Solicite um teste

Tabulação de dados: como tomar uma decisão?

20 JUN 2016

20 JUN. 2016 / por adminuplexis

Quais etapas envolvem o processo que antecede a tomada de decisão?

Depois da coleta, a tabulação de dados é a etapa mais importante antes da tomada de decisão.

O processo decisório é considerado bastante complicado, pois ele pode trazer inúmeras consequências a empresa caso a decisão tomada seja incoerente.

As decisões devem refletir os valores organizacionais, sendo assim, o embasamento delas precisa ser válido e confiável. Portanto, a coleta de dados se torna o ponto de partida para a tomada de boas decisões empresariais. Entretanto, só com a tabulação de dados será possível direcionar para a melhor opção.

Após a realização da coleta de dados, é necessário realizar o processo de pesquisa para depois iniciar a tabulação de dados. Neste artigo, iremos passar por todas as etapas dos processos com o intuito de te ajudar com um passo a passo.

Primeiramente, vale lembrar que o processo de tabulação de dados envolve quatro etapas:

1. Fazer pesquisa de campo com base em uma das técnicas de pesquisa;
2. Organizar os dados coletados para serem tabulados;
3. Elaborar relatórios;
4. Analisar os relatórios realizados conforme a pesquisa.

Antes de iniciar o processo de tabulação de dados, você precisa entender os primeiros passos para realizar a coleta de dados. Ou seja, é necessário definir qual o objetivo principal e o público que será trabalhado.

Você deve se fazer a pergunta: “por que eu preciso dessa pesquisa?”.

A pergunta acima servirá de norte para todas as outras que precisam ser respondidas para definir da melhor forma o objetivo da pesquisa.

Uma dica importante para essa etapa do processo é pensar qual tipo de público pode te fornecer respostas consistentes e gerar dados que te possibilitem chegar a bons resultados. Dessa forma, será possível concluir a pesquisa de forma mais assertiva e rápida.


Recomendamos para você: Saiba como coletar dados eficientemente


  • Escolha do método de pesquisa

Se refere a técnica que será utilizada para realizar a coleta de dados, os quais podem ser primários ou secundários.

Primários: são os dados que você mesmo coleta, analisa e gera relatórios.

Secundários: são informações prontas obtidas por outra fonte que realizou uma pesquisa anteriormente e que podem ser reutilizadas.

Solucionar o problema sem envolver grandes custos é um desafio, pois análises de dados secundários tendem a custar menos, mas as informações não serão específicas da sua pesquisa. Ou seja, eles podem não ser suficientes para responder as perguntas que você fez.

Uma dica importante ao usar dados secundários é a necessidade de se atentar a data que os mesmos foram coletados. Afinal, informações antigas podem invalidar a pesquisa e até menos causar a perda de credibilidade da empresa responsável por ela. Portanto, se não há consistência nos dados obtidos, é sugerível a contratação de uma plataforma de mineração de dados para gerenciar e organizar os mesmos.

Os dados primários têm como característica uma maior autoridade para dar sequência a pesquisa.

  • Criação do questionário da pesquisa

Todas as informações reunidas (dados primários ou secundários) são a base para a elaboração do questionário da pesquisa.

As respostas irão variar de acordo com o tipo da pergunta (se é aberta ou fechada).

As perguntas abertas proporcionam uma maior riqueza de informações, mas as perguntas fechadas facilitam, e muito, na etapa de tabulação dos dados. Porém, não é indicado escolher o tipo de pergunta, pensando apenas na facilidade para tabular, é necessário optar pela técnica que trará melhores resultados.

  • Tabulação de dados

A tabulação de dados é o processo mais delicado e muitos gestores consideram essa a etapa mais cansativa, uma vez que consiste na organização de todos os dados (respostas) obtidos.

Com o intuito de facilitar a compreensão das variáveis e encontrar novas informações, é fundamental que se transfira os dados para uma plataforma que possibilite o cruzamento das informações.

Como foi dito no tópico acima, as perguntas abertas demandam mais tempo para serem analisadas, pois o cruzamento dos dados delas não é tão simples quanto das perguntas fechadas. Porém, essa técnica possibilita a criação de novas ideias vindas das respostas dos próprios clientes.

É essencial que o responsável por essa etapa tenha bastante atenção para ler todas as respostas e extrair informações relevantes, a fim de identificar pontos em comum nas respostas dos entrevistados.

  • Elaboração de relatório

Após a etapa de tabulação dos dados, é necessário elaborar os relatórios que serão apresentados como provas fiéis das tomadas de decisão. Ou seja, eles são utilizados posteriormente para sustentar posicionamentos, caso haja alguma dúvida ou problema.

O que deve conter no relatório:

  1. Quais foram os objetivos da pesquisa;
  2. Especificações sobre público alvo (quem é ele?);
  3. Quantidade total dos entrevistados;
  4. Qual foi o método utilizado de pesquisa e como ele foi realizado?;
  5. Tabulação das informações apuradas;
  6. Conclusões;
  7. Plano de ação (incluindo a tomada de decisão).

Está gostando deste conteúdo? Leia também: 3 dicas de como sua empresa pode consultar CPF pelo nome


Sobre a tabulação de dados e a tomada de decisão em geral

Um dos fatores que demandam que a tomada de decisão empresarial seja ágil é a competitividade do mercado. Ou seja, as organizações devem buscar ferramentas e técnicas para automatizar os processos tabulação de dados, a fim de otimizar o tempo das equipes e obter vantagem sobre seus concorrentes.

Investir em uma plataforma de mineração de dados é a melhor forma de evitar problemas com o banco de dados, diminuir o tempo levado na busca por informações e reduzir o custo da empresa com grandes equipes para realizar esse tipo de trabalho.

Além dessas vantagens, soluções de qualidade têm como característica o uso de fontes super confiáveis, as quais irão garantir maior assertividade aos processos de tomada de decisão.

Quer saber mais sobre esse tipo de serviço?

Entre em contato com o nosso time do comercial e solicite um teste do upMiner, plataforma de mineração de dados, que conta com mais de 16 aplicativos específicos para necessidades diversas dos clientes.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress