da Informação;
- Entre outros.
Isso quer dizer que qualquer informação oficial sobre essas frentes está disponível para acompanhamento nos diários oficiais.
Para o advogado, acompanhar informações sobre sua atuação direta de trabalho é fundamental.
Recomendo a leitura: 3 dicas para automatizar o departamento jurídico da sua empresa
É imprescindível para o advogado moderno ser ágil e dinâmico.
Ter acesso rápido à informação é a melhor forma de tomar decisões rápidas e eficientes.
Pensando nisso, listamos algumas dicas sobre como automatizar as consultas nos diários oficiais. Dessa forma, você poderá ganhar mais tempo para investir em atividades mais estratégicas.
1 – Monitoria em tempo real
Imagine acompanhar em tempo real qualquer termo de pesquisa nos diários oficiais em âmbito nacional?
Quando falo de termos, falo de:
- Nomes de PF e PJ;
- CNPJ e CPF;
- Placa de carro;
- N° de processos;
- Outros.
Durante um determinado período, havia a necessidade de escritórios de advocacia e departamento jurídicos investirem em mão de obra apenas para realizar essa tarefa.
Esse processo de consulta nos diários oficiais custava para as empresas muito tempo e dinheiro, inclusive uma grande margem de erro.
A monitoria online dos diários oficiais é um grande benefício para o seu negócio, pois ela é capaz de reduzir imensamente os custos e contribuir com a agilidade das atividades.
2 – Recorte eletrônico dos processos
Realizar o recorte eletrônico dos processos é um dos grandes benefícios de se automatizar as consultas nos diários oficiais.
Essa prática poupa o advogado ou o analista de navegar página por página dos diários, permitindo ir direto ao ponto, onde o processo em específico se encontra.
Para evitar o trabalho de ter que acessar os sites dos diários oficiais, o advogado ainda pode receber os recortes por e-mail.
Recomendo a leitura: 5 motivos para você adquirir um software jurídico de coleta de dados
A entrega automática das ocorrências permite a você ganhar tempo e agilidade frente aos seus concorrentes.
3 – Otimização de tempo + Redução de custos
Não tem como negar o impacto da automação de consultas nos diários oficiais. Ela otimiza o seu tempo e reduz custos operacionais.
Isso quer dizer que você tem que se desfazer das pessoas?
Não!
Muito pelo contrário, com a automação das consultas, você pode investir em recursos humanos para planejamentos estratégicos do escritório ou empresa.
Conclusão
Na hora de levantar a questão de como automatizar as consultas nos diários oficiais, leve em consideração os benefícios que uma solução pode proporcionar para sua empresa e escritório.
Pense no tempo e dinheiro investido para passar hora navegando pelas páginas dos diários oficiais e ainda assim, acabar perdendo os prazos.
Evite isso, automatize suas consultas agora. Contrate o upJuris!
Deixe uma resposta