Solicite um teste

Homologação de fornecedores: agilize esse processo com tecnologia!

19 MAIO 2021

19 MAIO. 2021 / por Rômullo Martins

Seja para a aquisição de produtos, abastecimento de matérias primas ou para a prestação de serviços, fazer a homologação de fornecedores faz parte da rotina de milhares de empresas. 

Voltado para o gerenciamento e análise de riscos, esse processo é importante para ter relações comerciais mais seguras e transparentes. 

Uma das etapas da homologação é a coleta e análise de dados para verificação cadastral. Seu objetivo é fazer uma checagem completa do fornecedor a fim de certificar que tudo está em conformidade. 

Neste artigo, abordaremos como a tecnologia pode ajudar a agilizar esse processo e tornar a homologação mais rápida como um todo.

Tenha o máximo de informações possíveis

A homologação é uma das melhores maneiras de prevenir situações de riscos na relação entre empresa e fornecedor.

Além de observar alguns critérios básicos como pontualidade nas entregas e qualidade dos produtos ou serviços prestados, esse processo também é importante para analisar questões que dizem respeito à situação fiscal, trabalhista e tributária da empresa em questão.

Contudo, buscar todas essas informações de forma manual pode ser bem demorada.

Dependendo do segmento, esse problema pode ser ainda maior

Uma empresa produtora de chocolates, por exemplo, precisa estar muito atenta à origem da sua matéria prima, o cacau, pois, muitos fornecedores desse insumo já foram identificados submetendo seus funcionários à trabalhos análogos à escravidão. 

Só para se ter ideia, nos últimos 15 anos, aproximadamente 150 trabalhadores deste setor foram resgatados sob essa situação, segundo matéria publicada pela Repórter Brasil em agosto de 2020.

Além de responder criminalmente, essa relação pode causar sérios prejuízos financeiros e de imagem a organização.

Então, antes de contratar um fornecedor, é preciso estar atento a diversos pontos e realizar uma análise minuciosa. 

Mas como agilizar o processo de homologação?

Como dito anteriormente, a validação cadastral quando feito manualmente pode levar muito tempo e em alguns casos precisar de uma equipe para realizar tal atividade.

Por essa razão, muitas empresas estão investindo em ferramentas tecnológicas para ganharem tempo e reduzirem custos na execução de suas tarefas. No que tange a verificação de fornecedores, isso não é diferente.

Atualmente, por exemplo, através mineração de dados, é possível checar a situação de uma empresa em centenas de órgãos reguladores em poucos minutos apenas com o seu CNPJ,  

Ou seja, ao invés de consultar site por site como é feito tradicionalmente, através desse tipo de tecnologia pode-se verificar todos de uma única vez.

A plataforma upMiner para processos de checagens

O upMiner é um exemplo de solução consolidada no mercado que agiliza a verificação de fornecedores em centenas de empresas.

Com a ferramenta é possível buscar informações de pessoas físicas e jurídicas em quase duas mil fontes de consulta.

Os relatórios gerados pela plataforma são organizados e estruturados para fácil leitura e interpretação, podendo também serem exportados para melhor visualização e apresentação dos resultados.

Buscas em tempo real

As consultas são feitas em tempo real e trazem resultados personalizados de acordo com a necessidade do usuário, consolidando dados mais atuais disponíveis no mercado. 

Rapidamente é possível verificar:

  • Pendências financeiras;
  • Mídias negativas;
  • Processos na justiça;
  • Pessoas Politicamente Expostas (PEP);
  • Sanções administrativas;
  • Risco socioambiental;
  • Entre outros.

Conclusão

O relacionamento com fornecedores requer bastante atenção das empresas, pois, assim como pode trazer bastante benefícios à organização, também pode ser muito prejudicial caso seja constatado irregularidades e situações ilícitas. 

No entanto, fazer a verificação manual dos mesmos pode ser um trabalho moroso. Ao adotar ferramentas tecnológicas, esse processo pode ser agilizado e proporcionar mais produtividade e redução de custos à empresa. 

Solicite um teste gratuito da plataforma upMiner

Conheça na prática como a solução pode ajudar nos processos diários da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita da plataforma! 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress