Solicite um teste

O que é tomada de decisão?

22 JUN 2016
22 JUN. 2016 / por adminuplexis

Algum dia você já parou para pensar porque tomamos decisões?  O que significa tomar uma decisão? E qual o processo para a tomada de decisão?

Iremos exemplificar: Quando acordamos pela manhã somos obrigados a tomar diversas “pequenas” decisões, como se nós devemos tomar um banho, qual roupa vestir, se tomaremos café da manhã ou se iremos de carro para o trabalho.

Quando estamos no trabalho, o mesmo acontece. Entretanto, o grau de relevância das decisões que tomaremos é bem maior.

Decisão é uma palavra de grande impacto, pois motiva algumas pessoas e assusta diversas outras.  Logo, tomar decisões não costuma ser uma tarefa fácil e esse processo se torna ainda mais difícil quando o dinheiro e o rumo de uma empresa estão em jogo.

Se você é um gestor, com toda a certeza sabe de cor todas as etapas do processo decisório e o quanto cada uma influencia nos resultados da sua empresa no mercado.

Modelos de decisões:

#Decisões baseadas em instintos

Esse tipo de decisão costuma estar relacionado as questões de sobrevivência. Logo, este modelo decisório auxilia um indivíduo a evitar situações de perigo.

Algumas características relacionadas a esse tipo de decisão são:

  • Agir antes de pensar;
  • Não controlar as ações;
  • Basear se no passado para tomar uma ação.

#Decisões baseadas em valores

Esse tipo de tomada de decisão está relacionado diretamente aos valores da pessoa e em suas crenças subconscientes.

O fato de tomarmos decisões baseadas em valores ou crenças está ligado a experimentar um sentimento que acreditamos. Por exemplo, se valorizamos a honestidade, queremos tomar decisões em que a honestidade faça parte. E assim, acreditamos estar criando um futuro que desejamos experimentar.

Esse modelo de decisão é o que torna faz empresas se tornarem grandes empresas. Afinal, organizações que baseiam as suas decisões nos valores que acreditam estão entre as maiores do mundo.

#Decisões baseadas na consciência

Decisões conscientes costumam ser tomadas com a racionalidade, ou seja são decisões que criam um intervalo entre a criação de significados e a ação a ser tomada. Esse intervalo nos possibilita exercitar a reflexão e o pensamento, para que assim, possamos utilizar uma base lógica de raciocínio para entender o que de fato está ocorrendo.

Para esse tipo de decisão utilizamos o processo de analisar informações, dialogar com outras pessoas e utilizar exemplos de acontecimentos passados, para que assim, seja obtida a melhor decisão possível.

Ao tomarmos decisões conscientes e racionais, a ação se torna uma consequência de todo pensamento.

 

#Decisões Programadas

Essas decisões geralmente são aquelas utilizadas em problemas que já foram enfrentados anteriormente e que tendem a se comportar sempre da mesma forma.

Nesse modelo decisório costuma-se economizar tempo e energia.


Recomendamos para você: A utilidade dos dados primários e secundários na tomada de decisão


#Decisões não programadas

Decisões não programadas são utilizadas na resolução de problemas iniciais ou que nunca ocorreram anteriormente. Elas não automatizadas e dependem da decisão do gestor.

Lançamento de um novo produto, redução do quadro de funcionários e mudança na sede da empresa são exemplos que exigem a escolha por decisões não programadas.

Plataforma upMiner: Informação relevante ao seu alcance.

Com os avanços da tecnologia, a criação de ferramentas digitais para auxiliar gestores a tomarem decisões vem aumentado significativamente. Afinal, elas ajudam na coleta de dados e informações e simplificam o processo decisório.

A upLexis tecnologia atua há mais de dez anos no mercado fornecendo a plataforma upMiner à grandes organizações que procuravam soluções para simplificar o processo decisório e extrair informações, através de buscas automatizadas.

O upMiner torna o processo decisório mais ágil em apuração de dados e informações. Dessa forma, o risco de se tomar uma decisão errada é mínimo.

 

Se você busca soluções para auxiliar o seu processo decisório, entre em contato com o nosso time.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.